google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html VISUALIZAÇÃO 3D: A MELHOR FORMA DE APRESENTAR SEU PROJETO PARA O CLIENTE
top of page

VISUALIZAÇÃO 3D: A MELHOR FORMA DE APRESENTAR SEU PROJETO PARA O CLIENTE

Atualizado: 2 de out. de 2022



Índice do Artigo

O que é um projeto de Visualização 3D?

• Como a Visualização 3D impacta a apresentação de projetos arquitetônicos?

• Passo a passo de um projeto de Visualização 3D

• Porque investir nessa tecnologia?

• Aplicações da Visualização 3D


 

O que é um projeto de Visualização 3D?


renderização de fachada de casa

Um projeto de Visualização 3D no ramo da Engenharia Civil e Arquitetura é constituído por imagens realistas do projeto finalizado. Ou seja, para melhor visualização do cliente, é possível apresentar o imóvel de uma maneira mais visual e atrativa. Apesar do projeto arquitetônico já se tratar de uma representação do imóvel, com a Visualização 3D é possível compreende-lo melhor.


Com relação à elaboração desse tipo de projeto, podem ser utilizados diversos softwares de produção e pós-produção no decorrer do processo. Dentre eles estão, o Revit, um software de Modelagem de Informação da Construção (BIM). Mais um programa muito utilizado é O 3ds Max, que oferece ferramentas integradas de animação, renderização e modelagem. Com ele é possível criar visualizações e animações de projetos e conjuntos de dados. Por fim, o Sketchup é um dos softwares de arquitetura mais utilizados ultimamente, possibilitando produzir renders de grande qualidade e realistas.


renderização de sobrado

Esses foram apenas alguns dos principais softwares no mercado, vale ressaltar que se trata de uma área de constante desenvolvimento. Dessa forma, é de extrema importância estar sempre atualizado no mercado e em busca de novas tecnologias.


Outra importante característica no projeto de Visualização 3D é sua capacidade de se renovar. Ele não só proporciona visualizar sua casa dos sonhos, mas como também promove tours virtuais e passeios por maquetes tridimensionais. Essas ferramentas não só ajudam o cliente com a visualização do seu imóvel, como proporcionam melhores experiências aos profissionais. Vender o seu produto se tornou muito mais simples e eficiente.


Durante a realização de um projeto de Visualização 3D, é possível testar diversas texturas, iluminação, decoração e disposição dos móveis. Esse se torna o principal atrativo por parte dos clientes, poder visualizar sua casa dos sonhos antes mesmo de construída é um grande diferencial.


 

Como a Visualização 3D impacta a apresentação de projetos arquitetônicos?


visualização 3d de cozinha em conceito aberto

O projeto arquitetônico é essencial para a construção do seu imóvel, nele é onde são especificados as principais características da construção. Sendo constituído pelos seguintes elementos:

  • Implantação;

  • Plantas de cobertura;

  • Planta baixa;

  • Cortes e elevações superiores;

  • Layout gráfico.


Dessa forma, apesar de ser um projeto indispensável, o projeto arquitetônico pode ser complementado. Nesse caso, é aqui que a Visualização 3D se torna uma grande oportunidade para profissionais que desejam promover seus trabalhos. Apresentar aos seus clientes uma visualização realista do seu projeto se torna um diferencial e propõe maior assertividade no resultado final.


Arquitetos que desejam estar à frente do mercado já entenderam essa dinâmica. Com a Visualização 3D, os clientes se tornam muito mais interessados e animados com o progresso no seu projeto. Facilitando também o trabalho do profissional evitando o retrabalho e possíveis frustrações futuras quanto ao resultado. Com a Visualização 3D isso não acontece, o cliente pode apontar os pontos que gostou e onde gostaria de melhorar.

Gostou do projeto de Visualização 3D? Não perca tempo e venha realizar um orçamento sem compromisso! Não deixe de conferir nossos serviços!


 

Passo a passo de um projeto de Visualização 3D


homem manuseando planta baixa nonotebook

Nesse artigo já explicamos um pouco do que se trata o projeto 3D, sua interação com o projeto arquitetônico e sua importância no ramo da arquitetura. Nesse seguimento, daremos enfoque com relação à sua produção, salientando que cada empresa ou profissional possui métodos diferentes de abordá-lo.


1ºO primeiro passo é a coleta das informações com o cliente, nessa etapa a equipe responsável pelo projeto vai conversar com o cliente para iniciar o projeto. Nesse momento são coletadas as principais informações de layout e design pensadas para o ambiente, também são realizados os croquis. A partir dessa primeira análise é possível iniciar o projeto.


2º Como mencionado anterior é possível fazer uso de diversos softwares para projetar tridimensionalmente. No caso da Alicerce, os projetos são realizados e renderizados majoritariamente no Revit. É nessa etapa onde ocorre todo o dimensionamento da construção ou ambiente, são inseridos os níveis, lajes, paredes, janelas e telhados. A duração dessa etapa depende principalmente da complexidade do projeto e seu nível de detalhe.


3ºNessa etapa, são escolhidas texturas, decorações, o layout do ambiente, iluminação, circulação de pessoas, entre outros aspectos. Importante ressaltar a presença do cliente nessa etapa, dependendo do estabelecido em contrato, o cliente tem direito a diversas entregas e visualizações diferentes. Dessa forma, é possível analisar diferentes concepções e tomar a melhor decisão quanto ao projeto final.


4º Com todas as opções já analisadas e o cliente satisfeito com suas decisões, o projeto se encaminha para sua fase final. Nessa etapa são realizadas as últimas alterações, tratamento de imagem e pós-produção.


5º A última etapa consiste nas últimas entregas do projeto, podendo ser imagens, vídeos ou tours virtuais. O principal tipo de entrega são as imagens realistas dos ambientes de interesse do cliente, podendo abranger o projeto inteiro.


Saiba mais sobre a Visualização 3D no nosso artigo: Visualização 3D do seu projeto dos sonhos. Não deixe de conferir!


 

Porque investir nessa tecnologia?


homem com tablet na mão visualizando em realidade virtual  a sala

Certamente a Visualização 3D, ou projeto 3D, possui uma grande capacidade de impactar o ramo imobiliário. Se engana quem pensa que esse projeto se trata apenas de um luxo ou algo indispensável para sua construção. O mercado atual diz exatamente o contrário. Sua capacidade de simular texturas, cores, relevo, materiais, revestimentos e acabamentos, melhora muito o resultado final da construção. Além de proporcionar a análise da integração do projeto com diversos outros complementares.


Os principais arquitetos e empresas do mercado atual procuram promover seus projetos pelas redes sociais. Para isso, são necessários recursos extremamente visuais que prendam a atenção do público, a Visualização 3D tem esse poder. Um projeto de qualidade, tem a capacidade de causar inúmeras sensações nos clientes, principalmente, em projetos de antes e depois. Nesses casos, é evidente o poder de transformação de um bom projeto 3D.


Outra opção no setor é o uso da Realidade Virtual para a apresentação de imóveis. Diferentes empresas do ramo estão trazendo inovações e opções como a Realidade Virtual para a venda e aluguel de imóveis. Principalmente, por proporcionar ao usuário a visualização realista do imóvel e otimizar a decisão do cliente.


Um fator importante para se considerar investir nessa tecnologia é sua capacidade de apresentação virtual. Devido às diversas circunstâncias em que o mundo se encontra, praticar o isolamento social ainda é muito importante. Dessa forma, se utilizar de apresentações em maquete 3D se torna uma maneira eficiente e abrangente de apresentar seus imóveis.


Espaços modelados com Realidade Virtual permite ao cliente visualizar qualquer ambiente de diversos pontos de vista. Com isso, viabiliza uma maior assertividade de compra e alterações que as construtoras desejam realizar no projeto.


 

Aplicações da Visualização 3D


projeto de planta baixa de sobrado

As aplicações da Visualização 3D já se demonstram eficientes em diversos setores, como é o exemplo do mercado imobiliário, realidade virtual, arquitetos autônomos, construtoras, entre outros.


Como dito anteriormente, o uso dessa tecnologia possui um grande impacto para o seu negócio nos quesitos econômicos, de popularidade e qualidade.


Para o caso de imobiliárias e construtoras, separamos algumas vantagens que se destacam! O seu portfólio estaria disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Imagina a quantidade de clientes que é possível alcançar e impactar!


Impressionar clientes que estão constantemente fazendo uso de redes sociais e buscando experiências de valor é uma estratégia significativa. Dessa forma, estar presente no ambiente digital acrescenta notoriedade ao seu negócio e torna-o prioridade em futuras negociações.


renderização de um sobrado

Com relação a arquitetos que procuram aumentar seu rendimento, uma estratégia considerável é terceirizar o serviço de Visualização 3D. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade do seu negócio, sem esquecer da inovação no portfólio.


Os impactos da Visualização 3D não param por ai, essa nova tecnologia já se mostrou ser uma ótima oportunidade para promover seu estabelecimento. Fez uma reforma no seu comércio e gostaria de impressionar seus cliente? A visualização 3D faz isso por você. Tudo depende da sua criatividade em utilizar essa ferramenta.

Pensando em construir ou reformar? Venha fazer um orçamento sem compromisso!


Chegamos ao final desse artigo e esperamos que você tenha se interessado e aprendido um pouco mais sobre esse projeto tão interessante! Com essas informações você pôde entender mais sobre a área e compreender de que forma é possível impactar com a Visualização 3D. Uma tecnologia que não se limita e permite proporcionar experiências cada vez mais realistas e completas, não só no ramo da Engenharia, como também, no escopo da educação, entretenimento e comércio.


Se interessou e quer saber um pouco mais sobre Visualização 3D? Confira nossos serviços!! Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais!! Estamos sempre postando nossos principais projetos!

2.947 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page