google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html SOFTWARES | RENDERIZAÇÃO | ARQUITETURA | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

QUAIS OS PRINCIPAIS SOFTWARES USADOS PARA RENDERIZAÇÃO NA ARQUITETURA?

Atualizado: 12 de mar. de 2022



Saiba mais sobre os principais programas que revolucionaram o mercado 3D para Arquitetura! Confira quais os softwares de modelagem e renderização que podem te ajudar a inovar no mercado!


Índice do Artigo


• O que é a renderização na Arquitetura?

• Softwares para modelagem 3D

• Softwares para renderização



 

O que é a Renderização na Arquitetura?


Visualização da fachada do fundo de uma casa, mostrando a área de lazer.
RENDER DOS FUNDOS DE UMA RESIDÊNCIA

O termo “Renderização”, quando se trabalha com Arquitetura, se refere à produção de imagens realistas de projetos 3D. O processo para criar um Render começa com a modelagem do projeto, desde a fachada até design de interiores. São inúmeros os programas que podem ser utilizados nessa etapa e falaremos mais sobre eles no decorrer do artigo.


Após a modelagem do projeto e definido o ângulo da "foto", o processo para a criação da imagem realista começa. Pra isso, o trabalho consiste na aplicação de texturas, definição de iluminação e aparência dos objetos. Com tudo definido, o programa começa a renderizar a imagem, ou seja, realizar diversos cálculos com as informações fornecidas.


Se interessa por Visualização 3D na Arquitetura? Não deixe de acessar nosso blog para mais assuntos como esse!


Com relação ao tempo de renderização, existem dois tipos de processos. Existe a renderização em tempo real e a renderização off-line ou pré-renderização.


A renderização em tempo real, como o nome já indica, acontece de maneira quase instantânea. Possibilitando assim, maior eficiência no trabalho e otimização de processos. Um exemplo desse processo em tempo real é aquele que acontece nos games. Nesse tipo tipo de renderização os cenários são gerados durante o jogo. Esses jogam utilizam-se da GPU (Unidade de Processamento Gráfico), encarregada do cálculo de gráficos.


No caso da renderização off-line ou pré-renderização, os cálculos são mais complexos e nem sempre priorizam o tempo do processo. Devido à complexidade dos cálculos, não é possível exibir o resultado instantaneamente. Para esse tipo de renderização é utilizada a CPU (Processador) principal, em conjunto com a memória e placa gráfica.


Render mostrando os detalhes de uma fachada residencial.
RENDER DE FACHADA

Para trabalhos como animações 3D, projetos de arquitetura e edição de áudio e vídeo são utilizados com frequência renderizações off-line. Isso por conta da exigência desse tipo de trabalho para com o hardware.


O nosso serviço de Visualização 3D está diretamente relacionado com a renderização e modelagem 3D. Não deixe de conferir alguns de nossos projetos!


 

Softwares para modelagem 3D


Visualização de maquete 3d em perspectiva.
MAQUETE 3D

Já falamos como a Renderização faz parte da arquitetura e diversas áreas atualmente, porém é necessário modelar seu projeto primeiro. Nesse tópico falaremos sobre os principais softwares de modelagem 3D no mercado atual, com foco em arquitetura e engenharia civil.


 

3DS Max


Viewport do software 3ds Max
VIEWPORT 3DS MAX

O 3DS Max é um software da Autodesk muito sólido no mercado e amplamente utilizado em diversos segmentos. No programa é possível realizar modelagens 3D, animações, renderizações e visualizações 3D. Confira as principais utilidades segundo o site da Autodesk:


• Crie mundos imponentes em jogos;

• Visualize renderizações arquitetônicas de alta qualidade;

• Modele interiores e objetos com detalhes precisos;

• Dê vida a personagens e recursos com animação e efeitos visuais.


Apesar de ser um dos principais softwares na área, sua anuidade não é tão acessível. Atualmente encontra-se com o valor de R$5.969,00 /ano (Impostos inclusos).


Um programa tão completo necessita de alguns requisitos mínimos para funcionar com qualidade, sendo alguns deles:


CPU

Processador Intel® ou AMD® multi core de 64 bits com o conjunto de instruções SSE4.2.;


Hardware gráfico

Consulte Hardware certificado para o 3ds Max para obter uma lista detalhada de sistemas e placas gráficas recomendados;


RAM

4 GB de RAM no mínimo (8 GB ou mais recomendados);


Espaço em disco

9 GB de espaço livre em disco para a instalação.


 

SketchUp


Viewport do software SketchUp
VIEWPORT SKETCHUP

Criado no ano 2000, o SketchUp foi originalmente desenvolvido pela At Last Software. Empresa que em março de 2006 foi comprado pela Google. Sendo considerado um dos melhores programas para arquitetura por estudantes e profissionais da área.


É voltado para modelagem 3D e conta com duas versões: a gratuita (MAKE) e a profissional (PRO). Com o SketchUp, você pode aplicar itens como cores, medidas, texturas, sombras e luzes, e criar fotos super realistas.


O SketchUp também possui alguns requisitos para funcionar com qualidade, confira os principais:


Sistema operacional

Windows 7, Windows 8, Mac OS X 10.10+, 10.9+, 10.8;


Processador

1 GHz;


RAM

4GB de memória RAM;


Placa de vídeo

3D com 512 MB de memória ou mais, com suporte a OpenGL 3.0.



Uma das principais vantagens do programas é sua funcionalidade e facilidade de uso. O aprendizado do software é muito mais simples que outros concorrentes, o que o torna atrativo pra quem está começando sua carreira.


Outra vantagem do SketchUp é a 3D Warehouse. Se trata de uma plataforma integrada com o software, que reúne a maior coleção de blocos tridimensionais em todo o mundo: cerca de 2.2 milhões de arquivos disponíveis. As opções abrangem desde modelos de mobiliário, objetos decorativos, plantas, esquadrias, até texturas de materiais ou elementos estruturais.

 

Revit


Viewport do revit mostrando um projeto de uma residência em corte.
VIEWPORT REVIT

O Revit é um software que faz uso da tecnologia BIM sendo implementado nas áreas de arquitetura, estrutura e engenharia. Esse programa possui diversas funcionalidades e é amplamente utilizado a fim de planejar, projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestruturas.


Apesar de não ser um programa específico para modelagem 3D, por possuir tecnologia BIM, essa funcionalidade também está presente. Como também, a funcionalidade de renderização.

Na Alicerce utilizamos o programa Revit na execução de nossos projetos e conseguimos entregar grandes resultados. Confira nossos principais projetos!

 

Blender


Viewport mostrando emtempo real a visualização realista de uma maquete 3d.
VIEWPORT BLENDER

O Blender é um software gratuito originalmente desenvolvido como uma aplicação in-house. Foi pelo estúdio holandês de animação NeoGeo Studio e co-fundado por Ton Roosendaal em 1988. O software evoluiu muito desde então e apesar de ser um programa gratuito entrega resultado excelentes.

Entrega modelos tridimensionais, geração de imagens renderizadas e animação. Tendo também grande versatilidade e podendo ser implementado na arquitetura, design, engenharia, entre outros.


 

Softwares para renderização


Com o projeto modelado, agora é a hora de renderizar e preparar a melhor apresentação para o cliente. Importante ressaltar que alguns programas já mencionados também possuem recursos de renderização. Porém, existem softwares especializados nesse processo. Vamos lá!


Lumion


Modelagem feita no SketchUp e renderização feita no Lumion.
VIEWPORT E RENDER LUMION

O Lumion é um software de renderização feito especialmente para arquitetos e amplamente utilizado atualmente. Foi produzido pela empresa Holandesa ACT3d e possui a funcionalidade de renderização em tempo real via placa de vídeo.


Com a modelagem já feita em outros softwares como Revit, Archicad, SketchUp, etc, é possível importar esses arquivos e finalizar no Lumion. O programa possui uma vasta biblioteca e muitas opções para o seu projeto. São inúmeros os modelos para decoração interna, vegetação e textura de materiais.


O Lumion também possuem alguns requisitos mínimos que iremos citar aqui:


Placa de Vídeo

G3DMARK DE 6000 OU MAIS;


Placa de Memória

3GB ou mais;


Sistema Operacional

WINDOWS 10 64-bit;


Processador

Intel / AMD com CPUMark de 2000 ou mais;


Resolução

1920 x 1080 pixels;


Memória RAM

16 GB ou mais;


Disco Rígido

SATA3 SSD com mínimo de 30GB de espaço livre.


Quer conhecer mais sobre Visualização 3D? Confira esse artigo!


 

V-Ray


Render de uma residência de alto padrão realizado no software v-ray
RENDER PROCESSADO COM V-RAY

O V-Ray é um software de renderização desenvolvido pela Chaos Group e considerado como o mais completo no mercado. Além de ser indicado e adequado tanto para profissionais como para estudantes.


Segundo a fabricante do V-Ray, os requisitos mínimos para usar o software são os seguintes.


Processador

Intel Pentium IV ou compatível com suporte a SSE3;


RAM

4 GB de RAM e 4 GB de swap (memória virtual) no mínimo;


Protocolos TCP/IP

Somente IPv4 é suportado (o IPv6 não é suportado);


Sistema operacional

Windows 7, Windows 8.1, Windows 10 (apenas versões de 64 bits);


SketchUp

Versão 2015, 2016 ou posterior (apenas versões de 64 bits).

 

Corona


Render de uma cena do interior de uma casa utilizando o software Corona.
RENDER PROCESSADO COM CORONA

O Corona é um dos softwares de renderização mais populares ultimamente. Isso se dá pela sua qualidade e entrega realista, como também pela sua facilidade de uso. Além de ser mais um renderizador da Chaos Group. Inicialmente foi desenvolvido pela Render Legion e está disponível como plugin integrado ao 3ds Max e Cinema 4D.


 

Enscape


Render de uma cena interna sendo processado em tempo real pelo software Escape
VIEWPORT E RENDER NO ESCAPE

O Enscape é mais um software de renderização em tempo real voltado para a visualização arquitetônica. Com ele é possível fazer imagens realistas e vídeos de dentro do seu projeto.


É desenvolvido e mantido pela Enscape GmbH, fundada em 2013 e sediada em Karlsruhe, Alemanha.


O um software possui fácil manuseio como também, renderiza em tempo real. Além disso, pode ser trabalhado com programas como o Revit e SketchUp. Por esses e outros motivos, é uma ótima opção no mercado.


Ele utiliza a GPU do computador para realizar os cálculos do render, trazendo resultados incríveis. É um programa muito dinâmico e versátil, ideal para quem procura agilidade, praticidade e bons resultados.



Pensando em construir ou reformar? Venha fazer um orçamento sem compromisso!


Chegamos ao final desse artigo. Esperamos que você tenha se interessado e aprendido um pouco mais sobre esses programas que revolucionaram o mercado 3D! Com essas informações você pôde compreender um pouco mais de que forma é possível impactar com a Visualização 3D.


Uma tecnologia que não se limita e permite proporcionar experiências cada vez mais realistas e completas. Isso não apenas no ramo da Engenharia e Arquitetura, como também, no escopo da educação, entretenimento e comércio.

Se interessou e quer saber um pouco mais sobre Visualização 3D? Confira nossos serviços!! Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais!! Estamos sempre postando nossos principais projetos!

8.783 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page