Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP

3743-1000 Ramal 1412

Seg à Sex - 8h30 às 12h - 14h às 18h

AVCB-min.png

previna a sua obra com o 

SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

O Projeto de Sistemas de Segurança Conta Incêndios consiste na verificação de todas as Instruções Técnicas de segurança que permitem o funcionamento seguro de uma edificação e a emissão da Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Qual a importância do AVCB?

      A sigla AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio. Esse auto de vistoria é um dos principais documentos que devem ser providenciados pelas empresas e estabelecimentos em geral para que seja possível solicitar e manter a regularização do alvará de funcionamento.

     O auto de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros torna possível o monitoramento de todas as edificações no que diz respeito às regras que deverão ser seguidas para prevenção, combate a incêndios e procedimentos padronizados que precisam ser adotados em situações de pânico.

 

       A partir do AVCB, os bombeiros conseguem ter maior controle de informações para organizar vistorias capazes de identificar riscos que possam causar incêndios. Outra vantagem é o constante acompanhamento dos estabelecimentos mediante fiscalização. Caso esses procedimentos não ocorram, é possível que empresas/estabelecimentos cometam negligência quanto à adoção e conservação de sistemas, equipamentos e demais itens que integram a prevenção e combate a incêndios.

 

      O AVCB é um dos documentos principais para garantir o funcionamento da empresa/estabelecimento de acordo com a lei e todas as exigências feitas pelo poder público nas esferas municipal, estadual e federal. A ausência desse documento acarreta sérios problemas que serão citados a seguir.

em quais situações o AVCB é obrigatório?

         De acordo com a legislação toda empresa é obrigada a ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), excluindo-se apenas:

      1- Residências exclusivamente unifamiliares;

      2- Residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes.

 

     Toda e qualquer empresa que funcione sem o AVCB ou com o mesmo vencido, ou que tenha realizado mudanças significativas na sua estrutura, ou que não possua os mesmos mecanismos de segurança contra incêndio que dispunha na época da aquisição do alvará, será considerada irregular.

POR QUE DEVO ME PLANEJAR?

MOTIVOS PARA MANTER O AVCB EM DIA

fogo.png

Evita a propagação de incêndio

cartao.png

Evita

Penalidades

lei.png

Regulamentação

Jurídica

Leia nossos artigos relacionados