Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP

3743-1000 Ramal 1412

Seg à Sex - 8h30 às 12h - 14h às 18h

SISTEMA DE

SEGURANÇA

CONTRA

INCÊNDIOS

     O Projeto de Sistemas de Segurança Conta Incêndios consiste na verificação de todas as Instruções Técnicas de segurança que permitem o funcionamento seguro de uma edificação e a emissão da Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP

3743-1000 Ramal 1412

Seg à Sex - 8h30 às 12h - 14h às 18h

O QUE É UM AVCB?

A sigla AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio. Esse auto de vistoria é um dos principais documentos que devem ser providenciados pelas empresas e estabelecimentos em geral para que seja possível solicitar e manter a regularização do alvará de funcionamento.

É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, assegurando portanto que o solicitando está de acordo com todas normas previstas pela legislação. 

POR QUE DEVO ME PLANEJAR?

BENEFÍCIOS DE TER UM AVCB PARA SEU IMÓVEL

Saiba em quais situações o AVCB é obrigatório

De acordo com a legislação toda empresa é obrigada a ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), excluindo-se apenas:

     1- Residências exclusivamente unifamiliares;

 

     2- Residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes.

 

Toda e qualquer empresa que funcione sem o AVCB ou com o mesmo vencido, ou que tenha realizado mudanças significativas na sua estrutura, ou que não possua os mesmos mecanismos de segurança contra incêndio que dispunha na época da aquisição do alvará, será considerada irregular.

Qual a importância do AVCB?

  • O auto de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros torna possível o monitoramento de todas as edificações no que diz respeito às regras que deverão ser seguidas para prevenção, combate a incêndios e procedimentos padronizados que precisam ser adotados em situações de pânico.

 

  • A partir do AVCB, os bombeiros conseguem ter maior controle de informações para organizar vistorias capazes de identificar riscos que possam causar incêndios. Outra vantagem é o constante acompanhamento dos estabelecimentos mediante fiscalização. Caso esses procedimentos não ocorram, é possível que empresas/estabelecimentos cometam negligência quanto à adoção e conservação de sistemas, equipamentos e demais itens que integram a prevenção e combate a incêndios.

 

  • O AVCB é um dos documentos principais para garantir o funcionamento da empresa/estabelecimento de acordo com a lei e todas as exigências feitas pelo poder público nas esferas municipal, estadual e federal. A ausência desse documento acarreta sérios problemas que serão citados a seguir.

Consequências da falta do AVCB

Além da falta de segurança e de todos os perigos que uma edificação corre por não estar devidamente protegida contra incêndios, pode-se listar outras consequências:

  • Funcionamento do estabelecimento: A ausência desse documento acarreta sérios problemas, o que inclui possibilidade de interdição imediata e suspensão de todas as atividades.

  • Proteção do patrimônio: O AVCB é um dos documentos solicitados para fins de recebimento de seguro quando as empresas acionam as seguradoras devido à ocorrência de incêndio. As empresas que não possuem esse auto de vistoria podem ter o pagamento do seguro negado, gerando uma despesa imensa com relação aos danos causados pelo incêndio.

  • Cumprimento da lei: A lei que exige a implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB é a lei complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015, que estabelece demais regras que asseguram a proteção das pessoas e do patrimônio no que se refere à proteção e combate a incêndios, portanto não é novidade que o descumprimento de uma lei acarreta consequências, inclusive o pagamento de multas.

Como funciona o processo de emissão do AVCB

O primeiro passo é ter o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI. Neste documento são apontados todos os equipamentos de segurança necessários para que o ambiente fique seguro e livre de incêndios, como por exemplo:

  • Extintores de incêndio;

  • Hidrantes;

  • Sinalização; 

  • Lâmpadas de Emergência;

  • Portas Corta-fogo;

  • Saídas de Emergência;

  • Sprinklers;

  • Entre outros.

Deve ser enviada uma cópia do PPCI aos bombeiros para que seja feita uma análise prévia quanto aos itens apresentados e conferir se todos eles estão de acordo com o padrão exigido. Após análise do Plano de Prevenção, os bombeiros visitam a empresa/estabelecimento para verificar in loco as conformidades e inconformidades. Caso todas as condições estejam de acordo com o laudo apresentado e avaliação dos bombeiros, é emitido o AVCB.

Quando há necessidade de adequações na empresa/estabelecimento, os bombeiros farão esse apontamento para as devidas correções. O auto de vistoria será emitido somente quando todas essas adequações estiverem concluídas.

Qual a validade do AVCB?

O auto de vistoria tem validade variável. No estado de São Paulo, esse documento é válido pelo período de 1 a 3 anos (o que dependente da finalidade de uso da edificação). Já em outros estados brasileiros, o tempo de validade é diferente. Por isso, é necessário saber exatamente como é a definição no seu estado e se programar para o período de renovação.  A não obtenção ou não renovação, após vencimento, pode invalidar apólices de seguro, ocasionar o fechamento do imóvel, gerar multas, entre outras complicações.

Quanto a renovação, o AVCB precisa ser renovado meses antes do vencimento indicado. No caso de alterações devido a reformas, ampliações e demais mudanças na estrutura da edificação, é necessário que os bombeiros realizem uma nova vistoria em observância aos padrões de segurança, prevenção e combate a incêndios apresentados pelo local.

POR QUE NOS CONTRATAR?

MOTIVOS PARA ESCOLHER A ALICERCE

SEU PROJETO COM A ALICERCE

"A Alicerce se destacou muito na prestação de contas, sempre cordiais, precisos sobre as atualizações do projeto, pontualidade e honestidade profissional, fazendo um serviço que se espera de uma grande empresa de engenharia civil. Se eu falar algo ruim sobre a empresa eu seria antiprofissional, mentiroso. De 0 a 10, eu daria a nota 100. É difícil indicar alguém hoje em dia pois as pessoas sempre deixam a desejar e o seu nome sempre está ligado com a sua indicação, mas, após o serviço prestado pela Alicerce, eu indicaria sem medo algum de sujar o meu nome."

"

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Waldir Toledo Brito, Cliente Satifeito

ACEIS

ENTRE EM CONTATO

Acreditamos que podemos te ajudar a realizar o projeto dos seus sonhos, entre em contato e comente como podemos fazer isso!

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Construa seus sonhos com uma base forte. Venha para a Alicerce.

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4
(ao lado do Kikão)

Ilha Solteira - SP

3743-1000 Ramal 1412

Seg à Sex - 8h30 às 12h - 14h às 18h

alicerce@alicerceejr.com

SIGA A ALICERCE

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon