Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP

3743-1000 Ramal 1412

Seg à Sex - 8h30 às 12h - 14h às 18h

MATERIALIZE SUAS IDEIAS

PROJETO ARQUITETÔNICO

  O projeto arquitetônico consiste na materialização da ideia, sendo elemento indispensável para otimizar a compreensão das necessidades apresentadas pelo cliente.

O QUE É UM PROJETO ARQUITETÔNICO?

      Pode-se definir projeto Arquitetônico como a materialização do espaço imaginado pelo cliente juntamente com o profissional responsável, é a representação da concepção projetual. Através dele é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de resolver todos os problemas envolvidos nesse processo, satisfazendo os desejos do cliente. Assim a finalidade do projeto arquitetônico é prever possíveis problemas de execução do projeto proposto e garantindo que a obra saia como planejada.

         Diferente do que muitos pensam, o projeto arquitetônico é muito mais do que apenas um desenho para ilustrar a obra, sendo ele constituído em algumas partes:

  • Implantação;

  • Plantas de cobertura;

  • Planta baixa;

  • Cortes e elevações superiores;

  • Layout gráfico.

CONHEÇA AS FASES DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

Levantamento
de dados
Estudo
preliminar
Anteprojeto
Projeto
legal
Projeto
executivo

LEVANTAMENTO DE DADOS

      Nessa etapa coletam-se as principais características do terreno e de seu entorno, analisando-se o tipo de solo, inclinação, construções vizinhas, posição do sol, para posteriormente fazer as escolhas corretas no desenvolvimento do projeto arquitetônico, adequando-se as necessidades do cliente. Pode-se dividir essa fase em 3 etapas: Levantamento de medidas, onde o terreno é estudado (ou a edificação existente, em caso de reformas); Levantamento fotográfico e Levantamento de dados, onde é feita uma consulta nos órgãos públicos da cidade para saber quais as limitações de projeto.

ESTUDO PRELIMINAR

     Essa fase pode-se definir como o estudo dos dados coletados anteriormente, iniciando-se o esboço do projeto. A primeira planta baixa deve apresentar inicialmente os ambientes definidos e as suas metragens estimadas, é de extrema importância que essa fase conte com o acompanhamento ativo do cliente, a fim de que suas expectativas estejam sendo contempladas pela equipe de projeto, atentando-se a cada detalhe no resultado final que já deve ser planejado desde então. Ao ser aprovado pelo cliente, o projeto que acabou de ser esboçado passará por um processo de definição e dimensionamento: o anteprojeto.

ANTEPROJETO

    Essa etapa é onde as dimensões do projeto são definidas, são elaboradas as plantas baixas de cada pavimento, bem como as plantas de cobertura da edificação e a planta de implantação. Alguns materiais a serem utilizados já são definidos nessa etapa, assim como as informações gerais de cada ambiente, incluindo suas dimensões, área total, instalações, pilares, vigas e elementos estruturais, que serão revisados posteriormente no projeto estrutural. Ainda nessa fase é comum a elaboração de uma visualização 3D, que permite ao cliente uma visão mais clara de como está ficando o seu projeto antes mesmo do início das obras. Após a confecção das plantas baixas e das plantas de cobertura, configura-se o projeto de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes.

PROJETO LEGAL

    É a evolução do anteprojeto feito de acordo com as normas técnicas. Nessa etapa é feito o quadro de áreas, constando a taxa de ocupação e de permeabilidade do solo. Depois de tudo graficado, cópias impressas são levadas para aprovação até a prefeitura do município onde o projeto será executado, e se tudo estiver de acordo com a legislação vigente, será emitido um Alvará de Construção.

PROJETO EXECUTIVO

    Essa etapa final consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto, onde integram-se os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico) com o projeto arquitetônico da edificação, dando todos os meios para a execução da obra conforme as especificações previamente especificadas.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

      Um projeto arquitetônico de qualidade é o melhor investimento que você pode fazer, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, evitando-se desperdícios de áreas, as aberturas são projetadas de maneira consciente privilegiando paisagens e orientação solar, utilizando uma boa ventilação natural, resultado em conforto e bem-estar, além de futura economia com iluminação artificial. A elaboração de um projeto arquitetônico realizada por profissionais da área é responsável por evitar muitas dores de cabeça, como:

 

  • Encanamento mal planejado;

  • Poucas tomadas;

  • Pouca luminosidade ou ventilação;

  • Muito desperdício de matéria-prima;

  • Móveis que não servem nos cômodos;

  • Banheiros com portas que não abrem completamente;

  • Entre outros.

 

   No caso de uma reforma, o projeto desenvolvido para a execução da obra deve fazer todas as compatibilizações necessárias, para que não haja surpresas desagradáveis durante o processo de execução. Plantas antigas são cruzadas com novas e com os projetos complementares, evitando possíveis interferências do novo projeto nas infraestruturas pré-existentes e arquitetura do espaço, diminuindo, como por exemplo, o risco de tubulações, dutos e vigas se cruzarem, causando atrasos na entrega da obra.

 

       Portanto, listando alguns dos benefícios de um projeto arquitetônico, temos:

Segurança: Garantia de uma obra tranquila, onde o profissional contratado é responsável pela solução problemas que possam surgir no decorrer da construção.

Conforto: Uma obra confortável, funcional e acessível, projetada pensando nas necessidades do cliente e aproveitando cada espaço disponível no terreno.

Beleza: Uma obra devidamente planejada apresenta belíssimos resultados estéticos de acordo com o gosto do cliente, o que torna o imóvel ainda mais valorizado.

Economia: Por mais que a contratação de um profissional para realizar o projeto arquitetônico gere um custo, a economia com materiais de construção e a valorização do seu imóvel vão compensar o valor pago, além das dores de cabeça a serem evitadas.

QUEM SOMOS

      Somos uma empresa sem fins lucrativos, gerida pelos discentes do curso de Engenharia Civil da UNESP de Ilha Solteira - SP. Destinamos toda nossa arrecadação ao ensino e aprendizagem, seja em cursos ou eventos de empreendedorismos oferecidos pelo MEJ, permitindo que o preço dos nossos projetos seja inferior ao encontrado no mercado. Graças a isso e à nossa excelente orientação vinda dos melhores profissionais da Engenharia Civil, podemos oferecer a nossos clientes o melhor custo benefício do Brasil!

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

"A Alicerce se destacou muito na prestação de contas, sempre cordiais, precisos sobre as atualizações do projeto, pontualidade e honestidade profissional, fazendo um serviço que se espera de uma grande empresa de engenharia civil. Se eu falar algo ruim sobre a empresa eu seria antiprofissional, mentiroso. De 0 a 10, eu daria a nota 100. É difícil indicar alguém hoje em dia pois as pessoas sempre deixam a desejar e o seu nome sempre está ligado com a sua indicação, mas, após o serviço prestado pela Alicerce, eu indicaria sem medo algum de sujar o meu nome."

WALDIR TOLEDO BRITO

ENTRE EM CONTATO

Acreditamos que podemos te ajudar a realizar o projeto dos seus sonhos, entre em contato e comente como podemos fazer isso!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

Quer construir seus sonhos com uma base forte? Venha para a Alicerce.

MÍDIAS SOCIAIS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey LinkedIn Icon

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP, (ao lado da Kikão)

 

Fixo: 3743-1000 Ramal 1412

Whatsapp: (11)98363-8406

Antendimento: Seg. à Sex.
Horário: 8h30 às 12h - 14h às 18h

alicerce@alicerceejr.com