google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html VANTAGENS DA VISUALIZAÇÃO 3D NO RAMO IMOBILIÁRIO
  • Maria Júlia Bartucci

VANTAGENS DA VISUALIZAÇÃO 3D NO RAMO IMOBILIÁRIO

Atualizado: Jun 15


Se você já passou pela experiência de comprar um imóvel, sabe o quando ela pode ser cansativa. Demanda muito tempo, locomoção e ainda corre o risco do imóvel não ser exatamente o que você esperava. Por isso a visualização 3D é uma ferramenta tão importante! Com ela você decide tudo do conforto da sua casa! Venha conferir!


Índice do Artigo:

• O que é Visualização 3D?

• Quais as vantagens dessa ferramenta no mercado imobiliário?

• As principais tecnologias empregadas

• Implementação no Brasil



O que é Visualização 3D?



A Visualização 3D é uma tecnologia já muito empregada em diversos setores da sociedade, como por exemplo arquitetura e design. Mas do que se trata essa tecnologia e qual seria sua finalidade?


No caso da Visualização 3D Arquitetônica, essa ferramenta propõe uma visualização realista do imóvel. Proporcionando imagens, vídeos e até passeios virtuais que tem como objetivo uma melhor experiência para o cliente. Sendo assim, é possível realizar uma prévia realista do resultado final do seu edifício, casa ou apartamento.


Se tratando de visualização arquitetônica, o recurso tem chamado a atenção do mercado imobiliário. Principalmente de sites de aluguel e venda, imobiliárias e incorporadoras.


Complementando, todo o processo começa com a modelagem do ambiente por meio de um software que possibilita modelagem tridimensional. Esses tipos de programas já são empregados no ramo da engenharia e arquitetura e considerados essenciais para a qualidade de trabalho.



Com o ambiente modelado digitalmente, mudanças durante o período projeto são realizadas mais facilmente e com participação assídua do cliente. As etapas seguintes do projeto são caracterizadas pela aplicação de texturas, materiais e estudo de iluminação do ambiente.


Os principais benefícios de se utilizar a visualização 3D para imóveis é possibilitar conhecer o imóvel de antemão. Pode ser utilizado para projetos de interiores, exteriores, diversas perspectivas, ambientes e fachadas.


Além disso, a tecnologia ajuda na compreensão do espaço e terreno do seu projeto. Com isso, o resultado final é muito mais eficiente e o imóvel atinge a todas as expectativas do cliente. Saiba mais sobre projeto arquitetônico aqui!



Quais as vantagens dessa ferramenta no mercado imobiliário?


Se locomover grandes distâncias, perder tempo procurando o imóvel ideal são obstáculos vivenciados diariamente no mundo moderno. Com o momento de isolamento social que estamos vivendo, essas realidades se tornam cada vez mais distantes.

Novas maneiras de se vender um imóvel se tornam necessárias e a visualização 3D vem pra ajudar nesse desafio. A possiblidade de conhecer um imóvel sem precisar sair de casa é real e tem sido utilizado pelas imobiliárias.



O isolamento fez o mercado de imóveis recuar, e não demorou para que o setor como um todo acelerasse essa digitalização. Disse o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) na Bahia, Cláudio Cunha. Em entrevista no início de Maio, Claudio afirma. “Fizemos em poucas semanas o que estava planejado para daqui a dois ou três anos. Nas últimas semanas tivemos um aumento de 40% de clientes que usaram alguma dessas tecnologias para conhecer imóveis”.


Além de fornecer ao cliente toda a comodidade de não precisar sair de casa, a experiência virtual não deixa a desejar.

A tecnologia permite ao usuário uma sensação de alto realismo ao vivenciar virtualmente os ambientes do imóvel. Tudo isso graças ao trabalho de profissionais de qualidade e a utilização de softwares que permitem grandes resultados.


A Alicerce é uma empresa inclusa nesse ramo e preparada para realizar trabalhos de qualidade em visualização 3D. Não deixe de conferir nossos serviços e realize uma consulta gratuita!



Espaços modelados com realidade virtual permite ao cliente visualizar qualquer ambiente de diversos pontos de vista. Com isso, viabiliza uma maior assertividade de compra e alterações que as construtoras desejam realizar no projeto.


Outro ponto a se destacar é como a presença no meio virtual é importante no mundo moderno. Manter sua imobiliária atualizada e se destacando na internet é fundamental.

Impressionar clientes que estão constantemente fazendo uso de redes sociais e buscando experiências de valor é uma estratégia significativa. Dessa forma, estar presente no ambiente digital acrescenta notoriedade ao seu negócio e torna-o prioridade em futuras negociações.


Já entendemos algumas vantagens da visualização 3D no mercado imobiliário, mas qual seria seu principal benefício?


Poder proporcionar experiências virtuais para seus clientes abre um leque de possibilidades e principalmente de tempo.


O seu portfólio estaria disponível durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Imagina a quantidade de clientes que é possível alcançar e impactar!


Ou seja, essa ferramenta habilita um alcance muito maior do que apenas visitas presenciais. Algo não mais concebível para empresas que desejam se consolidar no mercado atual.

A seguir, confira as principais tecnologias empregadas para tornar a visualização 3D possível e como são utilizadas no mercado imobiliário.


As principais tecnologias empregadas


Atualmente já são utilizadas diversas ferramentas no mercado imobiliário para atrair e fidelizar clientes. Conheça algumas das tecnologias mais empregadas e sua relação com a visualização 3D!



Realidade Aumentada: Caracterizada pela sobreposição de objetos em 3D, permite a visualização do projeto antes mesmo de sua construção. O projeto começa pela modelagem tridimensional em softwares como o Revit, 3DS Max, SketchUp.


A renderização do ambiente, ou seja, a criação de uma imagem mais realista do ambiente pode ser produzida em diversos programas. Geralmente é realizada em renderizadores como Lumion, Corona Renderer ou V-Ray. Pensando no trabalho de pós- produção e procurando imagens mais realistas e completas, o projeto pode ser complementado no Photoshop.


Além disso, cabe ressaltar que o ramo da visualização é bem abrangente e são possíveis diversos serviços envolvendo renderização. Dentre eles estão:

- Renderização residencial, de interiores e de paisagem

- Plantas baixas 3D

- Renderização de produtos

- Animação arquitetônica


Realidade Virtual: A realidade virtual é um sistema computacional que permite ao usuário se inserir em um ambiente virtual. Esse ambiente tem por princípio se aproximar ao máximo com a realidade, podendo ser interativo ou não com o usuário. No ramo imobiliário, o uso da realidade virtual vem crescendo e se tornando uma opção inovadora para a interação com o cliente.


Um dos benefícios que a realidade virtual traz para o mercado imobiliário é ajudar o cliente a ter a sensação de estar presencialmente no imóvel dos seus sonhos. Torna a experiência de avaliar um imóvel muito mais interessante e enriquecedora.


Durante o período de quarentena a opção de levar o produto ao cliente foi uma alternativa encontrada por diversos setores. Com as imobiliárias não foi diferente, poder levar o produto digitalmente e sem perder qualidade de visualização é fundamental.

Com isso, um simples óculos de realidade virtual se torna uma ferramenta revolucionária e que promete atingir outros setores futuramente. Além do imóvel poder ser acessado por qualquer computador ou smartphone no site da imobiliária.



Tour Virtual 360º: O Tour Virtual 360º é uma ferramenta interativa que permite ao usuário transitar pelo ambiente projetado nos softwares mencionados anteriormente. Sua principal vantagem é não restringir o cliente a simples fotos ou vídeos do ambiente. Além de possibilitar a visualização do imóvel ainda na fase de projeto e modelagem.


Outra maneira de realizar esse passeio virtual é pela planta do imóvel. É fornecido ao cliente uma maquete 3D e a possibilidade de transitar por essa ferramenta.

Entretanto, essa opção não contribui tanto para imergir no imóvel, porém é muito útil para analisar a distribuição dos cômodos. Facilita o trabalho de arquitetos e otimiza o tempo tanto do profissional quanto do cliente.



Implementação no Brasil


Nesse ponto já sabemos todos os benefícios da visualização 3D no mercado, mas como toda tecnologia, necessita de tempo para se consolidar.


A realidade no Brasil ainda é de crescimento. Apesar de existirem empresas consolidadas no mercado de tour virtuais, o público ainda pode levar algum tempo a se acostumar. Devido a isso, é fundamental construir agora bases fortes nesse mercado que promete ser o futuro do ramo imobiliário.


No período de quarenta diversas empresas tiveram que se adaptar com um novo portfólio e investir em seus serviços online. Sendo a realidade da construtora Tenda, que investiram R$ 35 milhões na tecnologia no ano passado. Como é o caso de muitas construtoras e imobiliárias, a Tenda manteve as lojas físicas fechadas durante a pandemia. Apesar disso, observou um retorno positivo do investimento feito no recurso 3D.



Esse é apenas um exemplo de uma das empresas que procuraram investir no online e obtiveram um retorno significativo. Essa é a tendência do mercado atual e seu negócio não pode ficar de fora. Gostaria de fazer uma visualização 3D dos seus imóveis e investir no seu negócio? Confira nosso serviço!


Por fim, esperamos que tenhamos transmitido a importância de aplicar a tecnologia da visualização 3D na sua imobiliária ou negócio. Conseguir se modernizar e estar atualizado com o mercado traz diversos benefícios na qualidade do seu serviço e no retorno financeiro.


Para saber mais sobre os principais assunto de Engenharia Civil e Arquitetura acesse nosso blog.


Gostou do assunto e gostaria de saber mais? Acesse nosso artigo sobre Visualização 3D do seu Projeto

0 visualização
Muro de cimento rachado
Quer construir seus sonhos com uma base forte? Venha para a Alicerce.

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP, (ao lado da Kikão)

Fixo: 3743-1000 Ramal 1412

Whatsapp: (18)996232111

Antendimento: Seg. à Sex.
Horário: 8h30 às 12h - 14h às 18h

MÍDIAS SOCIAIS

facebook.png
instagram.png
whatsapp.png