google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
  • Maria Júlia Bartucci

NOVAS TECNOLOGIAS NA ENGENHARIA CIVIL


Índice do Artigo


• A importância da inovação e tecnologias na Engenharia Civil

• Impressão 3D

• Utilização de drones

• Aplicação de bambu em estruturas

• Bio-concreto

• Realidade virtual




A importância da inovação e tecnologias na Engenharia Civil


A engenharia e construção civil são áreas que necessitam de constante inovação e implementação de novas tecnologias. Por se tratar de ramos que causam uma direta interferência no meio ambiente, buscar novas tecnologias de caráter sustentável é essencial.

Além da preocupação ecológica, a construção civil é um ramo muito competitivo e tecnologias inovadoras são aliadas dos profissionais. Com isso, a inovação é uma forma de se manter atualizado no mercado e oferecer as melhores soluções na área.

Dentre as principais inovações na construção civil nos últimos anos estão as seguintes tecnologias: realidade virtual, inteligência artificial, softwares cada vez mais completos e eficientes, materiais inovadores e sistemas estruturais mais vantajosos.

A seguir, selecionamos algumas das principais tecnologias que impactam a engenharia civil e vamos detalhar cada uma delas. Confira!



Impressão 3D



A Impressão 3D é um processo para criar um objeto físico tridimensional camada por camada, a partir da projeção digital desse mesmo objeto. Essa impressão ocorre através de depósitos de diversas camadas de um determinado material em uma base específica. Há formas diferentes de realizar uma impressão tridimensional, mas todas possuem dois princípios de inovação:

Manipular o objeto ainda em sua forma digital e a capacidade de compor novas formas através de adição de materiais.

É possível dizer que esse conceito ainda está em sua fase embrionária, com um imensurável potencial de crescimento. Ainda que não seja usual, as impressoras 3D são capazes de grandes feitos na construção civil. Avançaram tanto nesses últimos anos, que hoje já são capazes até de construir casas e até prédios inteiros. Dentre os principais fatores que destacam as vantagens das impressoras 3D destaca-se a alta velocidade em sua execução.

No ramo arquitetônico, elas são uma excelente ajuda na hora de construir maquetes realistas. Na construção civil pode-se utilizar esse equipamento para prototipagem de partes, “esculpir” detalhes precisos no local. Além de representar por meio de maquetes tudo que for necessário, desde paredes até a parte hidráulica e elétrica. Junto da rapidez para desenvolver seu trabalho, as impressoras 3D contribuem para uma construção mais sustentável, evitando desperdício de materiais.


Utilizar a impressão 3D permite ao profissional designers e formatos únicos, além de estar diretamente relacionada com a modelagem 3D. Ou seja, o uso dessa tecnologia pode ser relacionada com tecnologias BIM, ferramenta consolidada no mercado. Além de possibilitar ao profissional executar projetos cada vez mais personalizados, algo essencial no mercado atual.



Utilização de drones



Drones são dispositivos comandados por aplicativos ou controles, equipados com uma câmera de alta definição e capazes de voar com grande autonomia. Uma de suas principais vantagens é que permitem estudar detalhadamente a evolução da construção de uma edificação. Além de serem estáveis, muito fáceis de controlar enquanto no ar e com um custo acessível.

Assim, os drones conseguem capturar imagens a partir de ângulos diversos, que até então só tinham acesso utilizando um helicóptero. Dessa forma, podem ser adotados como parte da rotina de uma construção.

Dessa maneira, as empresas construtoras têm coletado dados altamente estratégicos, ou seja, que contribuem para melhorar a capacidade de projeto. Com isso é possível melhorar o planejamento de todos os tipos de construções.

A utilização desse equipamento acompanha basicamente todas as fases da obra. Desde o mapeamento do terreno, acompanhamento e monitoramento da obra, até a geração de imagens para publicidade. A vantagem de se utilizar essa tecnologia se demonstra principalmente na facilidade de executar certas etapas da obra.


Com o uso de drones, mapear a área construída fica muito mais fácil e assertivo. Dessa forma, o engenheiro consegue ter uma melhor visão da obra, não se limitando às representações tradicionais. Outro recurso na utilização de drones é poder realizar um melhor monitoramento dos operários. Como as imagens podem ser transmitidas em tempo real, fica muito mais simples e eficiente fazer o acompanhamento dos funcionários.

Por fim, os drones também podem ser utilizados para fazer análises nas estruturas e evitar possíveis acidentes. Devido ao seu poder de aproximação e qualidade na imagens, com esse equipamento não é perdido nenhum detalhe nesse tipo de inspeções.


Aplicação do Bambu em estruturas



O aço é um dos materiais mais utilizados na construção civil, devido a sua alta resistência e durabilidade. Porém, há pouco tempo atrás, no Brasil, o bambu começou a ser utilizado em seu lugar. Isso se dá devido a algumas características do material e sua eficiência em estruturas. Por possuir uma resistência à força de compressão e tração parecidas e às vezes até superior a do aço.


Estruturas e revestimentos de bambu são uma solução ecológica, inteligente e sustentável. Sendo uma boa opção nos dias de hoje e nos proporcionando novas alternativas ao lidar com recursos naturais.


Devido essa alta em sua utilização, foram criadas normas para o seu uso. Essas normas especificam como utilizar cada espécie da planta e qual carga elas aguentam. Se utilizar corretamente do material e seguir as normas devidamente é imprescindível na engenharia civil. O bambu é um material abundante, é ecológico e, se tratado devidamente, pode durar até 25 anos.


Apesar das diversas vantagens, ainda que o Brasil tenha extensas áreas de plantio de bambu, a planta ainda não é devidamente aproveitada na construção civil. Seu custo ainda é bem caro, principalmente pela necessidade de uma mão de obra especializada, isso, com os custos do tratamento, encarece o produto final. Mas felizmente, o mercado mundial está despertando para o potencial desse vegetal.



Bio-concreto


Apesar do concreto ser um material amplamente utilizado na construção civil, sempre é possível buscar aprimoramentos. Foi exatamente isso que pesquisadores de uma universidade holandesa buscaram fazer.

Os pesquisadores holandeses da Universidade de Delft desenvolveram um concreto que se auto regenera, sendo capaz de regenerar suas próprias rachaduras. Essa característica proporciona uma opção mais barata e sustentável que aumenta o tempo de vida de edificações.


Essa solução veio da biologia, mais precisamente do estudo das bactérias, que são ativadas quando detectam a presença da umidade no ambiente. Isso ocorre justamente em uma situação de fissuras ou rachaduras, que permite a entrada de água na estrutura.


A bactéria bacillus pseudofirmus, encontrada em lagos congelados na Rússia, é capaz de produzir calcário. Quando incorporadas à mistura de concreto, essas bactérias produzem carbonato de cálcio e são capazes de selar as fissuras existentes. Dessa forma, poupando mão-de-obra e gastos com manutenção na construção civil. Esse material já está sendo utilizado em algumas construções, que devem ser monitoradas pelos pesquisadores com intervalos de dois anos. A vida útil da bactéria é de 200 anos, sendo essa uma boa vantagem, reduzindo os custos de manutenção.


A utilização do bio-concreto também é sustentável, já que a emissão de dióxido de carbono é bem reduzida se comparada pela causada na fabricação de cimento. O próximo desafio é a aceitação do mercado, já que o custo desse material é quase o dobro de um concreto comum. Espera-se que os avanços da pesquisa permitam com que o material possa se popularizar.



Realidade Virtual



A realidade virtual, como o nome já indica, se trata de uma tecnologia que simula ambientes digitalmente. Com isso, consegue proporcionar ao usuário a sensação de imersão em uma ambiente real. Para isso, as ferramentas utilizadas induzem efeitos visuais e sonoros para proporcionar a experiência mais próxima da realidade.


A realidade virtual tem revolucionado diversos setores, um deles é o mercado imobiliário. Sabemos que o mercado brasileiro ainda não tem uma cultura de inovação muito forte, porém essa tendência veio pra ficar. Não dá mais para ignorar seus benefícios e é muito importante as empresas de adequarem ao mundo atual.


Diferentes empresas do ramo estão trazendo inovações e opções como a realidade virtual para a venda e aluguel de imóveis. Principalmente, por proporcionar ao usuário a visualização realista do imóvel e otimizar a decisão do cliente.

Seguindo o mesmo caminho, serviços como Visualização 3D e maquete virtual, são opções muito interessantes atualmente. Com o prolongamento do isolamento social, é importante proporcionar ao cliente a experiência de conhecer o imóvel mesmo à distância.


Gostaria de conhecer um pouco mais sobre as principais novidades no ramo imobiliário? Não deixe de conferir nosso blog.

Entendemos como a Visualização 3D é o futuro desse mercado e estamos dispostos a te ajudar! Não deixe de conferir nossas Redes Sociais, estamos sempre postando nossos principais projetos.


Gostou do tema? Então não deixe de conferir nosso artigo “Visualização 3D: A melhor forma de apresentar seu projeto para o cliente.”

Estamos chegando ao final desse artigo e esperamos que você tenha se interessado e compreendido sobre algumas das inovações na engenharia civil!

Se interessou e quer saber um pouco mais sobre os principais assuntos do ramo da Arquitetura e Engenharia Civil? Confira nosso blog!! Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais! Estamos sempre postando nossos principais projetos!


8 visualizações
Muro de cimento rachado
Quer construir seus sonhos com uma base forte? Venha para a Alicerce.

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP, (ao lado da Kikão)

Fixo: 3743-1000 Ramal 1412

Whatsapp: (18)996232111

Antendimento: Seg. à Sex.
Horário: 8h30 às 12h - 14h às 18h

MÍDIAS SOCIAIS

facebook.png
instagram.png
whatsapp.png

(18)996232111