google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html CONTAINERS | CONSTRUÇÃO CIVIL | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

TUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CONTAINERS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Atualizado: 28 de out. de 2020

Você sabia que reutilizar containers na construção civil pode garantir projetos até 30% mais baratos que os convencionais? Veja mais sobre como garantir uma obra econômica e sustentável!


Containers na cintruçao civil


Você está querendo construir ou reformar, fazer algo moderno e bonito, mas possui tempo limitado e baixo orçamento? É possível conseguir tudo isso e ainda superar as suas expectativas! Além de modernizar o imóvel, a utilização de containers é uma alternativa sustentável e agride bem menos ao meio ambiente.


Entenda como esse tipo de construção ganha cada vez mais espaço no mercado. A utilização de containers pode ser a melhor escolha para você, para o meio ambiente e para o seu bolso.


Índice do Artigo

  • Desperdício e descarte transformados em uma construção sustentável

  • Vantagens do container na construção civil: a solução

  • Cuidados necessários para o uso do container

  • Difusão do container no mundo

 

Desperdício e descarte transformados em uma construção sustentável

construção moderna em containers

Se você se preocupa em construir de forma a agredir o menos possível meio ambiente, aqui está a solução. Você pode não só evitar agreções ao meio, como pode também ajudá – lo.


Os containers são comumente utilizados para transporte de cargas, tanto marítimos quanto terrestres, oferecendo segurança, inviolabilidade e rapidez no transporte. Estima-se que são utilizados 5000 containers por ano! Entretanto, após 10 ou 20 anos de uso no transporte de cargas, o produto torna-se já não recomendável.


Por ser um material não biodegradável, são descartados, permanecendo na natureza por mais de 120 anos! Fato extremamente prejudicial ao meio ambiente e que pode ser evitado se utilizado para outras finalidades. Além dos fins sustentáveis, os containers podem proporcionar muitos benefícios para quem o utiliza na construção civil, por exemplo.


A construção civil é uma das atividades menos sustentáveis do mundo, gastando 50% dos recursos naturais para tal uso. A utilização de cimento libera gases que intensificam o efeito estufa. Além disso, 60% do lixo nas grandes cidades provêm da construção civil. Entretanto, sabemos que é impossível vivermos sem essa área, já que somos dependentes das casas, ruas e ambientes em geral.


Mas o melhor de tudo, é que você ajuda não só o meio ambiente, mas ajuda também a si mesmo!

 

Vantagens do container na construção civil: a solução


Antigamente, já eram utilizados como “almoxarifado” em obras, por oferecem mais comodidade, mobilidade e organização. Isso por ser uma estrutura modular desmontável que pode ser alocada com facilidade, além do aluguel possuir valor completamente acessível.


Foi então que, na Inglaterra, a partir dos anos 90, consideraram a opção de utilizá-los como elemento arquitetônico. Trazendo um ar industrial e contemporâneo, típico da geração atual, as vantagens não vieram apenas na parte visual da construção:

  • Econômico: Pode trazer uma economia que varia de 20% a 40%, já que muitas vezes as fundações e terraplenagens são desnecessárias. Os pontos de apoio que os contêineres necessitam são mínimos e podem manter a geografia do terreno praticamente intacta. Além disso, a estrutura já está quase pronta, reduzindo mão-de-obra, orçamento para transporte e tratamentos contra agentes externos.


  • Mais rápido: Por ser uma estrutura modular, há maior velocidade na execução do projeto em comparação a métodos convencionais de obras. Assim, pode ser entregue, em média, em 40% do tempo de uma construção do mesmo porte, se feita em alvenaria.


  • Versátil: Há também grande versatilidade em montá-los, de forma que a planta do imóvel fique agradável para o proprietário. É fácil aumentar o espaço construído durante ou depois das obras, caso a família cresça ou o escritório contrate funcionários.


  • Resistente: São recomendados para a construção, por possuírem uma alta resistência, já que são feitos, geralmente, de aço, alumínio ou fibra. Podem ser empilhados em até 9 unidades para construção de imóvel, considerando um peso máximo de 25 toneladas por pavimento.


  • Mais organizado e sustentável: O acabamento e vedação interna do container é feita com Dry Wall, sendo apenas instalado. Isso diminuindo muito a quantidade de entulho durante as obras, além de acarretar um fluxo de construção muito mais ágil.


Muitas pessoas, mesmo que não a maioria, ainda resistem ao uso dessas estruturas modulares em construções residenciais, lojas e escritórios. Isso por não conhecerem as vantagens econômicas e sustentáveis, além dos tratamentos feitos para adaptá-los ao uso residencial.


E não pense que o imóvel ficará com um aspecto bruto, como os containers utilizados no transporte elevado de cargas. Hoje em dia esse aspecto é muito diferente e pode trazer características de uma construção moderna e elegante. Entre 20 e 60 mil reais de orçamento, é possível construir um imóvel aconchegante e com um bom espaço.


 

Cuidados necessários para o uso do container


  • Analisar a viabilidade: O primeiro cuidado a se tomar quando falamos em construção com containers, é analisar se ela será viável. Isto é, observar o espaço oferecido, as características do local e imaginar se o destino do imóvel se encaixa nessa construção.


  • Alocação: Por ser feito de metal, é recomendado não ser alocado onde receba luz direta do Sol. Nesse caso, ele esquentaria muito e o uso de refrigeradores de ar seria mais intenso e por muito mais tempo. Isso, a longo prazo, descartaria a vantagem do material ser econômico.


  • Isolamento térmico: Em dias muito frios o metal esfria bem mais e pode transformar o ambiente num local nada confortável. É importante lembrar que o isolamento térmico pode ser interno ou externo. O interno é o mais econômico, mas não tão eficiente. Além disso, ocupa o espaço que poderia ser utilizado para alocação dos móveis e movimentação no ambiente. Já o externo, pode ser utilizada uma camada de até 30 cm de espessura. Contudo, sua vedação precisa ser mais resistente ao intemperismo, encarecendo o tratamento.


  • Isolamento acústico: Necessário para evitar eco e barulho de quando algo atingir a parede ou o chão do metal.


  • Desintoxicação: Atenção se o módulo utilizado tiver sido reciclado. Será necessário fazer um tratamento retirando qualquer substância tóxica existente por conta da tinta que revestia ou pelas cargas transportadas. A utilização de tintas com base de silicato são boas indicações. São tintas ecológicas, que não utilizam solvente, não possuem cheiro e não são combustíveis.


  • Reforço extra: É necessário contratar mão-de-obra especializada para operar os guindastes que moverão os containers até sua alocação final. Além de cortar os espaços onde estarão as portas e janelas e os encaixes de um módulo para o outro. Afinal, containers são estruturas já prontas. É importante ressaltar que ao recortar partes do container, a estrutura é prejudicada. É então preciso reforçá-la com Steel Frame ou até vigas e colunas, dependendo do caso.


  • Tratamento antichamas: Necessário por se tratar de uma estrutura feita de metal. O tratamento costuma ser barato como a lã de vidro, a lã de rocha, ou até mesmo isopor. Então, é preciso fazer o revestimento, geralmente feito de Dry Wall, mas algumas vezes, também com placas de cimento. Assim, o local torna-se confortável e pronto para ser utilizado. Lembrando que esse planejamento e os tratamentos são importantes para que o projeto caiba no bolso.


 

Difusão do container no mundo


Muito comum no Japão e na Europa - principalmente Inglaterra e Holanda – usado graças a sua facilidade de deslocamento e expansão de projeto.


A Holanda abriga a maior vila de containers do mundo, com o projeto chamado Keetwonen. Construída com 1034 containers reciclados, os módulos servem como moradia de estudantes. A empresa responsável precisou fabricar 40 containers por dia para suprir a demanda no tempo previsto para a construção.


vila de containers keetwonen na Holanda

Já em Tel Aviv, está uma das mais importantes sedes de operações de Israel, com projeto todo feito com containers. O curioso dessa construção está na escada posicionada há 30º, para a instalação da escada que leva ao segundo andar.


sede de operaçao feita em containers

Outro exemplo é a estação de pesquisa na Antártida, Bharati Antártico. Foi planejada com o intuito de poder ser montada e transportada sem deixar vestígios no local. A estação foi construída, então com 134 containers e recoberto com um material metálico. As instalações são auto suficientes de energia e os containers foram envoltos em uma camada de isolamento aerodinâmico.


estação de pesquisa feita em containers

base na Antártida feita em containers

No Brasil, temos algo bem diferente em Lagoa Santa, Minas Gerais. Não sendo utilizado para moradia, o imóvel é destinado à instalação de um periscópio. Foi utilizado um container de 12 metros, com 2 espelhos que permitem observar a lagoa que dá nome à cidade. O projeto foi colocado em uma amostra de arquitetura em containers, dando destaque a essa inovação.


construção em containers

Um exemplo final é como realmente o container está sendo utilizado como uma estrutura habitável, aqui mesmo no Brasil. Um projeto em Piracicaba foi o primeiro a ser construído aqui no país, oferecendo 28 apartamentos em 2 prédios.


residencia em containers

 

Gostou das dicas? Veja outros sistemas construtivos modernos que ganham cada vez mais espaço no mercado, ajudando seu bolso e o meio ambiente: Steel e Wood Frame , Estruturas pré - moldadas e conheça também as Novas Tecnologias da engenharia Civil.


Vai construir e não sabe por onde começar? A gente pode ajudar!

Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil – Projetos de solução e realização de sonhos.



3.837 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page