google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html STEEL E WOOD FRAME | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

STEEL E WOOD FRAME: SISTEMAS CONSTRUTIVOS INTELIGENTES

Atualizado: 28 de out. de 2020

Obras mais rápidas, limpas e sustentáveis, com um considerável leque de vantagens sobre as edificações de alvenaria. Os sistemas construtivos Steel e Wood Frame começam a impor presença em projetos residenciais, do alto padrão às habitações sociais.

STEEL E WOOD FRAME

Índice do Artigo

  • Sistema construtivo Steel Frame

  • Vantagens do sistema Steel Frame

  • Steel Frame no Brasil

  • Desvantagens do sistema Steel Frame

  • Sistema construtivo Wood Frame

  • Vantagens do sistema Wood Frame

  • Desvantagens do sistema Wood Frame

  • Qual sistema construtivo escolher?


 

Sistema construtivo Steel Frame

No sistema construtivo inteligente Steel, as estruturas são formadas por perfis de aço galvanizado. Seu fechamento ocorre por placas que podem ser de madeira, cimentícias ou outros materiais. Para compreender melhor seu funcionamento, vamos ver seus componentes:


Fechamento externo: a estrutura é composta por perfis de aço galvanizado, isolante termo acústico, painel estrutural de OSB e placa cimentícia. Após a aplicação das placas é possível adicionar o tipo de acabamento que o cliente deseja.


Fechamento interno: composto pelos perfis de aço galvanizado, isolamento semelhante ao externo e drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento (cerâmica pintura). Já a fundação é do tipo radier. Nesse tipo de fundação as tubulações das instalações elétricas e das instalações hidráulicas já são instaladas.


 

Vantagens do sistema Steel Frame

Cerca de 75% do imóvel é produzido na fábrica e montada no canteiro, aumentando a precisão e reduzindo o entulho. Além disso, a limpeza do canteiro de obras não necessita do uso de água, proporcionando um sistema construtivo mais sustentável.


As construtoras, os operários e os moradores não são os únicos a tirar proveito dos benefícios desses sistemas inteligentes. Esses métodos industrializados permitem o controle muito maior do projeto por parte dos arquitetos e engenheiros. Isso ocorre, pois reduzem drasticamente a margem de erro, reduzindo a geração de resíduos à praticamente zero.


Outra vantagem que acarretam é a diminuição do tempo de construção, pois a maior parte dos componentes são pré-fabricados. Este tempo chega a ser metade quando comparado com uma construção de alvenaria. Algumas casas podem ser finalizadas em 15 dias ou menos, com um custo menor devido à rapidez da obra.


Além disso, há a facilitação na passagem e manutenção de tubulações como as hidrossanitárias, elétricas e de gás. Isso ocorre, pois os materiais chegam prontos à obra.


Com a utilização do Steel Frame, há uma grande economia de recursos, pessoas, tempo e até de área. Sendo assim, torna-se um processo mais otimizado e vantajoso em relação à alvenaria convencional.


Não está convencido? Confira as vantagens desse sistema em números:


- 50% menos operários no canteiro;


- 5% de ganho de área, pois as paredes internas têm espessura menor que blocos e tijolos;


- 30% menos tempo para finalizar o trabalho;


- 40% menos concreto na fundação, pois as estruturas são seis vezes mais leves.


CONSTRUÇÃO STEEL FRAME

 

Steel Frame no Brasil

Em relação ao cenário de regulamentação desse tipo de estrutura no Brasil temos:


NBR

6.355:2003 Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização


14.715:2001 Chapas de Gesso Acartonado – Requisitos


14.717:2001 Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas


14.762:2001 Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento


15.217:2009 Perfis de Aço para Sistemas de Gesso Acartonado – Requisitos


15.253:2005 Placa Plana Cimentícia sem Amianto – Requisitos e Métodos de Ensaio


15.498:2007 Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas


DIRETRIZ SINAT Nº 003 Sistemas Construtivos em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamento em Chapas Delgadas (sistema leve tipo “Light Steel Framing”.).


 

Desvantagens do sistema Steel Frame


Apesar dos enormes benefícios, há desvantagens no uso desse sistema de construção. Assim como no próximo estilo, o Steel frame não costuma ser utilizado em prédios com mais de cinco pavimentos. Contudo, é possível, sim, encontrar edificações com vários pavimentos construídos. Além disso, há também certa dificuldade em encontrar mão de obra especializada, exigindo um constante treinamento dos operários.


Mesmo com todas essas vantagens, o sistema construtivo inteligente é utilizado em apenas 3% das edificações brasileiras. Isto ocorre, porque o mercado é bem conservador e adere lentamente às novas tecnologias. Contudo, pode ser uma ótima opção para você que deseja construir o seu imóvel de uma forma mais rápida e sustentável.


É importante fixar a diferença entre Wood e Steel frame. No primeiro, o esqueleto de sua estrutura utiliza perfis de madeira enquanto o último utiliza perfis metálicos.


 

Sistema construtivo Wood Frame


Os sistemas de construções a base de Wood Frame - construções de madeira - tiveram início no século XIX nos Estados Unidos. Utilizam em seus sistemas materiais de origem reflorestada, tornando-o um sistema construtivo sustentável e limpo.


construção wood frame

São compostos, em seu sistema estrutural, por madeira maciça revestida com chapas OSB - que são estruturas formadas por lascas de madeira coladas em várias direções. Além disso, as edificações que utilizam esse método possuem como componentes:


  • Montantes: pilares horizontais de madeira, com a altura de um pavimento;


  • Travessas: peças estruturais que fornecem suporte às janelas e que diminuem os comprimentos de flambagem dos pilares;


  • Barroteamentos: funcionam como suporte aos pavimentos acima do térreo;


  • Mãos - francesas: servem como contraventamento aos montantes que ficam na extremidade da edificação;


  • Placas cimentícias: são utilizadas em lugares no interior da residência que há a possibilidade de molharem;


  • Chapas de revestimento ou para barroteamento: utilizadas para a vedação vertical ou no assoalho.


 

Vantagens do sistema Wood Frame


Por se tratar de madeira reflorestada previamente fabricada, haverá maior velocidade e eficiência na realização da obra. Além disso, a obra se torna mais limpa, uma vez que é mais bem dimensionada gerando pouca produção de entulho. Ademais, outra importante vantagem é que esse sistema permite o total controle de gastos ainda na fase de projeto.


Outra característica da madeira, muito vantajosa, é sua baixa condutividade térmica, ou seja, dificuldade em trocar calor com o ambiente. Isso possibilita às construções, em estilo Wood, um conforto térmico muito maior quando compara a alvenaria tradicional. Esta diferença pode ser até 40 vezes menor. Além disso, o Wood frame proporciona uma melhor acústica ao ambiente, além de oferecer uma maior proporção de madeiras maciças - geralmente com maior resistência contra incêndio.


guindaste na construção wood frame

Comparando este método com a alvenaria convencional, temos dados muitos expressivos, como por exemplo:

- Economia de 90% no consumo de água durante a obra;


- 85% menos resíduos;


- 80% menos emissão de CO, contribuindo para um menor impacto ambiental.


Além disso, é necessário ressaltar o andamento da regularização do Wood no território nacional. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem buscado, criar uma norma exclusiva para esse sistema de construção. E assim, poderá difundir o uso dessa prática no Brasil.

“Também é importante a criação de políticas públicas promovendo a interface entre governo, instituições e setor produtivo, que visem estimular seu uso em larga escala no Brasil” - explica Paulo Pupo, superintendente da secretaria técnica do Comitê Brasileiro de Madeira (ABNT/CB-031), que organizou a documentação e implementou as atualizações técnicas que serão estudadas pela ABNT.


 

Desvantagens do sistema Wood Frame

Assim como tudo, o método apresenta algumas desvantagens, com por exemplo o fato das chapas OSB possuírem a superfície rugosa. Por isso, caso se deseje um aspecto mais liso, será necessária maior correção no acabamento. Além disso, não se extingue a utilização de concreto armado na construção. A armadura pode ser utilizada no contra piso ou nas sapatas, nos blocos ou na laje mista.


Ademais, quando falamos em construções devemos considerar a sua durabilidade. Se tratando do estilo Wood, a duração prevista será igual a das estruturas convencionais (50 anos). Isso se as matérias utilizadas forem tratadas para garantir a resistência aos fungos, aos cupins, às brocas e à umidade.


Além do mais, os usuários não podem fazer furos, nos montantes, que não foram previstos no projeto estrutural. O cliente que quiser partes envernizadas com textura original de madeira não pode solicitar revestimento em OSB.


Outro empecilho é o fato de que a construção superior a 5 pavimentos não é possível. Além de ser necessária a utilização de mão de obra qualificada para a realização do projeto.


Há, também, falta de entendimento por parte dos moradores com relação à estrutura e aos cuidados necessários para sua preservação. Isto decorre da pouca utilização que este sistema tem no Brasil, uma vez que esse estilo de construção começou a ser implantado no ano de 2009.


Existem, no Brasil, boatos que o estilo inteligente Wood frame contribui para o desmatamento das nossas árvores nativas. Todavia, as espécies utilizadas (pinus e eucalipto) são abundantes e de crescimento rápido.


 

Qual sistema construtivo escolher?

Em vista a tudo isso, surge uma dúvida comum: Qual o melhor sistema construtivo?

A resposta não é simples e demanda uma avaliação para cada caso em específico por parte no profissional encarregado. É importante analisar dentre todas as vantagens e desvantagens dos dois sistemas. Qual melhor se encaixa nas condições de uso e qual terá o melhor custo-benefício.

No Brasil, é mais frequente o uso do Steel Frame, pois a madeira utilizada em Wood Frame não aceita imperfeições. Fato muito difícil de encontrar por aqui, acabando por encarecer esse tipo de produto.


Gostou das dicas? Veja outros sistemas construtivos modernos que ganham cada vez mais espaço no mercado, ajudando seu bolso e o meio ambiente: Utilização de containers na construção civil , Estruturas pré - moldadas e conheça também as Novas Tecnologias da engenharia Civil.


Vai construir e não sabe por onde começar? A gente pode ajudar!

Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil – Projetos de solução e realização de sonhos.


3.198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page