google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
 

TECNOLOGIAS DE VISUALIZAÇÃO 3D E RENDERIZAÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO



Artigo escrito pela Empresa Júnior Clínquer


Você já passou pela experiência de construção de um imóvel e o resultado não terminou exatamente como imaginava?

Ainda bem que passou-se o tempo em que arquitetos, engenheiros e designers precisavam desenhar no papel. Todas as volumetrias, vistas, cortes e plantas eram feitas a mão e, isso, demandava muito tempo. Além disso, o resultado final era algo que se distanciava da realidade.

Hoje em dia, com as tecnologias de visualização 3D, podemos observar o resultado do projeto antes mesmo de iniciar a obra!!


Índice do Artigo


• Introdução a tecnologia tridimensional

• As principais e mais utilizadas tecnologias

• Tecnologia BIM e o Revit

• A Tecnologia que impulsionou a visualização 3D


 

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA TRIDIMENSIONAL

Render de fachada humanizada com paisagismo, texturas e iluminação.
RENDER DA FACHADA

A visualização tridimensional é uma tecnologia empregada em todo o mundo, principalmente na profissões da construção civil, que proporcionam uma visão mais realista do imóvel.

O sucesso dessas tecnologias no mercado de imóveis vem da facilidade e praticidade dessas ferramentas ao nos entregar um resultado mais fiel e muitas vezes confundido com o real. Esse realismo nos permite conhecer o imóvel de antemão e fazer modificações rapidamente no projeto.


 

AS PRINCIPAIS E MAIS UTILIZADAS TECNOLOGIAS

Liderando o ranking das principais tecnologias de modelagem tridimensional no Brasil, temos o Sketchup e o Revit.

O Sketchup, além de apresentar uma interface super simples e de fácil aprendizado, é compatível com a maioria dos computadores existentes, além de ser muito utilizado em conjunto com renderizadores - mas já chegaremos lá - e possuir diversos plugins que auxiliam na modelagem do projeto, visando uma representação mais realista.

O Revit por outro lado, utiliza a Modelagem Bim - já falaremos mais sobre também - que basicamente permite realizar várias etapas ao mesmo tempo. Já imaginou fazer a planta baixa, 3D, escolher os materiais, tudo aparecendo ao mesmo tempo, no mesmo arquivo? Com o Revit isso é possível!


Planta humanizada com vista isométrica.
PLANTA 3D - SKETCHUP

 

TECNOLOGIA BIM E O REVIT

O BIM (Building Information Modelling), significa Modelagem da Informação da construção e consiste basicamente em uma metodologia que reúne várias informações sobre o projeto em um só lugar, desde o seu início até a conclusão.

Isso porque a tecnologia BIM, basicamente permite realizar várias funções ao mesmo tempo no mesmo arquivo de projeto.

A disseminação dessa metodologia no país busca trazer resultados, principalmente no ramo de imóveis e construção como ganhos na produtividade da construção civil, reduzir os prazos de obras, estimular a redução de custos existentes no ciclo da vida do empreendimento, entre outros.

Quando falamos da tecnologia BIM, o primeiro software que nos vem à mente, e também o mais procurado é o Revit.


Manuseio de software bim.
TECNOLOGIA BIM

Isso porque em questões de praticidade e funcionalidade, encontramos no Revit vários aspectos que o tornam um dos programas mais procurados pelas empresas e representam diferenciais em procuras de estágio na área de Arquitetura e Engenharia.

O Revit surgiu nos anos 90 posteriormente foi comprado e desenvolvido pela Autodesk e hoje é um dos softwares referência em BIM. Mas vale lembrar que Revit e BIM não são a mesma coisa, uma vez que o software não contempla todos os aspectos da metodologia, mas utiliza algumas de suas ferramentas em seus processos.

Entre algumas de suas funcionalidades, encontramos o levantamento de materiais, análise estrutural, quantitativo de materiais, estudo de iluminação e hidráulico, por exemplo. E ainda faz a gestão dos processos, aumentando a qualidade e precisão do produto final.


Projeto estrutural de residência de alto padrão desenvolvida no Revit.
PROJETO DESENVOLVIDO NO REVIT

Por isso, o Revit é uma ótima proposta para entender melhor as etapas de construção em uma obra e aprender mais sobre tipos de materiais.

Os softwares que utilizam a metodologia BIM, como o Revit, conseguem unir design, construção, rascunho e gerenciamento de processos em um único lugar.


Outros softwares que utilizam a metodologia BIM são o Allplan, ArchiCAD, Bentley, Solibri, Robot e Navisworks.

 

A TECNOLOGIA QUE IMPULSIONOU A VISUALIZAÇÃO 3D

Apenas o 3D não bastava para compreender a amplitude e realidade dos projetos. Para isso, surgiram os renderizadores para apresentar um efeito mais realista, são utilizados para completar o trabalho feito em 3D, deixando o projeto mais real possível.

O uso desses programas se tornou fundamental para uma empresa no ramo da construção imobiliária, justamente por facilitar a visualização da construção, auxiliando inclusive no processo criativo e decorativo do imóvel durante seu projeto.

Algumas das vantagens em utili