google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html TELHADO | TIPOS | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TELHADOS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Atualizado: 12 de mar. de 2022


É sabido que uma das partes mais importantes de uma casa é o telhado. Por isso, conhecer as possibilidades existentes no mercado é imprescindível na hora de escolher o modelo mais apropriado. Confira os principais tipos, suas vantagens e desvantagens, para que possa fazer a melhor escolha.


Índice do Artigo


  • Telhado Embutido

  • Telhas de Cerâmica

  • Telhas de Concreto

  • Telhado Verde

  • Telhado Translucido


 

Telhado Embutido


Telhado Embutido, é também chamado de telhado de caixote ou não aparente. É o telhado mais comum no mercado atualmente, isso porque ele traz consigo um ar moderno, além de ser mais econômico.


Tal tipo é composto por telhas que são escondidas por uma platibanda, que nada mais é do que uma mureta. A platibanda pode ser feita tanto de alvenaria como com pré-moldados, variando sua altura segundo o estilo do projeto.


Representação de como é um telhado embutido, composto por laje, telha ondulada, pingadeira, platibanda, viga e calha.
ESQUEMA TELHADO EMBUTIDO

Quando se fala desse tipo de telhado, o mais comum é que a telha seja de fibrocimento. Essa é uma opção que possui placas leves e de fácil instalação, além de mais baratas. Contudo, o fibrocimento esquenta mais facilmente e tem uma vida útil menor.


Para que haja um melhor isolamento térmico, muitas vezes são instaladas mantas isolantes, fazendo com que a construção tenha maior conforto.


Outro modelo também utilizado é o metálico. São telhas de aço galvanizado que, apesar de similar ao fibrocimento, apresentam bom isolamento térmico e boa resistência.

O grande problema no telhado embutido é que o fácil entupimento das calhas pode causar infiltrações. Dessa forma, é necessária a limpeza periódica do local, além da impermeabilização da laje, para evitar tal acontecimento.


 

Telhas de Cerâmica


Um dos telhados mais conhecidos no Brasil é o feito com telha cerâmica, isso porque, além de apresentar um conforto térmico e acústico, ela possui diversos formatos, variando seu possível grau de inclinação. Ademais, costuma dar ao edifício um design mais rústico e tradicional.


Contudo, a grande desvantagem desse tipo de telha é que ela é feita de barro ou argila, fazendo com que o material tenha um peso elevado e necessite de uma estrutura de madeira robusta.


Além disso, como o material da telha é poroso, se faz necessário a aplicação de permeabilizastes e limpeza frequente para que não haja proliferação de fungos.

Os tipos de telhas cerâmicas são: Americana, Colonial, Italiana, Romana, Portuguesa e Francesa.
TIPOS DE TELHAS CERÂMICAS

Através das telhas de cerâmica é possível fazer telhados de diversas águas. O número de águas do telhado é a quantidade de superfícies inclinadas que o telhado tem. Ou seja, a parte da estrutura onde a chuva vai cair e escorrer em direção a calha ou ao chão.

A escolha da quantidade de águas se dá pelo profissional responsável segundo o projeto que será executado. O telhado de duas águas é o mais comum em casas pequenas, enquanto casas maiores normalmente possuem múltiplas águas.


Casa simples com um telhada que possui duas águas a fim de não haver acúmulo de água.
TELHADO COM DUAS ÁGUAS


Telhado com muitas águas contribuindo para o não acúmulo de água.
TELHADO COM MÚLTIPLAS ÁGUAS

 

Telhas de Concreto


As telhas de concreto vêm ganhando espaço no mercado, pois são uma ótima opção em questão praticidade, acabamento e necessidade de manutenção.


Pelo concreto ser um material mais pesado que o barro e a argila, esse tipo de telha acaba exigindo mais da estrutura. Sendo então necessário maior gasto no projeto.


Contudo, a telha de concreto é duas vezes mais resistente e, já que é produzida por indústrias, possui peças idênticas, facilitando o encaixe e diminuindo a necessidade de futuras manutenções.


Outro ponto interessante das telhas de concreto é que elas podem ser coloridas, colaborando para a estética do projeto. Porém, mesmo com a possibilidade da utilização de telhas claras, o concreto pode deixar a edificação muito quente. Assim, uma opção viável é a utilização da manta térmica na laje para o maior conforto dos moradores.


Diversas casas coloridas compostas por telhados de cimento.
TELHADO DE CIMENTO

 

Telhado Verde


Tal qual um jardim, o telhado verde possui grama e plantas sobre uma laje impermeabilizada. As maiores vantagens desse tipo são a absorção das chuvas e o isolamento térmico. Contudo, o peso das plantas faz com que a laje fique sobrecarregada e seja necessário um reforço.


Para a instalação desse tipo de telhado, são necessárias seis camadas, sendo elas:


  • Impermeabilização: Manta de PVC fixa em todo o local;

  • Água: Lâmina d’água sobre a laje, em torno de 5cm;

  • Sistema de drenagem: Grelha de plástico de 7cm;

  • Tecido permeável: TNT reciclado para proteger a grelha de forma que as raízes cheguem até a água;

  • Terra Composto orgânico;

  • Vegetação: gramas, arbustos e árvores baixas.


Em cima dos prédios, têm-se uma vegetação.
TELHADO VERDE

 

Telhado Translúcido


A telha transparente ou translúcida é toda telha que permite a entrada de luz. Placas lisas, policarbonato e telhas de PVC são algumas formas de como pode ser realizadas os telhados translúcidos.


São materiais resistentes contra umidade e mofo, além de ajudar a economizar energia. Porém, não fornece isolamento térmico nem acústico.


A instalação de uma telha transparente depende do tipo da telha. As de vidro costumam ser mais pesadas, contudo, sua instalação é feita por encaixe tal qual a telha de cerâmica.


Já a telha de policarbonato é mais leve e não exige tanto esforço da estrutura. Por outro lado, não apresentam um modelo totalmente transparente como o de vidro.


Local aberto e arejado, iluminado pela luz solar pelo fato de haver um telhado translúcido.
TELHADO TRANSLÚCIDO

Sabendo os melhores os tipos de telhados, é possível avaliar a melhor opção para seu projeto.


Pesando em construir ou reformar? Como vimos, um projeto bem elaborado pode ajudar na economia na hora de construir e ainda sim ter conforto térmico, acústico e um design moderno para sua casa, venha fazer um orçamento sem compromisso!

 

Chegamos ao final desse artigo. Esperamos que você tenha se interessado e aprendido um pouco mais sobre os tipos de telhados. Com essas informações, você pode compreender um pouco mais qual se encaixa mais no projeto que gostaria para sua casa. Esperamos que tenhamos conseguido facilitar seu caminho nessa árdua e maravilhosa jornada da construção civil.


Se interessou e quer saber um pouco mais sobre Projeto Arquitetônico? Confira nossos serviços!! Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais! Estamos sempre postando nossos principais projetos!



938 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page