google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
 

OS PRINCIPAIS TIPOS DE TELHADOS E SUAS CARACTERÍSTICAS

Atualizado: 12 de mar.


É sabido que uma das partes mais importantes de uma casa é o telhado. Por isso, conhecer as possibilidades existentes no mercado é imprescindível na hora de escolher o modelo mais apropriado. Confira os principais tipos, suas vantagens e desvantagens, para que possa fazer a melhor escolha.


Índice do Artigo


  • Telhado Embutido

  • Telhas de Cerâmica

  • Telhas de Concreto

  • Telhado Verde

  • Telhado Translucido


 

Telhado Embutido


Telhado Embutido, é também chamado de telhado de caixote ou não aparente. É o telhado mais comum no mercado atualmente, isso porque ele traz consigo um ar moderno, além de ser mais econômico.


Tal tipo é composto por telhas que são escondidas por uma platibanda, que nada mais é do que uma mureta. A platibanda pode ser feita tanto de alvenaria como com pré-moldados, variando sua altura segundo o estilo do projeto.


Representação de como é um telhado embutido, composto por laje, telha ondulada, pingadeira, platibanda, viga e calha.
ESQUEMA TELHADO EMBUTIDO

Quando se fala desse tipo de telhado, o mais comum é que a telha seja de fibrocimento. Essa é uma opção que possui placas leves e de fácil instalação, além de mais baratas. Contudo, o fibrocimento esquenta mais facilmente e tem uma vida útil menor.


Para que haja um melhor isolamento térmico, muitas vezes são instaladas mantas isolantes, fazendo com que a construção tenha maior conforto.


Outro modelo também utilizado é o metálico. São telhas de aço galvanizado que, apesar de similar ao fibrocimento, apresentam bom isolamento térmico e boa resistência.

O grande problema no telhado embutido é que o fácil entupimento das calhas pode causar infiltrações. Dessa forma, é necessária a limpeza periódica do local, além da impermeabilização da laje, para evitar tal acontecimento.


 

Telhas de Cerâmica


Um dos telhados mais conhecidos no Brasil é o feito com telha cerâmica, isso porque, além de apresentar um conforto térmico e acústico, ela possui diversos formatos, variando seu possível grau de inclinação. Ademais, costuma dar ao edifício um design mais rústico e tradicional.


Contudo, a grande desvantagem desse tipo de telha é que ela é feita de barro ou argila, fazendo com que o material tenha um peso elevado e necessite de uma estrutura de madeira robusta.


Além disso, como o material da telha é poroso, se faz necessário a aplicação de permeabilizastes e limpeza frequente para que não haja proliferação de fungos.

Os tipos de telhas cerâmicas são: Americana, Colonial, Italiana, Romana, Portuguesa e Francesa.
TIPOS DE TELHAS CERÂMICAS

Através das telhas de cerâmica é possível fazer telhados de diversas águas. O número de águas do telhado é a quantidade de superfícies inclinadas que o telhado tem. Ou seja, a parte da estrutura onde a chuva vai cair e escorrer em direção a calha ou ao chão.

A escolha da quantidade de águas se dá pelo profissional responsável segundo o projeto que será executado. O telhado de duas águas é o mais comum em casas pequenas, enquanto casas maiores normalmente possuem múltiplas águas.


Casa simples com um telhada que possui duas águas a fim de não haver acúmulo de água.
TELHADO COM DUAS ÁGUAS


Telhado com muitas águas contribuindo para o não acúmulo de água.
TELHADO COM MÚLTIPLAS ÁGUAS

 

Telhas de Concreto


As telhas de concreto vêm ganhando espaço no mercado, pois são uma ótima opção em questão praticidade, acabamento e necessidade de manutenção.


Pelo concreto ser um material mais pesado que o barro e a argila, esse tipo de telha acaba exigindo mais da estrutura. Sendo então necessário maior gasto no projeto.


Contudo, a telha de concreto é duas vezes mais resistente e, já que é produzida por indústrias, possui peças idênticas, facilitando o encaixe e diminuindo a necessidade de futuras manutenções.


Outro ponto interessante das telhas de concreto é que elas podem ser coloridas, colaborando para a estética do projeto. Porém, mesmo com a possibilidade da utilização de telhas claras, o concreto pode deixar a edificação muito quente. Assim, uma opção viável é a utilização da manta térmica na laje para o maior conforto dos moradores.


Diversas casas coloridas compostas por telhados de cimento.
TELHADO DE CIMENTO