google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
  • Mariah Schroden

VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS!

Atualizado: Mai 12

A construção civil é um ramo da Engenharia que está constantemente sendo aprimorado por meio do surgimento de novas tecnologias. Dia após dia a organização da obra é facilitada, aumentando ainda mais a sua eficiência.


Dessa forma, as estruturas pré-moldadas se popularizaram nos últimos anos por serem uma opção bastante econômica. Além disso, garantem rapidez, qualidade e durabilidade para a obra, sendo também um dos métodos mais sustentáveis para construir. Se você ainda não ouviu falar do concreto pré-moldado, veja e entenda um pouco mais sobre esse método inovador. Saiba analisar a melhor opção para a construção da sua obra!

Índice do Artigo

  • Como são feitos os pré-moldados?

  • Quais são os tipos de pré-moldados?

  • Qual a diferença de pré-moldados e pré-fabricados?

  • Quais são as principais vantagens?

  • Quais são as principais desvantagens?


Como são feitos os pré-moldados?


Como o nome indica pré-moldado é um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. Esse concreto é, então, levado para uma área controlada. A qualidade da peça é obtida justamente devido ao processo de cura do concreto. Diferentemente do concreto comum produzido no local de construção, que ocorre em um ambiente em perfeitas condições de temperatura.

Após a cura e retirada do molde, o concreto é transportado para a área da construção na qual será utilizado. Esse processo acontece de forma mais rápida, segura e acessível que o processo do concreto comum, produzido no canteiro de obras.

O concreto pré-moldado costuma ser muito utilizado em obras de grande porte, como edifícios, pontes e shopping. Mas, apesar disso, está cada vez mais presente em obras menores, como casas e edifícios pequenos.


Quais são os tipos de pré-moldados?

No Brasil são utilizados principalmente os pré-moldados em concreto armado ou em aço. No caso do concreto, as peças são destinadas a construção de prédios de pequeno e médio porte. Já os elementos metálicos moldados pelo aço são utilizados, sobretudo em indústrias, atendendo construções de pequeno ou grande porte.


Qual a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados?


Não é incomum confundir pré-moldados aos pré-fabricados. Ambos os elementos estruturais são produzidos fora do ponto do terreno onde serão implantados, mas ainda assim são definições distintas. Quem melhor define um elemento pré-fabricado ou pré-moldado é a NBR 9.062/2016 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas.

Os pré-fabricados consistem em uma técnica semelhante aos pré-moldados, diferenciando-se no maior controle de qualidade de suas peças na fabricação. Isso ocorre devido à produção industrial ou em fábricas, que possuam mão de obra treinada e especializada para esse fim. Nelas são realizados testes durante as etapas de fabricação, o cimento utilizado é selecionado, permitindo um controle de qualidade mais rigoroso. Além disso, é necessário, também, que em todas as etapas realizadas haja o auxílio de máquinas e equipamentos adequados.

Já nas estruturas pré-moldadas, no processo de fabricação o controle de qualidade é mais ameno. Sendo, assim, necessário passar por inspeções e fiscalizações mais severas por parte das empresas de construção ou mesmo do proprietário. Apesar disso, ainda devem ser produzidas de acordo com as normas ABNT NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento – e ABNT NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

É importante saber que apesar dos pré-fabricados serem submetidos a exigências mais rigorosas de execução e controle, não implica dizer que os pré-moldados possuem qualidade inferior.


Quais são as principais vantagens?

Confira algumas das vantagens de utilizar o concreto pré-moldado na sua obra:

  • Controle de qualidade: Conforme já informado, uma das principais vantagens dos pré-moldados de concreto é o alto controle de qualidade da fabricação. Todas as peças são feitas em um local apropriado, plano, seguro e com um fácil acesso para todos. A alta tecnologia empregada permite a produção de um material excepcional, que se adéqua perfeitamente às necessidades da obra.

  • Otimização do tempo e agilidade na construção: Com a construção tradicional é necessária muita mão de obra para confecção do concreto, diferentemente do uso de pré-moldados. Ele permite construir com agilidade, já que as peças são feitas em locais separados e independem do andamento da obra. As estruturas podem estar sendo feitas ao mesmo tempo em que é executada a fundação da obra. Como vigas e pilares que serão utilizados para a estrutura do primeiro e segundo andares de um prédio, por exemplo. Basta garantir o correto armazenamento dessas peças até o momento de utilização.

  • Custo benefício: Uma das vantagens mais interessantes para quem busca economizar em sua obra é o custo benefício do pré-moldado. Como a montagem é rápida e terceirizada, há um ganho de tempo e, consequentemente, um ganho financeiro ao utilizar esse método construtivo.

Devido as peças serem encaixáveis, a mão de obra no canteiro é reduzida visto que não há a necessidade de cortes ou intervenções em suas peças. Além disso, os custos com manutenção também são menores, o que torna esse item um investimento excelente a longo e curto prazo. No entanto, tenha cuidado ao escolher o fabricante de seus materiais, para que você não venha a ter problemas futuros com a qualidade do produto entregado.



  • Sustentabilidade: Os recursos utilizados na elaboração dos pré-moldados possuem baixo impacto ambiental por serem matérias-primas naturais encontradas em abundância. Ademais, a redução dos resíduos gerados pela obra, reciclagem e reutilização das estruturas moldadas também as torna uma solução mais sustentável.

  • Durabilidade: O concreto pré-moldado é um material capaz de durar muitos anos. Como seu processo produtivo é mais cuidadoso, o produto final tem mais qualidade. Outro fator a ser levado em consideração é sua resistência, já que costuma ser superior se comparada aos concretos usinados. A estabilidade desse concreto diminui a manutenção e os cuidados necessários e dispensa tratamentos químicos para evitar seu apodrecimento.

  • Organização do canteiro de obras: Passou-se o tempo em que construção civil era associada à bagunça e sujeira. As estruturas pré-moldadas vêm para contribuir bastante na organização do canteiro de Obras. Pelo fato das estruturas já chegarem prontas, não há a necessidade de designar um local para bater o concreto. Além disso, também não é preciso guardar os materiais utilizados por ele, como areia, brita cimento e água. Resultando em mais espaço, menos sujeira, evitando o acúmulo de resíduos indesejáveis e melhorando a qualidade no ambiente de trabalho


Quais são as principais desvantagens?

Embora existam diversas vantagens na utilização do material pré-moldado, é preciso analisar também o outro lado da moeda. Fazem-se necessários cuidados especiais quanto a viabilidade de sua obra devido as seguintes situações:


  • Mão de obra qualificada:Um dos grandes desafios da utilização dos pré-moldados é a necessidade de mão de obra qualificada. Assim, considerando que o sistema está se instalando no país, em algumas regiões pode ocorrer a falta de profissionais especializados.

  • Limitação arquitetônica:Em uma construção tradicional, o cliente possui a liberdade de modelar o seu projeto da forma que quiser. Entretanto, no caso dos pré-moldados, as empresas apresentam em seu portfólio uma quantidade de modulações disponíveis para escolha. Assim, o cliente deverá se os modelos de plantas propostos estão de acordo com as suas necessidades.

  • Limitação para futuras alterações:Alterar o layout de uma obra convencional não é simples e em um projeto pré-moldado torna-se ainda mais complicado realizar futuras reformas ou ampliações. Dessa forma, qualquer possível alteração deve ser planejada desde o início da obra para evitar complicações.


  • Disponibilidade:A implantação desse método construtivo ainda está adentrando no mercado brasileiro, sendo necessário analisar sua disponibilidade na região. A indisponibilidade à logística de transporte pode tornar o projeto economicamente inviável se não houver empresas próximas oferecendo o serviço.

  • Investimento inicial:Em uma construção convencional as despesas são geradas conforme ocorre a evolução da obra. Assim, é possível inclusive interrompê-la para dar continuidade no futuro. Já as construções com pré-moldados exigem um investimento inicial alto para a fabricação dos painéis. Fato que pode ser um grande ponto negativo para começar a sua obra. Entretanto, isso evita a possibilidade de surpresas desagradáveis de caráter financeiro no decorrer da construção.

É notável que a construção com pré-moldados é uma técnica de qualidade, entretanto sua viabilidade depende de diversos aspectos. É necessário analisar o melhor custo benefício para sua obra, antes de optar pelo uso dessa nova tecnologia. É essencial realizar um estudo que considere a localização, as características do terreno e um projeto arquitetônico bem definido.


Gostou das dicas? Veja outros sistemas construtivos modernos que ganham cada vez mais espaço no mercado, ajudando seu bolso e o meio ambiente: Utilização de containers na construção civil , Steel e Wood frame: sistemas construtivos inteligentes e conheça também as Novas Tecnologias da engenharia Civil.

Vai construir e não sabe por onde começar? A gente pode ajudar!

Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil – Projetos de solução e realização de sonhos.


Sediada em Ilha Solteira – SP, a Alicerce é uma empresa júnior de engenharia civil da UNESP. Nós realizamos projetos arquitetônicos, elétricos e hidrossanitários e fazemos a regularização de imóveis para você que quer reformar ou construir. Além disso, por sermos uma empresa sem fins lucrativos, oferecemos preços inferiores ao do mercado.

Ficou em dúvida sobre a qualidade dos nossos projetos? Então pode ficar tranquilo! Oferecemos projetos personalizados de acordo com a necessidade do cliente, com a garantia e aprovação dos professores de uma das melhores universidades do país.

Entre em contato conosco através de uma das nossas redes sociais e marque uma reunião de orçamento sem compromisso!

1,232 visualizações
Muro de cimento rachado
Quer construir seus sonhos com uma base forte? Venha para a Alicerce.

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP, (ao lado da Kikão)

Fixo: 3743-1000 Ramal 1412

Whatsapp: (18)996232111

Antendimento: Seg. à Sex.
Horário: 8h30 às 12h - 14h às 18h

MÍDIAS SOCIAIS

facebook.png
instagram.png
whatsapp.png

(18)996232111