google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
 

STEEL E WOOD FRAME: SISTEMAS CONSTRUTIVOS INTELIGENTES

Atualizado: 28 de out. de 2020

Obras mais rápidas, limpas e sustentáveis, com um considerável leque de vantagens sobre as edificações de alvenaria. Os sistemas construtivos Steel e Wood Frame começam a impor presença em projetos residenciais, do alto padrão às habitações sociais.

STEEL E WOOD FRAME

Índice do Artigo

  • Sistema construtivo Steel Frame

  • Vantagens do sistema Steel Frame

  • Steel Frame no Brasil

  • Desvantagens do sistema Steel Frame

  • Sistema construtivo Wood Frame

  • Vantagens do sistema Wood Frame

  • Desvantagens do sistema Wood Frame

  • Qual sistema construtivo escolher?


 

Sistema construtivo Steel Frame

No sistema construtivo inteligente Steel, as estruturas são formadas por perfis de aço galvanizado. Seu fechamento ocorre por placas que podem ser de madeira, cimentícias ou outros materiais. Para compreender melhor seu funcionamento, vamos ver seus componentes:


Fechamento externo: a estrutura é composta por perfis de aço galvanizado, isolante termo acústico, painel estrutural de OSB e placa cimentícia. Após a aplicação das placas é possível adicionar o tipo de acabamento que o cliente deseja.


Fechamento interno: composto pelos perfis de aço galvanizado, isolamento semelhante ao externo e drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento (cerâmica pintura). Já a fundação é do tipo radier. Nesse tipo de fundação as tubulações das instalações elétricas e das instalações hidráulicas já são instaladas.


 

Vantagens do sistema Steel Frame

Cerca de 75% do imóvel é produzido na fábrica e montada no canteiro, aumentando a precisão e reduzindo o entulho. Além disso, a limpeza do canteiro de obras não necessita do uso de água, proporcionando um sistema construtivo mais sustentável.


As construtoras, os operários e os moradores não são os únicos a tirar proveito dos benefícios desses sistemas inteligentes. Esses métodos industrializados permitem o controle muito maior do projeto por parte dos arquitetos e engenheiros. Isso ocorre, pois reduzem drasticamente a margem de erro, reduzindo a geração de resíduos à praticamente zero.


Outra vantagem que acarretam é a diminuição do tempo de construção, pois a maior parte dos componentes são pré-fabricados. Este tempo chega a ser metade quando comparado com uma construção de alvenaria. Algumas casas podem ser finalizadas em 15 dias ou menos, com um custo menor devido à rapidez da obra.


Além disso, há a facilitação na passagem e manutenção de tubulações como as hidrossanitárias, elétricas e de gás. Isso ocorre, pois os materiais chegam prontos à obra.


Com a utilização do Steel Frame, há uma grande economia de recursos, pessoas, tempo e até de área. Sendo assim, torna-se um processo mais otimizado e vantajoso em relação à alvenaria convencional.


Não está convencido? Confira as vantagens desse sistema em números:


- 50% menos operários no canteiro;


- 5% de ganho de área, pois as paredes internas têm espessura menor que blocos e tijolos;


- 30% menos tempo para finalizar o trabalho;


- 40% menos concreto na fundação, pois as estruturas são seis vezes mais leves.


CONSTRUÇÃO STEEL FRAME

 

Steel Frame no Brasil

Em relação ao cenário de regulamentação desse tipo de estrutura no Brasil temos:


NBR

6.355:2003 Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização


14.715:2001 Chapas de Gesso Acartonado – Requisitos


14.717:2001 Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas


14.762:2001 Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento


15.217:2009 Perfis de Aço para Sistemas de Gesso Acartonado – Requisitos


15.253:2005 Placa Plana Cimentícia sem Amianto – Requisitos e Métodos de Ensaio


15.498:2007 Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas


DIRETRIZ SINAT Nº 003 Sistemas Construtivos em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamento em Chapas Delgadas (sistema leve tipo “Light Steel Framing”.).


 

Desvantagens do sistema Steel Frame


Apesar dos enormes benefícios, há desvantagens no uso desse sistema de construção. Assim como no próximo estilo, o Steel frame não costuma ser utilizado em prédios com mais de cinco pavimentos. Contudo, é possível, sim, encontrar edificações com vários pavimentos construídos. Além disso, há também certa dificuldade em encontrar mão de obra especializada, exigindo um constante treinamento dos operários.


Mesmo com todas essas vantagens, o sistema construtivo inteligente é utilizado em apenas 3% das edificações brasileiras. Isto ocorre, porque o mercado é bem conservador e adere lentamente às novas tecnologias. Contudo, pode ser uma ótima opção para você que deseja construir o seu imóvel de uma forma mais rápida e sustentável.


É importante fixar a diferença entre Wood e Steel frame. No primeiro, o esqueleto de sua estrutura utiliza perfis de madeira enquanto o último utiliza perfis metálicos.


 

Sistema construtivo Wood Frame


Os sistemas de construções a base de Wood Frame - construções de madeira - tiveram início no século XIX nos Estados Unidos. Utilizam em seus sistemas materiais de origem reflorestada, tornando-o um sistema construtivo sustentável e limpo.