google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html REALIDADE VIRTUAL E MERCADO IMOBILIÁRIO: INOVAÇÕES
top of page

COMO A REALIDADE VIRTUAL INOVOU O MERCADO IMOBILIÁRIO

Uma tecnologia que inicialmente foi desenvolvida para o mundo dos games, vem sendo implementada no ramo de vendas imobiliárias. A possibilidade de levar as pessoas a um ambiente totalmente digital é o que diferencia a realidade virtual. Sendo assim, essa tecnologia tem um incrível potencial de inovação no mercado imobiliário e é o que vamos tratar agora!


Índice do Artigo:

• O que é a Realidade Virtual?

• A Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

• Vantagens para o futuro

• Diferenças de AR e VR nas vendas


 

O que é a Realidade Virtual?


UM HOMEM E UMA MULHER UTILIZANDO UM EQUIPAMENTO PARA VISUALIZAR UMA IMAGEM 3D

A realidade virtual, como o nome já indica, se trata de uma tecnologia que simula ambientes digitalmente. Com isso, consegue proporcionar ao usuário a sensação de imersão em uma ambiente real. Para isso, as ferramentas utilizadas induzem efeitos visuais e sonoros para proporcionar a experiência mais próxima da realidade.


Dependendo do sistema utilizado, o usuário pode ou não interagir com o ambiente virtual. Para isso, atualmente são usados os chamados óculos de realidade virtual, extremamente práticos para a imersão do usuário. Agora vamos entender um pouco como eles funcionam!


Você deve estar se perguntando: “Uma imagem plana não bastaria para criar uma sensação de imersão no ambiente”. Exatamente, por isso que no óculos de realidade virtual cria uma ilusão de profundidade através da estereoscopia, onde duas imagens diferentes são geradas, uma para cada olho. Com isso, o cérebros interpreta as duas imagens como uma, causando assim a sensação de realidade.


Diferente dos óculos 3D utilizados no cinema, os óculos de realidade virtual não permanecem estáticos em uma imagem. Ou seja, acompanham o movimento do usuário dentro do ambiente, permitindo a visualização de qualquer ponto do espaço.


A utilização dessa tecnologia começou com os games, permitindo aos jogadores interações mais realistas e interessantes. Também é possível a conexão do usuário com o ambiente, ou seja, a interação com o ambiente virtual.


Gostaria de conhecer um pouco mais sobre as principais tecnologias na engenharia civil? Não deixe de conferir nosso blog.


 

A Realidade Virtual no Mercado Imobiliário

TRÊS PESSOAS VISUALIZANDO UM EDIFICIO EM 3D

A realidade virtual tem revolucionado diversos setores, um deles é o mercado imobiliário. Sabemos que o mercado brasileiro ainda não tem uma cultura de inovação muito forte, porém essa tendência veio pra ficar. Não dá mais para ignorar seus benefícios e é muito importante as empresas de adequarem ao mundo atual.


Diferentes empresas do ramo estão trazendo inovações e opções como a realidade virtual para a venda e aluguel de imóveis. Principalmente, por proporcionar ao usuário a visualização realista do imóvel e otimizar a decisão do cliente.


Seguindo o mesmo caminho, serviços como Visualização 3D e maquete virtual, são opções muito interessantes atualmente. Com o prolongamento do isolamento social, é importante proporcionar ao cliente a experiência de conhecer o imóvel mesmo à distância.


Além das vantagens da realidade virtual com relação a visualização a distância, podemos citar inúmeras outras que impactam o mercado. Uma das mais relevantes é proporcionar ao cliente uma ideia realista das dimensões dos ambientes. Algo muito difícil de transmitir apenas com a planta baixa ou fotos do imóvel. Com isso, evita-se decepções e otimiza a possibilidade de compra.


Listamos pra vocês as principais vantagens do uso da realidade virtual! Confira a seguir!


  • Decoração virtual

Como o imóvel vai ser apresentado em um ambiente virtual, o uso de decoradores físicos é dispensável. Com isso, é possível economizar muito financeiramente e decorar digitalmente um número maior de ambientes.

Além disso, é possível fazer diversas decorações e atingir clientes com perfis variados.


ESQUEMA DE VISUALIZAÇÃO DE UM COZINHA

  • O imóvel vai até o cliente

Com o uso da realidade virtual o cliente não precisa mais de deslocar até o local do imóvel. Sendo assim, o cliente economiza com transporte e otimiza seu tempo.

  • Visualizar um imóvel ainda não construído

Com o uso de tecnologias utilizadas no desenvolvimento de projetos, é possível criar imagens realistas da edificação. Para isso utiliza-se softwares como Revit, Sketch Up ou AutoCad, que modelam o meu projeto. Fazendo o uso desses programas em conjunto com a realidade virtual, é possível executar passeios virtuais por imóveis ainda em desenvolvimento.

  • Atendimento personalizado

Seguindo o raciocínio de que o cliente não precisa de locomover para visitar os imóveis, o cliente tem liberdade para visualização. Ou seja, é possível dedicar mais tempo e criar mais opções conforme o gosto do cliente. Assim, desenvolver novos projetos que se adequem às expectativas dos usuários.

SALA DE ESTAR INTEGRADA COM A COZINHA EM 360°

  • Tours Virtuais 360º

Esse recurso é muito interessante para expor os ambientes e integrar a realidade virtual nesse contexto. Podem ser realizados em imóveis já construídos ou em desenvolvimento. Além de poder estar disponíveis em Smartphone ou podendo ser acessado pelo computador.

Você já se imaginou caminhando pelo apartamento dos seus sonhos? É exatamente isso que o Tour Virtual 360º proporciona. Nele é possível enxergar todos os ângulos do ambiente visualizado.

Essa tecnologia pode ser integrada com o uso dos óculos de realidade virtual e proporcionar uma maior imersão no ambiente. Podendo ou não ter interações com os mesmo.


SMARTPHONE MOSTRANDO UMA VISUALIZAÇÃO DE UM QUARTO

Um ponto que diferencia o Tour Virtual 360º de um simples vídeo é a capacidade de prender a atenção do usuário. Sabemos o quanto é difícil prender a atenção do cliente durante poucos minutos com um vídeo dos cômodos do imóvel. Porém, ao se utilizar dessa tecnologia, a experiência do cliente se torna muito mais interativa e interessante.

Ainda nesse contexto, algumas empresas já estão elevando o Tour virtual a um novo patamar. Com a possibilidade de personalizar objetos e decoração do ambiente. Esse recurso permite ao usuário mais liberdade de escolha e melhora a qualidade do serviço. Sendo assim, o cliente pode trocar armários, revestimento das paredes, piso, cuba, pias e até o formato dos rodapés em cada um dos cômodos.

  • Meio digital

Fazer uso dos recursos de realidade virtual, abrem diversas oportunidades para investir no mercado online. Com isso, é importante ressaltar a oportunidade de atingir um número muito maior de pessoas e anunciar melhor seus serviços.

Gostaria de saber mais sobre as novas tendências do mercado imobiliário? Confira nosso artigo Como a Pandemia Impactou o Mercado Imobiliário.


 

Vantagens para o futuro


Como já mencionado anteriormente, diversas empresas já adotam recursos de realidade virtual em seus serviços e estão atualizadas no mercado. A aplicação da tecnologia BIM (Building Information Modeling) irá se tornar obrigatória nos projetos de engenharia daqui a alguns anos. Com relação a isso, a realidade virtual e ferramentas como o Tour Virtual se assemelham e seguem o mesmo caminho.


UM HOMEM SEGURANDO UM VR

As vantagens e perspectivas para o futuro do mercado indicam sua implementação em grande peso. Confira as principais vantagens para o futuro!


  • Aumento das Vendas

Entende-se que publicar seu empreendimento e proporcionar visitas durante todo o dia, sem restrições, é muito vantajoso. Dessa forma, é possível alcançar mais clientes, não se limitando pela localização.

  • Antigos métodos de venda ultrapassados

Os métodos tradicionais de venda de imóveis já não são tão interessantes para o mercado atual. Maquetes físicas e folders impressos ainda se fazem presentes nas maiorias dos lançamentos, mas perdem espaço para tours virtuais em 360º.

Importante ressaltar como lançamentos podem ser tornar cada vez mais interessantes, eventos que priorizam a interação do usuário com a realidade virtual. Fazendo o uso de óculos de realidade virtual, é possível realizar lançamento que abranger grande quantidade de pessoas. Além de impressionar com a novidade no mercado!

  • Redução de custos

Como já mencionado anteriormente, o uso da realidade virtual proporciona uma redução de custos. Isso se dá principalmente à economia com relação a decoração física de ambientes, podendo ser realizada digitalmente.

Além de economizar com corretores presenciais, podendo assim investir em plataformas digitais que abrangem mais pessoas.

  • Comércio Virtual

Importante ressaltar que não é necessário o uso de computadores pesados e materiais complicados. Nesse sentido, você pode implementar diversos recursos digitais, abrangendo várias realidades. Como o uso de aplicativos, fotos 360º e QR Code.

 

Diferenças de AR e VR nas vendas



HOMEM SENTADO NO SOFÁ MANIPULANDO UM ESQUEMA VIRTUAL

Primeiramente, vamos esclarecer os significados dessas duas siglas e diferenciá-las:

A (AR) significa Realidade Aumentada, enquanto que VR significa Realidade Virtual. A diferença entre Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) é que:

A RV cria cenários completamente digitais, já a RA utiliza elementos reais para criar novos elementos no ambiente real.

Para concluir, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o uso da Realidade Virtual no Mercado Imobiliário. Como também a importância de sua utilização, sendo uma tendência indispensável para o futuro!

Gostou desse assunto e quer saber mais? Então confira as principais novidades da Engenharia Civil e Mercado Imobiliário no nosso blog. Além de conferir nossos principais serviços! Visualização 3D, Projeto Arquitetônico e Regularização!

Entendemos como a Visualização 3D é o futuro desse mercado e estamos dispostos a te ajudar! Não deixe de conferir nossas Redes Sociais, estamos sempre postando nossos principais projetos!

639 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page