google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html PLANTA BAIXA | IMPORTÂNCIA | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

IMPORTÂNCIA DA PLANTA BAIXA NO SEU PROJETO

Atualizado: 19 de nov. de 2020


Confira, agora, algumas informações sobre o que é uma planta baixa, e sua importância na realização de um bom projeto.

Índice do Artigo


• Introdução

• O que é Planta baixa?

• Importância desse desenho técnico

• Principais problemas de não possuir um bom projeto de planta baixa

• Como evitar futuros problemas?

• Como obter um excelente projeto de planta baixa?


 

Introdução


O processo de reforma ou construção de um imóvel não é uma tarefa fácil. Existem diversas exigências e etapas a serem compridas. São elaborações de projetos; contratação de mão de obra; compra de material; acompanhamento de obra e muito mais. Logo, costuma ser um fardo grande para o proprietário. Além disso tudo, existe certa burocracia que dificulta ainda mais todo esse processo. Em virtude disso, sabendo dessas e outras dificuldades, preparamos um conteúdo que pode vir facilitar um pouco sua jornada construtiva!


pLANTA BAIXA REALIZADA POR MEMBRO DA ALICERCE NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DO SOFTWARE REVIT
PLANTA BAIXA

O primeiro passo para você ter menos dor de cabeça ao reformar ou construir, é atentar-se na elaboração da planta baixa. Para isso, vamos lhe explicar o que é uma planta baixa, seu potencial de tanto ajudar como prejudicar seu projeto. Tentaremos, sobretudo, mostrar a importância e seu papel fundamental no Projeto Arquitetônico.


 

O que é Planta baixa?


Planta Baixa refere-se à um dos muitos desenhos técnicos do Projeto Arquitetônico. Ele baseia-se na visualização da edificação por meio de uma vista superior. Essa visualização é feita a partir de um plano de recorte horizontal imaginário localizado a 1,5m acima do piso. Dessa maneira, é como se fosse retirado tudo que está acima desse recorte. Assim, visualiza-se apenas o que ficou abaixo do plano, ficando nítido o posicionamento da alvenaria (paredes).


ESQUEMATIZAÇÃO DO CORTE FEITO NO IMÓVEL RESULTANDO NA VISUALIZAÇÃO DA PLANTA BAIXA
ESQUEMA DO CORTE

Com o posicionamento aparente da alvenaria, ficam delimitados os espaços de uso da edificação (salas, banheiros, cozinha e etc). Não somente os cômodos, mas também, localização das esquadrias (portas e janelas), corredores e peças hidrossanitárias. Assim, ficam evidenciados os principais aspectos físicos de cada andar presente na estrutura.

 

Importância desse desenho técnico


O primeiro desenho a ser desenvolvido para dar forma a uma ideia, é a planta baixa. É a partir dela que os outros desenhos podem vir a serem feitos. Ou seja, os desenhos de elevações, cortes, faixadas, cobertura e implantação, por exemplo, podem apenas ser concebidos com a previa criação da planta baixa. Consequentemente, ela é a base dos lançamentos dos futuros projetos adjacentes. A partir dai, são feitos os desenhos de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio. Não apenas isso, mas também do sistema de proteção a descargas atmosféricas assim como o cálculo estrutural e das fundações.


Bom, aqui já conseguimos ter uma melhor ideia do quanto ela é importante no resultado final de sua obra.


Veja abaixo uma proposta de Projeto Arquitetônico feito pela Alicerce Empresa Júnior. Essa proposta baseia-se no projeto de validação de prefeitura. Esse tipo de projeto preocupa-se em atender normas vigentes tanto na NBR 6492, quanto ao código de obras da cidade. Nesse caso em particular, preocupou-se em atender às exigências do código de óbras de Ilha Solteira.

PARTE DE UM PROJETO REALIZADO PELA ALICERCE EMPRESA JÚNIOR NA CIDADE DE ILHA SOLTEIRA
PROJETO BATERA

Perceba que nele constam as plantas baixas, cortes e elevações (a planta baixa é aquela mais a esquerda). Esse projeto é um belo exemplo de que, sem esse primeiro desenho (planta baixa), os outros não poderiam terem sido concebidos.

Vale lembrar que sem um Projeto Arquitetônico aprovado pela prefeitura, o proprietário fica impedido de construir sua edificação. As construções que forem submetidas à fiscalização e estiverem em desconforme às exigências da prefeitura, ficam a sujeitas a multas. Não raro também à embargos, interdições e até mesmo a demolição completa do imóvel.

 

Principais problemas de não possuir um bom projeto de planta baixa

Bom, e quais poderiam ser os problemas ao se negligenciar a importância da planta baixa? Listamos aqui, os principais problemas encontrados pelos proprietários em seus imóveis. Ressaltamos que muitos desses problemas poderiam ser evitados dando o real valor a essa etapa do projeto.


ENGEIRNHO FRUSTRADO COM AS DIFICULDADES GERADAS A PARTIR DE UM PROJETO RUIM
PROBLEMAS NA OBRA

  • Picos de energia e sobrecorrente por desequilíbrio entre fases;

  • Lesões das tubulações;

  • Calefação do circuito elétrico;

  • Entupimento, refluxo e mau cheiro nas tubagens;

  • Presença de animais no ambiente;

  • Falta de harmonia entre os cômodos do projeto;

  • Alto custo para construir ou reedificar o imóvel;

  • Desperdício da matéria prima;

  • Grande desgaste físico e psicológico;

  • Possíveis problemas estruturais, entre outros;

  • Desvalorização da obra final.

 

Como evitar futuros problemas?


Planejamento: Um projeto precisa de uma análise baseada nas necessidades dos indivíduos que estiverem presentes nele. A partir do momento que é feito sem planejamento, podem haver distúrbios, como por exemplo, mal posicionamento de tomadas. Dessa forma, facilitando o uso de extensões que sobrecarregam o sistema elétrico, tendendo a um aquecimento. Consequentemente, a um curto circuito.


Cuidados com os cálculos estruturais: Outro erro comum está no cálculo da estrutura. Esse é um dos principais fatores determinantes para a qualidade de um projeto. O erro estrutural na obra, pode ocasionar em rachaduras pré-maturas que a desestabilizam, ocasionando possíveis rompimentos de pavimentos. Rompimentos sobretudo nas vigas de sustentação da obra, levando todos os indivíduos a um alto risco de vida.

ENGENHEIRO E EMPREITEIRO DE ACORDO COM O PROJETO
PLANEJAMENTO E ASSERTIVIDADE NOS CÁLCULOS

Vale ressaltar a importância de um excelente projeto de fundações. É comum que muitas pessoas desvalorizem essa parte do projeto. Assim, realocam o mínimo possível de recursos para estudos preliminares do solo. Consequente, comum também é o surgimento de infiltrações, rachaduras e trincas nas paredes, dentre outras patologias.


Um bom projeto de Instalação hidrossanitária: Problemas de mal cheiro ou de entupimento em vasos sanitários e pias também são ocasionados por um projeto ruim. Podem surgir também perfurações em tubulações por não haver um mapeamento bem definido. Esses contratempos, entre outros, podem ser solucionados através de um bom projeto de Instalação hidrossanitária. Há casos até do aparecimento de animais devido a problemas nessas instalações. Abrindo, dessa forma, caminho para um gasto adicional de controle da infestação, entre outros possíveis aborrecimentos.


Boa iluminação e ventilação: Outro problema que também pode ser analisado é a má distribuição de janelas. Tal situação possibilita um uso adicional de energia elétrica, aumentando assim, os gastos mensais em eletricidade. Não apenas isso, a má distribuição pode vir a contribuir para o problema ambiental do aquecimento global.


ENGENHEIRO OU ARQUITETO PLANEJANDO E OBSERVANDO O PROJETO ARQUITETONICO
PLANEJAMENTO ASSERTIVO DO PROJETO

Disposição dos ambientes: existe ainda a má distribuição dos cômodos de uma casa. Imagine ter que acordar a noite e caminhar a casa inteira para poder chegar em um banheiro? Bom, um planejamento de cômodos na planta baixa pode evitar toda essa falta de harmonia no ambiente.


Comunicação: A comunicação pode facilmente resolver grande parte dos problemas de uma obra, quanto acabar por inviabiliza-la. É imprescindível haver comunicação, entre todos os envolvidos da construção. É necessário que o proprietário do imóvel seja claro no seu diálogo, deixando assim, evidente suas necessidades e seus anseios. Já o responsável pela obra e seus colaboradores, devem demonstrar que entenderam as expectativas e necessidades do cliente. Por esse motivo, são muito importantes as reuniões constantes entre contratante e contratada durante a construção da obra.

No geral, dores de cabeças são evitadas com a procura de uma boa equipe para a realização da planta baixa. Essa é a base de todos os problemas subsequentes. Advertindo a ideia de que um projeto sem um pré planejamento pode ocasionar gastos muito superiores ao que foi metrado. Resultando, mais uma vez, em grandes dores de cabeça durante a obra.

 

Como obter um excelente projeto de planta baixa?


Uma equipe de qualidade: Ter uma equipe com boa formação, próxima de especialistas na área e instruída no campo de atuação auxilia no desenvolvimento. Não invista dinheiro em uma empresa com uma equipe desunida. Procure sempre uma empresa interessada e que possua um clima de trabalho harmonioso. Fazendo com que de fato, isso seja refletido em seu projeto.


Manter uma boa comunicação com a empresa: Ter um bom relacionamento com a empresa na qual está realizando o projeto possibilita uma maior assertividade na conclusão. Tornando seu sonho realidade e principalmente um projeto sem divergências. Dessa forma, diminuindo os contratempos. Não tenha medo de quebrar paradigmas e dar sua opinião!


CONTRATANTE E CONTRATA MENTENDO BOA COMUNICAÇÃO ENTRE AS AMBAS AS PARTES
MANTENHA BOA COMUNICAÇÃO

Uma equipe ciente dos desafios presentes na obra: Uma equipe presente e ciente de todos os problemas existentes na obra possibilita uma diminuição de possíveis erros do projeto.


Seja paciente: Já escutou aquele ditado? A pressa é inimiga da perfeição? Pois bem, um bom projeto pode demorar para ser concluído. Isso ocorre, pois, envolve um árduo trabalho de vários integrantes com problemas a serem solucionados.


Invista na qualidade: Como último conselho, invista na qualidade. Não pense em gastar menos e para isso, abrir mão de ter uma planta baixa excelente. Pois o dinheiro poupado em um planejamento de obra, como já explicado, pode resultar em gastos acima do esperado. É como diz o ditado, o barato pode sair caro.


ENGENHEIROS OBSERVANDO O ANDAMENTO DE UMA OBRA
MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Pensando em construir ou reformar? Venha fazer um orçamento sem compromisso!


Chegamos ao final desse artigo. Esperamos que você tenha se interessado e aprendido um pouco mais sobre a importância da Planta Baixa! Com essas informações você pôde compreender um pouco mais de que maneira ter menos dor de cabeça na hora de construir ou reformar. Esperamos que tenhamos conseguido facilitar seu caminho nessa árdua e maravilhosa jornada da construção civil.


Se interessou e quer saber um pouco mais sobre Projeto Arquitetônico? Confira nossos serviços!! Não deixe de nos acompanhar nas Redes Sociais! Estamos sempre postando nossos principais projetos!

3.050 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page