Quais são os benefícios de um bom projeto arquitetônico? Veja a diferença de um projeto arquitetônico bem estruturado e entenda como isso vai fazer você economizar.
Você pretende construir ou reformar sua residência? Dispensar o projeto arquitetônico com a intensão de economizar pode trazer o efeito contrário e resultar em muita dor de cabeça. Além de gastar mais dinheiro, você provavelmente perderá mais tempo no processo como um todo. Neste post, você entenderá o que é, como funciona e as etapas de um bom projeto arquitetônico e, com isso, a diferença que ele trará para o seu bolso.
O que é um projeto arquitetônico?
A maneira mais simples de definir é como um conjunto de desenhos e informações que servirão de base e guia para os profissionais que realizarão todas as atividades no processo de construção, ou seja, o ponto de partida da obra. É essencial para o um desenvolvimento bem planejado e para a visualização de como ficará após construído, podendo ser representado em planta baixa ou em visualização 3D.
O projeto deve ser elaborado de maneira que consiga prever alguns problemas que poderão ocorrer no decorrer da obra, evitando imprevistos, e visando atender as necessidades e desejos de cada cliente. As principais etapas de um projeto arquitetônico são:
Definições das necessidades do projeto
Nessa etapa o cliente descreve os objetivos do projeto e seus desejos, detalhando o melhor que puder. Assim a equipe responsável analisa a viabilidade financeira do projeto de acordo com a o que foi proposto gastar, realizando ajustes e sugestões caso haja necessidade.
Levantamento
Esta etapa é direcionada a visitar o local da obra. São realizados os estudos topográficos, planialtimétricos e outros estudos que forem necessários. Analisa-se também as questões legais como escritura do terreno, planta original, Plano Diretor do Município, entre outros.
Estudo preliminar
Agora a primeira proposta já é apresentada ao cliente, tendo acesso a plantas baixas, perspectivas em 3D e Layouts de seu projeto. Esse primeiro esboço, tanto da parte interna quanto externa é feito baseado nos estudos de iluminação, ventilação e isolação natural, sistemas construtivos possíveis e a viabilidade de cada um. Tudo isso o mais próximo aos pedidos do cliente. Correções e ajustes são realizados pelo cliente ainda nessa etapa, até que se chegue a um consenso.
Anteprojeto
Nessa etapa desenvolve-se o projeto de maneira mais detalhada, que servirá de base para os outros projetos complementares como estrutural, hidrossanitário e elétrico. Também é definido o custo geral da obra.
Projeto Legal
Essa é a etapa em que ocorre a formatação de todo o projeto de maneira que ele atenda as normas e critérios do município vigente, para que a prefeitura local possa aprovar o projeto.
Projeto Executivo
Por fim, essa etapa é destinada a concepção de plantas e pranchas detalhadas, com todo o memorial descritivo e as especificações de matérias e acabamentos, para que os técnicos de execução e mestres de obras as usem como guias. Por tanto, essas plantas ficam no canteiro de obra até concluída a construção.
Quais são os principais problemas de não ter um bom projeto arquitetônico?
Hoje em dia, construções bem planejadas e funcionais são essenciais, independente de qual o tamanho da obra. Cômodos bem dimensionados, aproveitamento da iluminação e ventilação natural, espaços funcionais e boa aparência são requisitos básicos para um projeto satisfatório.
Quando o projeto é mal realizado ou deixado de lado, o planejamento da obra fica confuso, gastando-se mais tempo e dinheiro para solucionar os problemas que aparecem. Podemos conferir abaixo alguns deles.
Consequências indesejadas de um projeto mal idealizado:
Encanamento mal planejado;
Número de tomadas insuficientes;
Mal aproveitamento da luz solar;
Muito gasto com iluminação artificial a longo prazo;
Pouca ventilação;
Desperdício de matéria-prima;
Móveis que não cabem nos cômodos;
Portas que não abrem completamente devido ao mau posicionamento dos móveis;
Desvalorização da paisagem;
Custos com terraplanagem por não se observar os aclives ou declives do terreno;
Mal utilização da área construída;
Desproporcionalidade entre os cômodos e excesso de corredores;
Falta de privacidade.
Quais são os benefícios de um bom projeto arquitetônico?
Dentre os vários benefícios de um projeto arquitetônico, os principais deles são:
Segurança
Como o projeto foi realizado por uma equipe capacitada, sempre haverá alguém que se responsabilizará e prontificará para explicar cada etapa, problema ou mudança que venha ocorrer no decorrer da obra.
Conforto
O projeto arquitetônico preza como algumas de suas principais prioridades a acessibilidade, usabilidade e funcionalidade dentro da casa, ou seja, gerar conforto. Cômodos descomplicados e bem integrados de acordo com as necessidades e desejos apresentados pelo cliente.
Estética
A beleza de um imóvel tem em si um valor subjetivo, já que trás mais conforto e satisfação aos que o utilizam ou habitam, mas também acarreta um valor físico, já que estética é levada em consideração quando se avalia o preço de um imóvel. Existem várias técnicas e matérias conhecidos para criar um ambiente com valor estético e isso é levado em conta quando uma equipe realiza o projeto arquitetônico.
Custo
Uma equipe capacitada para realizar um projeto arquitetônico conhece os meios e estratégias para diminuir os custos sem diminuir a qualidade de uma obra. Um projeto bem organizado diminui os erros, desperdícios e gastos a mais na execução. Diminui também, indiretamente, o tempo de realização da obra, o que reflete em menos gastos no decorrer do processo e possibilita a utilização do imóvel antes do esperado antes do projeto.
Comentários