google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html POR QUE FAZER UM PROJETO ELÉTRICO?
top of page

POR QUE FAZER UM PROJETO ELÉTRICO?

Atualizado: 30 de set. de 2020



Tão importante quanto os projetos arquitetônico e estrutural, o projeto elétrico planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na residência. Para muitos, o projeto elétrico é uma parte descartável do planejamento, mas pessoas pensam assim pois não sabem de sua importância e da quantidade de riscos que são minimizados através dele. Leia a seguir um pouco mais sobre a importância de se realizar um projeto elétrico.


Índice do Artigo:

• O que é o Projeto Elétrico

• Como é feito o Projeto Elétrico?

• Problemas gerados pela falta do Projeto Elétrico

• Vantagens de um Projeto Elétrico

• Conclusão

 

O que é o Projeto Elétrico


projeto elétrico ao fundo com ferramentas em primeiro plano

O projeto elétrico consiste na determinação da quantidade de materiais e da maneira que eles serão instalados. O que será apresentado no projeto elétrico são os circuitos do sistema, com indicações e informações técnicas, como cargas elétricas, potências máximas para os equipamentos, especificações de tomadas e interruptores e pontos de energia para equipamentos especiais. Resumindo, o projeto elétrico é a planta baixa onde está especificada a distribuição elétrica geral.


Para garantir um projeto elétrico com segurança e confiabilidade, os profissionais devem seguir como base a ABNT NBR 5410:2014. Esta norma tem o intuito de garantir a segurança dos humanos, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Agora, entenda melhor como o projeto elétrico é feito.

 

Como é feito o Projeto Elétrico?


conjunto de icones de instalações elétricas

O projeto elétrico é realizado em 8 etapas, podendo haver alterações de acordo com a complexidade dele.

Primeiro realizamos uma análise da planta baixa, a fim de aferir a quantidade de lâmpadas. A iluminação mínima é determinada pela área do ambiente segundo a NBR 5410. Além da área, será necessário entender a função de cada recinto, para determinar a quantidade de TUG (Tomadas de Uso Geral). Após isso, passamos a quantificar as TUE (Tomadas de Uso Específico), a fim de calcular a potência necessária.


Por questões de segurança, os circuitos elétricos devem possuir em médio 10 A (Ampére) de corrente. Sendo assim, pensar nos aparelhos elétricos em cada cômodo é fundamental para organizar a fiação. Depois dessa fase, devemos aferir o local do quadro de distribuição e, no entanto, os pontos de consumo de energia.

engenheiro eletrico manuseando fios

A fim de determinar a corrente elétrica, são utilizadas fórmulas, evitando circuitos com mais de 10A. Já o tipo de disjuntor depende do tipo de fornecimento e do sistema de distribuição da empresa distribuidora.


Após finalizar o quadro de potência, definimos a parte elétrica. Realizaremos, assim, a planta de locação com todos os pontos de iluminação e pontos de tomada. Por fim, o diagrama unifilar representa a trajetória de todo o circuito elétrico além de toda a alimentação do sistema.

Agora entenda um pouco mais sobre problemas gerados pela falta de um projeto elétrico.

 

Problemas gerados pela falta do Projeto Elétrico

técnico realizando manutenção no ar condicionado

Imagina instalar um novo equipamento, mas não saber por onde passa a fiação ou se há capacidade para mais energia. Um exemplo disso pode ser descobrir que sua casa não suporta o ar condicionado que você comprou num dia quente.


Outro exemplo são os incêndios decorrentes da sobrecarga a partir do aquecimento do ponto de energia. Isso e outros aborrecimentos podem ser evitados a partir de um projeto elétrico.


Ao abrir mão desse investimento, você coloca toda sua família e seus eletrodomésticos em risco. Agora que vimos que a falta de um projeto elétrico pode gerar futuros contratempos, vamos falar mais sobre suas vantagens.


 

Vantagens de um Projeto Elétrico

engenheiro elétrico realizando manutenção em aparelhos elétricos

Além de tudo que foi citado acima, o projeto elétrico calcula a metragem dos fios necessários para a instalação e a quantidade de outros elementos. Isso irá ajudar a planejar os gastos da obra com antecedência e, assim, evitar desperdícios. Outro ponto atrelado a isso será a possibilidade de realizar uma pesquisa de preço dos materiais previamente. Sem esse planejamento, poderá acabar tendo que comprar os materiais às pressas e errar na quantidade.

Já teve aquele problema com aquela tomada que não estava perto da cama e optou por usar uma extensão? Ou mesmo já quis apagar a luz quando estava deitado, mas o interruptor estava longe? Esses pequenos problemas acabam tornando os ambientes nada funcionais. Isso ocorre justamente pela falta de planejamento prévio em alocar esses itens de acordo com a necessidade do cômodo, sendo mais uma vantagem de realizar um projeto elétrico. Por isso, economizar no projeto pode te custar caro mais pra frente.

conjunto de fios

Com o projeto elétrico teremos o controle de tudo que está por trás da casa, o que vai facilitar no caso de uma manutenção futura.


Alguma vez você já quis fazer algo como estudar, mas a luz não estava adequada para isso? Por isso, a iluminação é outro ponto que temos que nos atentar. O projeto elétrico já observa questões como essa para gerar comodidade no seu lar.


Outro fator que trará economia para seu lar é a adequação da conta de luz. Com as potências dos equipamentos previamente determinadas, será possível adequar a energia necessária sem que haja excessos, sobrecargas, e, consequentemente, aumento da conta de luz.


 

Conclusão

esquema em que varias fontes de energia se interligam para alimentar uma lampada

Por fim, conseguimos ver no texto que, apesar das pessoas não observarem a importância de um projeto elétrico, é inevitável aceitá-la. Querer economizar no projeto de sua casa pode gerar problemas no futuro e até gastos extras na obra e na manutenção da casa. Por isso, podemos assegurar que o projeto elétrico é um investimento de extrema importância para sua casa, garanta o seu e evite problemas futuros.

Gostou de saber mais sobre um dos projetos complementares e agora quer saber mais sobre as vantagens do projeto hidráulico? Confira nosso artigo Como Fazer um Projeto Hidrossanitário de Qualidade?


Quer saber mais sobre como implementar um projeto elétrico para seu lar? Entre em contato conosco e agenda um diagnóstico gratuito!


Esse artigo foi elaborado pela EDIFICar Jr. Gostou do conteúdo e gostaria de saber mais? Confira outras publicações no seu blog!!

779 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page