google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA JÚNIOR?
top of page

POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA JÚNIOR?

Atualizado: 19 de ago. de 2020


Está inseguro em entregar sua obra nas mãos de empresários juniores? Ao trabalhar com uma empresa júnior você conta com diversas vantagens e ainda contribui para a mudança na sociedade.


tres adultos em uma obra


Índice do Artigo

  • O que é o Movimento Empresa Júnior?

  • O que é uma Empresa Júnior?

  • Vantagens de se contratar uma Empresa Júnior

  • Depoimento de Ex Empresário Júnior

 

O que é o Movimento Empresa Júnior?


Você já ouviu falar do Movimento Empresa Júnior, o MEJ? Esse movimento tem por objetivo formar profissionais mais capacitados e comprometidos com o futuro. Promovendo a experiência empresarial ainda na graduação.


Sendo assim, um dos principais objetivos do MEJ é proporcionar aos estudantes uma vivência mais aproximada do mercado de trabalho. Com isso, o movimento acredita na construção de líderes empreendedores que possuem a capacidade de causar uma mudança no país.


O início do movimento se deu na França em 1967, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais. Procurando ferramentas que colocassem em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade no mercado de trabalho, um grupo de estudantes se reuniu. Formaram então a primeira empresa júnior do mundo e iniciaram esse movimento de grande inspiração e impacto no mundo.


Inspiradas nas organizações francesas, em 1989 surgiram as primeiras EJ’s brasileiras. Os principais nomes foram, “Junior GV” da Fundação Getúlio Vargas, a “Poli Junior” da Escola Politécnica e a “Junior FAAP” da Fundação Álvares Penteado.

Nos anos que se seguiram o movimento só cresceu no Brasil e atualmente abrange o país inteiro.


 

esquema que demonstra a organização do movimento empresa junior

O que é uma empresa júnior?

Uma Empresa Júnior é uma organização sem fins lucrativos gerida exclusivamente por alunos da graduação com orientação de professores.


Sendo organizada em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país. Além de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo, contribuindo para um Brasil mais empreendedor. Assim, ao contratar uma empresa júnior, você pode alavancar o seu negócio gastando muito menos e investir em mais serviços com o orçamento que seria destinado a apenas um.

Além disso, por estarem inseridas em um ambiente de muito diálogo e conhecimento, como é o caso das universidades. As EJs são organizações que proporcionam muito dinamismo e inovação para o mundo dos negócios.

 

Vantagens de se contratar um Empresa Júnior

Até agora falamos muito das oportunidades que o movimento garante aos estudantes que estão inseridos nele. Porém, já parou pra pensar no impacto do movimento na sociedade e nas vantagens de contratar serviços de uma EJ? Vamos falar um pouquinho sobre isso agora.

Quem conhecer os serviços da Alicerce? Acesse nosso portfólio e agende uma consulta.

  • Preço mais baixo

uma pessoa manuseando um cofre transparente e uma calculadora

Como a empresa é formada por estudantes que estão adentrando no mercado de trabalho, é uma organização sem fins lucrativos. Sendo assim, a empresa oferece serviços e projetos por um preço abaixo do mercado.

Mas você deve se perguntar “O que acontece com o lucro de uma EJ?”. Como o intuito do Movimento Empresa Junior é capacitar profissionais para o futuro, o dinheiro é investido nos membros. Portanto, são realizadas capacitações que visem melhorar a qualidade da empresa e proporcionar uma experiência de qualidade para os integrantes.

  • Maior movimento estudantil organizado do mundo

Como destacado anteriormente, a primeira Empresa Júnior foi criada em 1967 na França. Consequentemente, a iniciativa foi consolidada e espalhou-se por outros países no mundo, chegando no Brasil em 1988. Até em 2016, tínhamos 11 mil empresários juniores espalhados em 280 Universidades pelo Brasil.

Comprovando o serviço de qualidade, o movimento é um espaço de procura por futuras profissionais por parte de grandes empresas. As grandes corporações sempre se fazem presentes nos eventos que o Movimento organiza e promove.


Com isso, o que não falta é acompanhamento e incentivo para cada vez mais produzir projetos de soluções de qualidade.

  • Apoio dos professores

Embora as empresas sejam totalmente formadas por alunos da graduação, contamos com apoio acadêmico de ponta. Destacam-se a participação de professores doutorados na área que possuem papel de orientadores em nossos projetos. Sendo eles uma parte fundamental de auxílio aos estudantes e garantindo a possibilidade e qualidade das entregas.

  • Projeto de qualidade


varios rolos de projeto sobre uma mesa

Como dito anteriormente, a qualidade de uma empresa júnior se compara com uma empresa tradicional. Seus projetos são entregues com excelência e muitas vezes servem de inspiração para grandes empresas. Como o lucro arrecadado é revertido em capacitação de membros, estamos sempre formando profissionais preparados.

Com isso, acompanhamos as inovações para sermos aptos a desenvolver o seu projeto da forma mais atual e eficiente possível. Fugindo do conformismo e visando a melhor alternativa para cada cliente e para a sociedade como um todo. Causando um ciclo de impacto na universidade, no mercado e no Brasil.

  • Ética e responsabilidade social

O Movimento Empresa Júnior é regido por um código de ética nacional, que garante uma boa conduta dos membros envolvidos. Esse código visa o profissionalismo e honestidade de todos empresários do movimento e procura contribuir positivamente para a sociedade.

Temos total preocupação com o meio em qual estamos inseridos. Um dos nossos objetivos é desenvolver o país, por meio de serviços e projetos que tragam benefícios para todos.

  • Incentivo a educação

Uma empresa júnior é formada por alunos com muita vontade de aprender. É extremamente importante para estudantes vivenciarem na prática os conteúdos vistos na graduação, preparando-se assim para o mercado de trabalho.

Portanto, entregando seu projeto nas mãos de uma empresa júnior, você estará contribuindo para o desenvolvimento dos futuros profissionais brasileiros.

As universidades também são favorecidas com as empresas juniores, ressaltando que não de modo financeiro. O principal favorecimento é a formação de profissionais de qualidade, responsáveis, éticos e dispostos a mudar o Brasil. Além de estabelecerem uma reputação sólida e tornarem a instituição mais atrativa para futuros alunos e parcerias.

  • Bom relacionamento com o cliente


quatros adultos conversando

A empresa júnior tem como foco suprir todas as expectativas do cliente. Estar alinhado com as expectativas e visão do cliente para o projeto é imprescindível. Para isso, mantemos uma relação bem próxima com cada cliente para entender melhor seus desejos e necessidades.

Geralmente o contato entre o cliente e a empresa é mais próximo e flexível. Isso ocorre devido a maioria dos projetos serem realizados na cidade ou proximidade onde a empresa júnior se encontra. Dessa forma, essa situação possibilita reuniões frequentes para encontrarmos juntos a melhor maneira de solucionar os problemas. Para conseguir um resultado satisfatório que impacte positivamente a vida do cliente.

  • Mesmo funcionamento que uma empresa Sênior


um jovem e um senhor apertando as mãos

Embora seja formada por estudantes do ensino superior, uma empresa júnior possui o mesmo funcionamento que uma empresa Sênior convencional. Sendo dividida em diretorias e coordenadorias (como presidência, financeiro, marketing, recurso humanos, projetos e entre outros).

Um ponto de receio de um possível cliente é se estamos aptos a realizar projetos. Importante ressaltar que todos os projetos são revisados e assinados por profissionais formados e capacitados. Portanto, não há com o que se preocupar, uma empresa júnior é uma empresa normal perante a lei, possuindo CNPJ.

  • Apoio de grandes empresas

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Brasil Júnior possui parceiros de renome no Brasil e no mundo. Nomes de peso estão presentes nessa parceria, como a Globo, Votorantin, Ambev, Bradesco, Caixa, dentre outros. Isso é consequência da importância do movimento no cenário atual e confiança que essas empresas têm nos resultados das EJ’s. Chegando até mesmo a criar processos seletivos especiais para ex membros de Empresas Juniores.


três jovens sentados utilizando um desktop em conjunto

  • Motivação da Equipe

As EJ’s são constituídas por jovens estudantes que possuem muito orgulho de fazer parte do movimento empresa júnior. Portanto, o comprometimento e motivação é sempre máximo.

A realização de projetos de qualidade é vista como uma conquista pessoal e profissional para a carreira do jovem. Estar inserido no movimento é visto como uma oportunidade de aprendizado e de impactar positivamente a vida de seus clientes.

 

Depoimento de Ex Empresário Júnior

Em entrevista concedida ao blog da página “Me Salva!”, Caio Sant’Anna, ex membro de uma empresa júnior contou sobre sua experiência.

Além de atuar dentro da PS Júnior, Caio foi membro da Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul (FEJERS), como diretor de comunicação.

No depoimento Caio frisa a importância do MEJ no seu desenvolvimento. “A experiência de passar pelo MEJ me ajudou a me desenvolver não só como profissional, mas como pessoa também”.


Como também, conta detalhes de seus desafios. “O desafio grande pelo qual eu passei foi conseguir fazer uma gestão e liderar uma equipe de mais de 30, 40 pessoas, para conseguir atingir um resultado na minha primeira experiência como líder de organização. É muito gratificante, tu aprende muito e é uma grande oportunidade”.

Para conferir a matéria completa clique aqui.


Concluindo, esperamos que você tenha entendido um pouco sobre o Movimento Empresa Júnior e sua importância no Brasil. Contratar uma EJ não significa apenas obter um serviço de qualidade, mas também contribuir para a educação de jovens empreendedores.

Toda a equipe da Alicerce tem muito orgulho de fazer parte desse movimento e estar presente no desenvolvimento do MEJ.


Para mais assunto de Engenharia Civil e Construção acesse nosso blog.




711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page