google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html MEZANINO | ATRIBUIÇÕES E FUNCIONALIDADES | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

O QUE É UM MEZANINO?

Atualizado: 30 de set. de 2020


Você já ouviu falar em mezanino? Sabe como transformar esse local no mais chamativo da sua residência? Aprenda como investir em um ambiente moderno e pequeno, mas que pode trazer um toque único à sua casa.

Se você está pensando em sofisticação e modernidade em um único ambiente um mezanino pode ser a solução. Provavelmente você já deve ter visto algo do tipo, mas nunca imaginou que pudesse ser tão útil e que otimizasse tanto espaço.

Unir o dinamismo e a funcionalidade nunca foi tão fácil. O mezanino é um ambiente aberto em um andar intermediário entre dois pavimentos, com pé direito duplo. Seu sistema estrutural é bem parecido com o de uma laje, podendo ou não possuir vigas e pilares. Esse andar conta com uma escada para acesso exclusivo, sendo ela o elemento central. Geralmente é de ferro, aço, madeira ou concreto, mas tem suas limitações, de acordo com a necessidade.

O mezanino proporciona a comunicação visual com o ambiente mais próximo e a privacidade do mesmo. A altura do pé-direito pode variar de acordo com o código de obras da região, desde que seja um andar médio.

Nos lofts mais modernos de Nova Iorque é possível encontrar lindos exemplos de mezanino. Essa tendência está ficando cada vez mais popular no Brasil, principalmente para os pequenos apartamentos.

 

Valor de uma residência com mezanino

Pensando em um projeto de mezanino com decoração exclusiva e que valorize o cômodo, vale a pena investir na estruturação da escada, tornando-a o elemento central. Ela pode ser feita de várias maneiras, como vazada, reta, em U ou L, em espiral, ou de outro modelo preferencial. O guarda-corpo tem que entrar em concordância com o estilo da escada, podendo ser de vidro, mármore, inox ou outro material sofisticado e que garanta a combinação de cores e formas do lugar. Para aproveitar espaço e contribuir ainda mais para a estética do ambiente, a escada também pode ter função de nicho e armário.

Para um profissional é fundamental pensar no cliente e projetar algo que se encaixe na rotina e a personalidade dele, seja um quarto confortável, um ambiente de trabalho ou até mesmo um sótão. Dependendo da necessidade, o ambiente pode exigir prateleiras, luminárias, cortinas e/ou outros objetos que o complementam e enriquecem o mesmo.

Além disso, é interessante investir na decoração do ambiente, trabalhando com materiais e revestimentos de mesma tonalidade, pensando sempre na compatibilidade com os outros ambientes e procurando proporcionar uma visão mais ampla do espaço. Um exemplo disso é o forro do mezanino, que pode ser o primeiro detalhe visto por quem está no pavimento inferior, podendo ter luminárias pendentes chamativas.

Planejar guarda-corpos transparentes neste ambiente alto, janelas maiores e poucas paredes permite a entrada de luz natural na casa, reduzindo assim gastos com a iluminação e, aumentando a ventilação do local. No geral, a estética de um mezanino valoriza os ambientes internos do espaço, então procure ser criativo na sua construção para que ela seja tão bonita quanto espaçosa.

 

Onde pode ser inserido?

Após o primeiro contato com um mezanino muitas pessoas ficam imaginando se é possível ter um ambiente deste em sua residência. O mezanino pode ser conceituado em vários locais diferentes, garantindo sempre o máximo aproveitamento da área e um pé-direito mais alto que nas construções comuns. Confira algumas aplicações do mezanino, em setores mais populares:

  • Setor comercial:

O mezanino no setor comercial pode ser também chamado de sobreloja e costuma ser utilizado como uma área reservada para o atendimento de clientes, vestiários ou como depósito para guardar materiais ou mercadorias.

  • Setor residencial:

Em uma residência, o mezanino pode ser aplicado como um quarto, corredor de acesso, sótão, escritório, ambiente para leitura, sala de estar, de TV, de jogos ou até mesmo um banheiro.

  • Setor industrial:

No setor industrial o mezanino pode ser utilizado como escritório, galpão para estoque, artificio para instalação de maquinas e equipamentos que precisam ser abastecidos por cima. É importante ter em mente o objetivo do mezanino a ser construído, para que a estrutura utilizada seja avaliada.

É um cômodo muito útil, mas que exige criatividade para novas e incríveis possibilidades!


380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page