google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS | ALICERCE EMPRESA JR
top of page

A IMPORTÂNCIA E CARACTERÍSTICAS DO PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

Atualizado: 28 de out. de 2020


Confira as principais características de um Projeto de Segurança contra incêndios e a melhor maneira de realizá-lo! Saiba mais!


A realização de um bom projeto de Segurança contra Incêndios é uma etapa essencial na sua obra. Em determinados casos, possui até mesmo caráter obrigatório. Saiba um pouco mais sobre as características desse projeto e como você pode realizar o seu!


Índice do Artigo

  • Histórico de Incêndios no Brasil.

  • O que é o Projeto de Segurança contra Incêndios?

  • Como fazer o AVCB?


importância de um projeto de segurança contra incendio

 

Histórico de Incêndios no Brasil


O Brasil já presenciou diversas tragédias recentes causadas por incêndios, com consequências notáveis e com grandes perdas para a sociedade. As causas desses incidentes variam, como problemas elétricos, ausência de planejamento e projeto contra incêndios e situações de pânico.


Um exemplo recente é o incêndio no Ninho do Urubu, como é conhecido o Centro de Treinamento do Flamengo. Essa tragédia deixou um total de dez mortos e três feridos, todos jogadores das categorias de base do clube carioca.


As causas do incêndio inicialmente foram relacionadas com uma possível explosão no ar-condicionado do alojamento onde dormiam os jogadores. Consequentemente, acarretando numa falha no sistema elétrico e se espalhando com facilidade pela estrutura.

incendio ct do flamengo


Porém as investigações apontaram a existência de uma “gambiarra” no eletrodoméstico, sendo essa uma possível causa para sua pane. Além da composição do material utilizado na construção do alojamento ser de caráter inflamável e contribuir para a tragédia.


Esse foi apenas um de muitos incêndios que ocorrem diariamente do Brasil por falta de fiscalização e projetos adequados. Compreendendo as consequências irreversíveis para essas famílias afetadas, entende-se a importância dada às medidas de proteção e segurança contra incêndios.


Apesar da maioria das pessoas não estarem familiarizadas com a necessidade de projetos de proteção a incêndio, sua elaboração é imprescindível. A simples instalação de sistemas de alarme já é uma medida que ajuda muito, porém, muito pouco utilizada.


Outra medida pouco aplicada, apesar de imprescindível, é a realização de treinamento de funcionários em situações de pânico. A maneira certa de agir pode beneficiar e muito a integridade da sua equipe durante uma situação de perigo.


Situações como essas decorrem de imprudências e muitas vezes da negligência para com um projeto tão importante. Em muitos casos esses acidentes poderiam ter sido evitados caso tenha sido tomada as providência de segurança. Quer conhecer um pouco sobre a realização desse tipo de projeto e tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro? Vamos lá!

medidas de proteção ativa contra incêndio em edificações

 

O que é o Projeto de Segurança contra Incêndios?


O Projeto de Segurança contra Incêndios busca adequar seu imóvel de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, tem como finalidade a preservação não só do patrimônio, mas principalmente da vida. Evitando que situações de risco se façam presentes em obras de engenharia e proporcionar maior segurança aos usuários do local.


Para a elaboração e fiscalização desse tipo de projeto foram elaborados alguns documentos utilizados na vistoria do imóvel. Esses documentos garantem a conformidade do estabelecimento com as regras de proteção a incêndio e garantem sua segurança.


No caso de imóveis comerciais o documento AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) se faz obrigatório. Emitido após uma vistoria prévia e comprovando que o estabelecimento atende todos os critérios e condições do Projeto de Segurança.


Sendo assim, todas as edificações, com exceção daquelas em que reside apenas uma família, devem possuir o AVCB. Os estabelecimentos que não possuem um Projeto de Segurança podem ser futuramente multados e terem o seu alvará caçado.


Com a utilização do AVCB as vistorias são realizadas com mais eficiência e organização da informações coletadas pelos bombeiros. Proporcionando vistorias capazes de identificar rapidamente negligências e realizam um melhor acompanhamento e fiscalização do imóvel.


Além disso, vale ressaltar que esse alvará é um dos documentos solicitados para recebimento de seguro no caso de incêndios. Para empresas que não possuam a documentação seu pedido de seguro pode ser negado e acarretar despesas significativas.


É sempre importante ressaltar que uma irregularidade no seu projeto pode causar danos econômicos relevantes para o seu negócio. Porém, a mesma está colocando em risco vidas humanas e as consequências de possíveis acidentes podem ser irremediáveis.

edificação em chamas

 

Como fazer o AVCB?


Primeiramente deve ser solicitado o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI. Neste documento são listados algumas medidas e equipamentos necessários para manter os critérios de segurança contra incêndio.


As medidas exigidas pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios


Ao solicitar a vistoria para a aquisição do laudo, algumas medidas são necessárias, tais como a instalação dos seguintes itens:

  • Escadas de incêndio;

  • Portas contra fogo;

  • Iluminação de emergência;

  • Extintor de incêndio;

  • Hidrantes;

  • Detectores de fumaça e mais.


Nenhum item substitui a instalação de outro, todos são igualmente importantes para a segurança dos usuários no combate a incêndios.


Esses são apenas alguns exemplos, cada projeto é analisado conforme uma série de critérios. Tais critérios devem ser elencados por uma empresa especializada e que se disponha a realizar esse tipo de serviço. Como é o caso da Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil.


Entretanto, o processo não acaba por ai. Uma cópia do PPCI deve ser enviada aos bombeiros que analisam possíveis irregularidades e posteriormente realizam uma visita in loco. Nessa etapa fiscalizam o projeto e caso esteja de acordo com as normas de segurança emitem o AVCB.


O AVCB tem prazo de validade?


inspeção de extintor de incendio

O prazo de validade de uma Auto de Vistoria pode variar conforme o estado. Para o estado de São Paulo o Auto possui uma validade de um a três anos. Esse critério depende ainda do tipo de edificação, característica de ocupação, assim como de suas particularidades construtivas.


Uma vez vencido, o projeto de segurança deve ser atualizado, para que o documento seja renovado. Lembrando, que se houverem alterações no estabelecimento durante a validade do documento, o projeto de segurança também deve ser alterado. Com isso, realizado uma nova vistoria, garantindo os padrões de segurança desejados e a normalização legal das ativadas do recinto.


Você já tem todo conhecimento sobre Projeto de Segurança, portanto, se seu imóvel ainda não o possuir, corra e regularize! Essa é uma medida de proteção e segurança de fundamental importância, para os clientes e para os donos do estabelecimento.


A Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil tem como especialidade no seu portfólio este tipo de regularização. Entre em contato, orce um projeto e não corra mais riscos desnecessários.


Como falado anteriormente, projetos de sistema de segurança contra incêndios (SSCI) são essenciais e proporcionam segurança aos usuários da edificação. Além de permitirem indenizações pela seguradora e serem obrigatórios para determinadas edificações. Sendo assim, comentamos um pouco sobre a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e sua importância. Sabendo disso, você já se perguntou o que é necessário ser feito para a realização desse tipo de projeto?


O primeiro passo para dar início ao projeto é classificar sua edificação. Para isso, consultamos o Decreto 56.189, pode ser encontrado no site do corpo de bombeiros do estado de São Paulo. O Decreto tem como objetivo:


  • Proteger a vida dos ocupantes da edificação, em caso de incêndio;

  • Dificultar a propagação do incêndio;

  • Propor meios de controle e extinção de incêndio;

  • Oferecer condição de acesso a Copo de Bombeiros;

  • Proporcionar condições de funcionamento ao local.


bombeiro no combate ao incêndio

A edificação é classificada quanto a sua ocupação (residencial, comercial, etc.), sua altura e seu potencial de incêndio (baixo, médio ou alto). Sendo assim, com a edificação devidamente classificada, é possível determinar quais medidas de segurança são necessárias para o combate a incêndios.


Depois de definidas quais as medidas de segurança necessárias, utilizamos das Instruções Técnicas (ITs). São instruções utilizadas para consultar as especificações para o projeto de SSCI, que estabelecem critérios para determinadas medidas de segurança diferentes. Sendo assim, por exemplo temos a IT 21, que se aplica ao sistema de proteção por extintores de incêndio.


Com toda a regulamentação presente nas ITs, podemos dar início ao projeto. O projeto consiste em alocar na planta baixa da edificação todas as medidas de segurança necessárias. Dessa forma, deve ser elaborado de forma clara e dentro das especificações das ITs, com uma legenda para consulta.


Com o projeto finalizado, podemos dar entrada à vistoria no corpo de bombeiros e verificar a assertividade do projeto. Com a aprovação na vistoria, o projeto está aprovado e pode ser aplicado na edificação.


O projeto de SSCI requer muita atenção para ser elaborado e deve obedecer a várias especificações de diferentes normas. A Alicerce Empresa Júnior tem consciência dessa importância e se dedica na composição de seus projeto de SSCI. Com isso, realizando projetos de alta qualidade e garantindo a segurança de seus clientes.


Esperamos ter passado a importância de realizar seu Projeto de Segurança contra Incêndios e garantir a segurança do seu imóvel. Juntamente com as principais etapas desse processo, a documentação necessária e os meios para realiza-lá.


Para mais informações acesse nosso portfólio e faça um orçamento do seu Sistema de Segurança contra Incêndio.


Quer acompanhar as principais novidades no ramo da Engenharia Civil e Construção? Confira nosso blog!


596 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page