google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
 

A IMPORTÂNCIA E CARACTERÍSTICAS DO PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

Atualizado: 28 de out. de 2020


Confira as principais características de um Projeto de Segurança contra incêndios e a melhor maneira de realizá-lo! Saiba mais!


A realização de um bom projeto de Segurança contra Incêndios é uma etapa essencial na sua obra. Em determinados casos, possui até mesmo caráter obrigatório. Saiba um pouco mais sobre as características desse projeto e como você pode realizar o seu!


Índice do Artigo

  • Histórico de Incêndios no Brasil.

  • O que é o Projeto de Segurança contra Incêndios?

  • Como fazer o AVCB?


importância de um projeto de segurança contra incendio

 

Histórico de Incêndios no Brasil


O Brasil já presenciou diversas tragédias recentes causadas por incêndios, com consequências notáveis e com grandes perdas para a sociedade. As causas desses incidentes variam, como problemas elétricos, ausência de planejamento e projeto contra incêndios e situações de pânico.


Um exemplo recente é o incêndio no Ninho do Urubu, como é conhecido o Centro de Treinamento do Flamengo. Essa tragédia deixou um total de dez mortos e três feridos, todos jogadores das categorias de base do clube carioca.


As causas do incêndio inicialmente foram relacionadas com uma possível explosão no ar-condicionado do alojamento onde dormiam os jogadores. Consequentemente, acarretando numa falha no sistema elétrico e se espalhando com facilidade pela estrutura.

incendio ct do flamengo


Porém as investigações apontaram a existência de uma “gambiarra” no eletrodoméstico, sendo essa uma possível causa para sua pane. Além da composição do material utilizado na construção do alojamento ser de caráter inflamável e contribuir para a tragédia.


Esse foi apenas um de muitos incêndios que ocorrem diariamente do Brasil por falta de fiscalização e projetos adequados. Compreendendo as consequências irreversíveis para essas famílias afetadas, entende-se a importância dada às medidas de proteção e segurança contra incêndios.


Apesar da maioria das pessoas não estarem familiarizadas com a necessidade de projetos de proteção a incêndio, sua elaboração é imprescindível. A simples instalação de sistemas de alarme já é uma medida que ajuda muito, porém, muito pouco utilizada.


Outra medida pouco aplicada, apesar de imprescindível, é a realização de treinamento de funcionários em situações de pânico. A maneira certa de agir pode beneficiar e muito a integridade da sua equipe durante uma situação de perigo.


Situações como essas decorrem de imprudências e muitas vezes da negligência para com um projeto tão importante. Em muitos casos esses acidentes poderiam ter sido evitados caso tenha sido tomada as providência de segurança. Quer conhecer um pouco sobre a realização desse tipo de projeto e tornar o seu ambiente de trabalho mais seguro? Vamos lá!

medidas de proteção ativa contra incêndio em edificações

 

O que é o Projeto de Segurança contra Incêndios?


O Projeto de Segurança contra Incêndios busca adequar seu imóvel de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, tem como finalidade a preservação não só do patrimônio, mas principalmente da vida. Evitando que situações de risco se façam presentes em obras de engenharia e proporcionar maior segurança aos usuários do local.


Para a elaboração e fiscalização desse tipo de projeto foram elaborados alguns documentos utilizados na vistoria do imóvel. Esses documentos garantem a conformidade do estabelecimento com as regras de proteção a incêndio e garantem sua segurança.


No caso de imóveis comerciais o documento AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) se faz obrigatório. Emitido após uma vistoria prévia e comprovando que o estabelecimento atende todos os critérios e condições do Projeto de Segurança.


Sendo assim, todas as edificações, com exceção daquelas em que reside apenas uma família, devem possuir o AVCB. Os estabelecimentos que não possuem um Projeto de Segurança podem ser futuramente multados e terem o seu alvará caçado.


Com a utilização do AVCB as vistorias são realizadas com mais eficiência e organização da informações coletadas pelos bombeiros. Proporcionando vistorias capazes de identificar rapidamente negligências e realizam um melhor acompanhamento e fiscalização do imóvel.


Além disso, vale ressaltar que esse alvará é um dos documentos solicitados para recebimento de seguro no caso de incêndios. Para empresas que não possuam a documentação seu pedido de seguro pode ser negado e acarretar despesas significativas.


É sempre importante ressaltar que uma irregularidade no seu projeto pode causar danos econômicos relevantes para o seu negócio. Porém, a mesma está colocando em risco vidas humanas e as consequências de possíveis acidentes podem ser irremediáveis.

edificação em chamas

 

Como fazer o AVCB?


Primeiramente deve ser solicitado o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI. Neste documento são listados algumas medidas e equipamentos necessários para manter os critérios de segurança contra incêndio.


As medidas exigidas pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios


Ao solicitar a vistoria para a aquisição do laudo, algumas medidas são necessárias, tais como a instalação dos seguintes itens:

  • Escadas de incêndio;

  • Portas contra fogo;

  • Iluminação de emergência;

  • Extintor de incêndio;

  • Hidrantes;

  • Detectores de fumaça e mais.


Nenhum item substitui a instalação de outro, todos são igualmente importantes para a segurança dos usuários no combate a incêndios.


Esses são apenas alguns exemplos, cada projeto é analisado conforme uma série de critérios. Tais critérios devem ser elencados por uma empresa especializada e que se disponha a realizar esse tipo de serviço. Como é o caso da Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil.


Entretanto, o processo não acaba por ai. Uma cópia do PPCI deve ser enviada aos bombeiros que analisam possíveis irregularidades e posteriormente realizam uma visita in loco. Nessa etapa fiscalizam o projeto e caso esteja de acordo com as normas de segurança emitem o AVCB.