google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html google-site-verification: googled55d6f38886f7832.html
  • Ana Paula Suaiden

DICAS DE COMO ECONOMIZAR NA OBRA

Atualizado: Abr 23

Confira algumas dicas de como economizar na obra e ainda assim conseguir a casa dos sonhos!


A crise chegou e aquele sonho de reformar ou construir seu imóvel foi por água abaixo? Calma! Ao contrário do que muitos pensam, uma obra pode lhe custar bem menos do que imagina. Tudo é uma questão de PLANEJAMENTO!

Quando não há planejamento, imprevistos como atrasos e desperdícios podem surgir e custar até 30% a mais que o esperado. Por isso, não são raros os casos de obras interrompidas por falta de dinheiro. É importante, então, seguir algumas regrinhas para economizar:

Índice do Artigo

  • Saiba o quanto você pode gastar!

  • Atente-se à escolha do terreno

  • NÃO dispense um projeto

  • Tenha um planejamento eficaz e que preveja possíveis erros

  • Adquira conhecimento mínimo para economizar na obra

  • Realize a construção em etapas

  • Se atente à perda de materiais

  • Alugue equipamentos

  • Invista em tecnologia

  • Faça uma boa pesquisa dos profissionais disponíveis

Saiba o quanto você pode gastar!


Antes de tudo, é necessário fazer um balanço das suas finanças. Não vale a pena começar uma obra que terá de ser interrompida ou que te deixará no vermelho.

É essencial entender seus limites, por isso, tenha em mente sua renda mensal. Considere também se já existe uma reserva, o quanto tem a receber e o quanto poderá gastar. Assim, ficará mais fácil planejar se será necessário um financiamento, por exemplo.

Atente-se à escolha do terreno


Observe a topografia! Terrenos planos evitam que grandes movimentações de terras sejam feitas, o que encarece muito o projeto da sua obra. Isto acontece pois seriam necessárias estruturas de contenção e de drenagem, que podem não sair muito econômicas.

Por outro lado, terrenos em aclive ou declive costumam ser mais desvalorizados, lhe custando menos na hora da compra. Por isso, o ideal é conversar com profissionais que saibam analisar qual terá o melhor custo-benefício.

NÃO dispense um projeto



Ao contrário do que muitos pensam, dispensar um projeto para a obra pode torná-lo BEM mais caro. Se arriscar em erros de execução vão não só lhe custar tempo, como também retrabalho e, consequentemente, dinheiro.

Além disso, um bom profissional pode te levar a soluções inovadoras e criativas. Ele poderá lhe garantir os documentos de segurança necessários como alvarás e licenças, além de valorizar o seu imóvel comercialmente.

Tenha um planejamento eficaz e que preveja possíveis erros

O planejamento ideal é aquele que conta com um orçamento preciso e acompanha os custos da construção, se adequando quando necessário.

No entanto, esses são erros muito comuns e que causam prejuízos durante o processo construtivo. Isso acontece principalmente pela falta de experiência com uma construção ou reforma ou pela falta de acompanhamento diário. Por isso, mais uma vez, é essencial que você tenha um profissional de confiança gerenciando todo o processo.

Adquira conhecimento mínimo para economizar na obra

Atualmente, no Brasil, a construção convencional ainda é a mais utilizada e a mais barata. Ela é composta por algumas etapas que a maioria das pessoas conhecem, sendo elas:

  1. Estrutura de concreto armado – para fundações, vigas e pilares de concreto;

  2. Alvenaria de bloco cerâmico – as tradicionais paredes de tijolo;

  3. Revestimento de argamassa – o chapisco, emboço e reboco;

  4. Revestimento cerâmico – os pisos e azulejos.

Alguns padrões desse modelo construtivo podem ser alterados de modo a economizar na obra. Isso pode ser feito, por exemplo, selecionando materiais com melhor custo-benefício do que outros para aplicar em cada etapa. Contudo, nem todos conhecem os materiais disponíveis para executar uma mesma função, por isso é sempre bom se informar previamente.

Por isso, fique atento a algumas dicas e entenda um pouco mais sobre as opções disponíveis para o seu projeto:

  • Banheiros custam mais por metro quadrado que uma área seca. Dessa forma, é possível economizar muito na construção ou reforma se o número de banheiros e áreas molhadas for menor.

  • O mesmo se aplica aos modelos de telhado escolhido, quando se opta por coberturas como platibanda ou mistas. Isso ocorre, porque os telhados convencionais podem apresentar muitas águas e telhas em formatos diferentes podendo encarecer muito seu projeto.

  • Outro detalhe a se atentar, é o fato de existir uma enorme diferença de custo entre os diferentes tipos de acabamentos. Por isso é muito necessário fazer uma pesquisa de preço antes de comprar qualquer material.


  • Diminuir o número de paredes do projeto também é uma boa alternativa, dando lugar a ambientes com conceito mais aberto. Evitar muitos corredores é uma boa opção, auxiliando na redução de áreas de paredes.

Realize a construção em etapas.

Ao se executar várias partes do projeto ao mesmo tempo, a tendência é que a organização da obra seja comprometida. Sendo assim, o andamento dos trabalhos pode ser alterado, afetando o orçamento.

Portanto, é ideal fazer a separação da obra por etapas, priorizando o essencial, como a parte elétrica e hidráulica. Assim, ficará mais fácil ajustar o orçamento de acordo com a disponibilidade financeira para realizar etapas como as de acabamento.


Se atente à perda de materiais.



Saber a quantidade ideal de material para a realização do projeto é fundamental para economizar na obra. Ao comprar mais que o necessário, haverá sobra de material, desperdiçando o dinheiro que poderia ser utilizado em outra etapa.

No entanto, comprar menos que o necessário significa custos extras com a compra de mais material em um momento inesperado. Por isso, o acompanhamento de um profissional é muito importante e garantirá que você não precise fugir do orçamento inicial.

Para evitar que muito material seja desperdiçado, siga um planejamento:

- Programe as compras necessárias para toda a obra;

- Garanta que os materiais e equipamentos sejam transportados da forma correta;

- Se prepare para dias de chuva e tenha um local coberto para armazenar os materiais.


Alugue equipamentos.

Comprar ferramentas é um dos gastos de uma obra, mas isso pode resultar no uso limitado desses equipamentos.

Uma forma de economizar sem precisar abrir mão das ferramentas necessárias é optando por alugar os equipamentos. Assim, o maquinário pode ser locado apenas quando necessário. Gastos são evitados e o canteiro de obras otimizado, já que o espaço será liberado quando não estiver em uso.


Invista em tecnologia.

Ninguém precisa ser um grande fã de tecnologia para perceber que a nossa rotina está mais conectada do que nunca. Então, por que não aliar isso às nossas necessidades e tornar a obra mais eficiente?

Hoje, no mercado, existem inúmeros aplicativos que visam facilitar a execução de um projeto. O Mobbus Construção é um deles e tem o objetivo de ampliar a eficiência da gestão durante o processo. Ele permite realizar monitoramentos diários da obra e auxilia a organização de modo a alcançar os resultados esperados. Por esse e outros motivos, o aplicativo é considerado a solução completa para a construção civil.

No entanto, uma infinidade de aplicativos e softwares também estão disponíveis para auxiliar nas etapas da construção. Invista em tecnologia e encontre aquele que você mais se identifica!



Faça uma boa pesquisa dos profissionais disponíveis.

Seja na compra de materiais ou nos serviços contratados, fazer vários orçamentos pode te trazer uma enorme economia. Desse modo, é possível saber o preço médio do mercado ou até sugerir para os profissionais os preços da concorrência. Sem falar que hoje em dia existem os “espertinhos” que querem ganhar em cima dos que não possuem conhecimento suficiente.

Uma opção de serviço muito econômica, que tem se destacado cada vez mais no mercado são as empresas juniores (EJ) . Contratar uma EJ pode lhe garantir um trabalho de alta qualidade por um preço inferior ao do mercado.

Mas atenção! É essencial desconfiar de ofertas muito generosas. Por isso, procure sempre por indicações para economizar sem prejuízo.

Saiba como é possível economizar sem prejuízo:


  • Economize com um projeto hidráulico inteligente.

Sempre que possível, tente dispor os ambientes que necessitam de encanamento em áreas próximas. Integrar a tubulação de cômodos como banheiros, cozinha e lavanderia faz a diferença na hora de reduzir os gastos.

  • Invista em materiais sustentáveis.

Materiais como lâmpadas de LED e ar condicionado com uso eficiente de energia podem ser mais caros, mas irão lhe ajudar a longo prazo. Isso serve para praticamente todos os eletrodomésticos, como geladeiras, micro-ondas, televisões, ventiladores e etc. É necessário analisar o custo-benefício de tudo o que for comprar, assim você economizará na conta de energia também.

  • Considere materiais reutilizados.

Existem materiais que podem ser reutilizados, gerando, assim, uma grande economia. Consulte lojas de demolição e analise o que eles têm a oferecer, pois existe a possibilidade de possuírem materiais nunca utilizados antes. Mas não se esqueça: sempre conte com a ajuda de um profissional para evitar prejuízo!

  • Compre diretamente com fornecedores e negocie descontos.

Vários fornecedores oferecem descontos pela compra de grandes quantidades. Por isso, na hora da compra, é interessante se unir a um amigo ou vizinho que também queira construir ou reformar.

São várias as formas de economizar com sua obra. Mas Cuidado! Conforme o ditado, o barato pode sair caro. Por isso, é essencial sempre ter o acompanhamento de profissionais que te auxiliem para que tudo ocorra como planejado.

Encontre a melhor solução com a Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil:

Gostou das dicas e está pensando por onde começar? A gente pode ajudar!


Sediada em Ilha Solteira – SP, a Alicerce é uma empresa júnior de engenharia civil da Unesp. Nós realizamos projetos arquitetônicos, elétricos e hidrossanitários e fazemos a regularização de imóveis para você que quer reformar ou construir. Além disso, por sermos uma empresa sem fins lucrativos, oferecemos preços inferiores ao do mercado.

Ficou em dúvida sobre a qualidade dos nossos projetos? Então pode ficar tranquilo! Oferecemos projetos personalizados de acordo com a necessidade do cliente, com a garantia e aprovação dos professores de uma das melhores universidades do país.

Entre em contato conosco através de uma das nossas redes sociais e marque uma reunião de orçamento sem compromisso!


1,279 visualizações
Muro de cimento rachado
Quer construir seus sonhos com uma base forte? Venha para a Alicerce.

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP, (ao lado da Kikão)

Fixo: 3743-1000 Ramal 1412

Whatsapp: (18)996232111

Antendimento: Seg. à Sex.
Horário: 8h30 às 12h - 14h às 18h

MÍDIAS SOCIAIS

facebook.png
instagram.png
whatsapp.png

(18)996232111