Saiba mais o que são os objetivos de desenvolvimento sustentável!
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado na conferência Rio+20, os ODS têm o objetivo de orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional durante os próximos 15 anos.
O tema da agenda pode ser dividido em quatro principais dimensões:
Social: relacionadas a necessidades básicas humanas, de saúde, educação, melhoria de qualidade de vida e justiça.
Econômica: Aborda o desenvolvimento sustentável, no qual o desenvolvimento seja capaz de satisfazer as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazerem suas necessidades, buscando assim que a economia atual deva ocorrer de maneira inteligente e responsável. Não só isso, mas também, a produção de resíduos, consumo de energia e esgotamento de recursos são alguns dos principais pontos abordados.
Ambiental: Trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que partem desde a reversão do desmatamento, proteção de florestas e biodiversidade, combate a desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
Institucional: Lida com a viabilidade da aplicação pratica dos ODS em escala global.
O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental que foram decisivas nas decisões tomadas paras as metas e objetivos propostos, sendo eles:
Erradicação da pobreza
Fome zero
Boa saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água limpa e saneamento
Energia acessível e limpa
Emprego digno e crescimento econômico
Industria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades E comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Combate às alterações climáticas
Vida de baixo d’água
Vida sobre a terra
Paz, justiça E instituições fortes
Parcerias em prol das metas
Qual o papel do Brasil na implementação dos ODS?
O Brasil desempenhou papel fundamental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e tem mostrado grande empenho no processo em torno dos ODS. Em 2012, o Brasil foi sede da primeira Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), bem como a Conferência Rio+20, sendo um novo marco para acordos internacionais sobre desenvolvimento sustentável. De acordo com a ONU, um dos principais resultados do Rio+20 foi o acordo de estabelecer um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sendo estes criados tomando por referência os ODM.
As principais contribuições do Brasil para com o desenvolvimento mundial estão ligadas a criação do Grupo Técnico para acompanhamento das Metas e Objetivos de desenvolvimento do Milênio, com participação de diferentes órgãos do governo federal, o lançamento do Prêmio ODM em 2004, com objetivo de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos, e a criação do portal ODM em 2009, mantendo assim o acompanhamento regular da situação dos municípios brasileiros quanto as metas.
Os ODM apresentaram resultados expressivos desde sua criação, alcançando assim projeções nunca vistas antes na história da Organização das Nações Unidas. Por outro lado, parte dos objetivos não podem ser alcançados devido a diferentes contextos e diversidades socioeconômicas. Assim, os avanços obtidos caminham de forma gradual e expressiva, porém estes ainda não são suficientes para o cumprimento das metas. Ao mesmo tempo que os índices de fome e desnutrição diminuem os níveis de desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa no globo seguem em crescente.
No caso do Brasil, apesar do bom desempenho do país no combate à pobreza, sendo reconhecido pelas Nações Unidas como referência internacional, o principal desafio da nação segue sendo a superação de desigualdades regionais e intraregionais. Embora, grande parte dos territórios tenham avançado, nem todos apresentam resultados expressivos e seguem um plano de desenvolvimento bem planejado.
Assim, uma das principais barreiras tem sido a criação políticas públicas nos estados e municípios afim de fomentar a cultura de desenvolvimento sustentável. As iniciativas que ganharam destaque em 2007 em Nova Iguaçu (RJ) e Belo Horizonte (MG), por meio de um programa da ONU para os assentamentos Humanos, apesar de essências, poucos foram os municípios que aderiram a proposta e a toraram por referência para futuros projetos. Desta forma, é necessário a elaboração de um plano que preveja o papel da sociedade civil e do setor privado baseado no alinhamento com os ODMS, passando a desenvolver desde modelos de negócios sustentáveis na agricultura até a proposição de soluções e alternativas de políticas públicas à favor das metas.
Como o MEJ busca atingir os ODS?
O movimento empresa júnior representa as empresas juniores em escala nacional, incluindo mais de 600 empresas juniores. O movimento mantém o propósito a busca por um Brasil Empreendedor, trabalhando todos os dias para formas profissionais comprometidos e capazes de transformar o Brasil por meio da realização de mais e melhores projetos.
Desta forma, o movimento segue em constante crescente e desenvolvimento, mobilizando mais de 20 estudantes a realização de projetos e fomentação do desenvolvimento da economia nacional.
Tendo em mente o desenvolvimento sustentável, o MEJ tomou por base os ODS da agenda 2030 para a criação do seu Planejamento estratégico de 2019, no qual são propostos metas e objetivos a serem atingidos em 3 anos. O alinhamento do planejamento aos ODS busca atingir o crescimento econômico do pais, visando diminuir as desigualdades socioeconômicas, o incentivo a igualdade de gênero e entre diversos outros objetivos...
O plano para 2019 a 2021 conta com a meta de aumento da realização de projetos de alto impacto. Em meio aos projetos diversos realizados pelo MEJ alguns requisitos definem um projeto de alto impacto, sendo um deles atingir efetivamente algum dos ODS.