DESCUBRA O IMPACTO DA PLANTA BAIXA NO SEU PROJETO DOS SONHOS!

June 7, 2019

Confira agora algumas informações sobre o que é uma planta baixa e sua importância na realização de um bom projeto!

Se você já pensou em realizar seu projeto dos sonhos, mas não sabe por onde começar e nem como lidar com a burocracia do mercado da construção civil, não se desespere! Vamos tentar facilitar um pouco o seu caminho, mostrando-lhe o que é uma planta baixa e a sua importância para a realização do melhor projeto possível!

O que é uma planta baixa?

 

Planta Baixa é o nome dado ao desenho da construção, feito através de um corte horizontal com altura de 1,5 metros a partir da base da estrutura. É um mapa de ligações que tendem a ser harmoniosos entre quartos, cozinha, banheiro e, demais espaços e aspectos físicos de cada andar presente na estrutura. É nela que são apresentadas todas as particularidades que a estrutura terá em seu real dimensionamento.

 

Ela é a base de lançamento dos futuros projetos adjacentes de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio e sistema de proteção a descargas atmosféricas, assim como do cálculo estrutural e das fundações presentes na própria obra.

 

Quais são os principais problemas de não possuir um bom projeto de planta baixa?

 

  • Picos de energia e sobrecorrente por desequilíbrio entre fases.

  • Lesões nas tubulações.

  • Calefação do circuito elétrico.

  • Entupimento, refluxo e mau cheiro nas tubagens.

  • Presença de animais no ambiente.

  • Falta de harmonia entre os cômodos do projeto.

  • Alto custo para construir ou reedificar o imóvel.

  • Desperdício da matéria prima.

  • Grande desgaste físico e psicológico.

  • Possíveis problemas estruturais.

  • Desvalorização da obra final.

Como evitar futuros problemas!

Para a confecção de um projeto é importante fazer a análise de suas necessidades. Quando o mesmo é feito sem o devido planejamento alguns problemas podem ser encontrados no futuro, como o mal posicionamento de tomadas. O uso de extensões para suprir a ausência de tomadas sobrecarrega o sistema elétrico, podendo gerar seu aquecimento e, consequentemente, um curto circuito. 

 

O erro estrutural na obra pode ser visto em rachaduras pré-maturas. Essas desestabilizam a estrutura, podendo ocasionar um possível rompimento de pavimentos e de vigas de sustentação da obra, levando todos os indivíduos a um alto risco de vida. Isso pode ser evitado com a especificação correta dos elementos estruturais em sua planta baixa.

 

Problemas de mal cheiro em banheiros ou de entupimento em vasos sanitários e pias também são ocasionados por um projeto ruim. Podem surgir também perfurações nas tubulações, resultantes de um mapeamento mal feito. Há casos em que até animais surgem devido à problemas nessas instalações. Esses contratempos, entre outros, podem ser solucionados através de um bom projeto de Instalação hidrossanitárias.

 

Outro problema que também deve ser analisado é a má distribuição de janelas. Esse feito acarreta, muitas vezes, em um maior uso da energia elétrica para suprir a falta de iluminação natural, o que aumenta os gastos mensais em eletricidade.

 

Ademais, existe ainda a má distribuição dos cômodos de uma casa. Imagina ter que acordar a noite e caminhar a casa inteira para poder chegar em um banheiro? Bom, um planejamento de cômodos na planta baixa pode evitar toda essa falta de harmonia no ambiente.

 

No geral dores de cabeças podem ser evitadas com a escolha de uma boa equipe para a realização do projeto da planta baixa, o qual é a base de todos os problemas subsequentes. Lembre-se que um projeto sem um pré planejamento pode ocasionar num gasto muito superior ao que foi metrado.

O que procurar para ter um projeto de planta baixa excelente?

1. Uma equipe de qualidade.

 

Ter uma equipe com uma boa formação, próxima de especialistas na área e bem instruída no campo de atuação auxilia no desenvolvimento. Não invista dinheiro em uma empresa com uma equipe desunida. Sempre procure uma empresa interessada e que possua um clima de trabalho harmonioso, para que isso seja refletido em seu projeto.

 

2. Manter uma boa comunicação com a empresa.

 

Ter um bom relacionamento com a empresa na qual está realizando o projeto possibilita uma maior assertividade em sua conclusão. Isso contribui para tornar seu sonho realidade e, principalmente, para obter um projeto sem divergências, o que diminui os contratempos. Não tenha medo de quebrar paradigmas e dar sua opinião!

 

3. Uma equipe ciente dos desafios presentes na obra.

 

Uma equipe que esteja presente e ciente de todos os problemas presentes na obra possibilita uma diminuição de possíveis erros de projeto e gastos além do orçamento.

 

4. Um bom projeto, demora! Não seja pressuroso!

 

Já escutou o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição? ” Pois bem, um bom projeto demora para ser concluído e envolve um trabalho muito árduo de várias pessoas. Seja paciente para conseguir chegar o mais perto possível da perfeição e da realização do seu sonho.

 

5. Invista na qualidade!

 

Como último conselho, invista na qualidade, não pense em gastar menos e para isso, abrir mão de ter uma planta baixa excelente. O dinheiro poupado em um planejamento de obra, como já dito, pode resultar em gastos acima do esperado, causando uma dor de cabeça desnecessária, quando na verdade esse era para ser a realização do seu sonho.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque