CONHEÇA AS VANTAGENS DAS ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS!

April 1, 2019

 

 

A construção civil é um ramo da Engenharia que está constantemente sendo aprimorado por meio do surgimento de novas tecnologias, que facilitam na organização da obra e aumentam a sua eficiência.

Os pré-moldados se popularizaram nos últimos anos por serem uma opção bastante econômica, que garante rapidez, qualidade e durabilidade para a obra. Se você ainda não ouviu falar do concreto pré-moldado, aproveite esse artigo para entender um pouco mais sobre o assunto e saber opinar na construção de sua obra!

Como são feitos os pré-moldados?

 

Como o próprio nome indica, o pré-moldado é um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. Esse concreto é, então, levado para uma área controlada. A qualidade da peça se da justamente devido ao processo de cura do concreto, que diferente do concreto comum produzido nas obras, ocorre em um ambiente em perfeitas condições de temperatura.

Após a cura e a retirada do molde o concreto é transportado para a área da construção na qual será utilizado. Esse processo acontece de forma mais rápida, segura e acessível do que o processo do concreto comum, produzido no canteiro de obras. Apesar de ser muito utilizado em obras de grande porte, como edifícios, pontes e shoppings, o concreto pré-moldado está cada vez mais presente em obras menores, como casas e edifícios pequenos. 

 

Quais são seus principais benefícios?

 

Confira algumas das vantagens de utilizar o concreto pré-moldado na sua obra:

 

  • Controle de qualidade:

Como já falado, uma das principais vantagens dos pré-moldados de concreto é o alto controle de qualidade da fabricação. Todas as peças são feitas em um local apropriado, plano, seguro e com um fácil acesso para todos. A alta tecnologia que é empregada em sua composição permite a produção de um material excepcional, que se adequara perfeitamente às necessidades da obra.

 

  • Otimização do tempo e agilidade na construção:

Com a construção tradicional é necessária muita mão de obra para a confecção do concreto. O uso do pré-moldado permite construir com mais agilidade, uma vez que as peças são feitas em locais separados e independem do andamento da obra. As vigas e pilares que serão utilizados para a estrutura do primeiro e segundo andares de um prédio, por exemplo, podem estar sendo feitas ao mesmo tempo em que é executada a fundação da obra. Basta garantir o correto armazenamento dessas peças.

 

  • Custo benefício:

Uma das vantagens mais interessantes para quem busca economizar em sua obra é o custo benefício do pré-moldado. Como a montagem é rápida e terceirizada, há um ganho de tempo e, consequentemente, um ganho financeiro ao utilizar esse método construtivo. Os custos com manutenção também são menores, o que torna esse item um investimento excelente a longo e curto prazo. No entanto, tenha cuidado ao escolher o fabricante de seus materiais, para que você não venha a ter problemas futuros com a qualidade do produto entregado.

 

  • Durabilidade:

O concreto pré-moldado é um material capaz de durar muitos anos. Como seu processo produtivo é mais cuidadoso, o produto final tem mais qualidade. Outro fator a ser levado em consideração é a resistência dos concretos pré-moldados, uma vez que elas são geralmente mais altas do que a de concretos usinados. A estabilidade desse concreto diminui a manutenção e os cuidados necessários com o mesmo, e dispensa tratamentos químicos para evitar o apodrecimento.

 

  • Organização do Canteiro de Obras:

Passou-se o tempo em que construção civil era associada com bagunça e sujeira, e o pré-moldado contribui bastante para a organização do Canteiro de Obras. Como as estruturas já chegam prontas, não há a necessidade de designar um local para bater o concreto e guardar os materiais utilizados por ele (areia, brita, cimento e água). Isso resulta em mais espaço e menos sujeira, evitando o acúmulo de resíduos indesejáveis. A redução dos resíduos gerados pela obra também torna o pré-moldado uma solução mais sustentável.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

COMO ECONOMIZAR NA OBRA?

April 1, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes