COMO É FEITO UM PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?

November 12, 2018

Os projetos de sistema de segurança contra incêndio (SSCI) são muito úteis, proporcionam segurança aos usuários da edificação, permitem indenizações pela seguradora e são obrigatórios para determinadas edificações. Mas você já se perguntou o que é necessário ser feito para a realização desse tipo de projeto?

 

O primeiro passo para dar início ao projeto é a classificar a edificação. Para isso, consultamos o Decreto 56.189, que pode ser encontrado no site do corpo de bombeiros do estado de São Paulo. O Decreto tem como objetivo:

  • Proteger a vida dos ocupantes da edificação, em caso de incêndio;

  • Dificultar a propagação do incêndio;

  • Propor meios de controle e extinção de incêndio;

  • Oferecer condição de acesso a Copo de Bombeiros;

  • Proporcionar condições de funcionamento ao local.

A edificação é classificada quanto a sua ocupação (residencial, comercial, etc.), sua altura e sua carga de incêndio (risco baixo, médio ou alto). Com a edificação devidamente classificada, é possível determinar quais são as medidas de segurança necessárias para o combate a incêndios para a edificação. Depois de definidas quais as medidas de segurança necessárias, utilizamos das Instruções Técnicas (ITs) para consultar as especificações precisas para o projeto de SSCI. Cada IT estabelece critérios para uma determinada medida de segurança diferente, como, por exemplo, a IT 21, que se aplica ao sistema de proteção por extintores de incêndio.

 

Com toda a regulamentação presente nas ITs, podemos dar início ao projeto. O projeto consiste em alocar na planta baixa da edificação todas as medidas de segurança necessárias de forma clara e dentro das especificações das ITs, com uma legenda para consulta.

 

Com o projeto finalizado, podemos dar entrada à vistoria no corpo de bombeiros para a verificar se o projeto se encontra dentro dos regulamentos. Com a aprovação na vistoria, o projeto está aprovado e pode ser aplicado na edificação.

 

O projeto de SSCI requer muita atenção para ser elaborado e deve obedecer a várias especificações de diferentes normas. A Alicerce Empresa Júnior tem consciência dessa importância e se dedica para que a composição de seus projeto de SSCI seja sempre de alta qualidade e garanta a segurança de seus clientes. 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

COMO ECONOMIZAR NA OBRA?

April 1, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes