STEEL E WOOD FRAME: O SISTEMA CONSTRUTIVO INTELIGENTE

June 5, 2018

       

 Obras mais rápidas, limpas e sustentáveis. Com um considerável leque de vantagens sobre as edificações de alvenaria, os sistemas construtivos Steel e Wood Frame começam a impor sua presença em projetos residenciais, do alto padrão às habitações sociais. Cerca de 75% da casa é produzida na fábrica e montada no canteiro, aumentando a precisão e reduzindo o entulho.

 

As construtoras, os operários e os moradores não são os únicos a tirar proveito dos benefícios desses sistemas, arquitetos e engenheiros também são favorecidos. Esses métodos industrializados permitem o controle muito maior do projeto, reduzindo drasticamente a margem de erro. Outra vantagem que estes processos acarretam é a diminuição do tempo de construção, chegando a ser metade quando comparado com uma construção de alvenaria, com custo semelhante. Além disso, há a facilitação na passagem e manutenção de tubulações hidrossanitárias, elétricas, de gás e etc.

 

Com a utilização do Steel Frame, há uma grande economia de recursos, pessoas, tempo e até de área, tornando-se assim um processo mais otimizado em relação a alvenaria convencional. Falando em números, temos 50% menos operários no canteiro; 5% de ganho de área, pois as paredes internas têm espessura menor que blocos e tijolos; 30% menos tempo para finalizar o trabalho; 40% menos concreto na fundação pois as estruturas são seis vezes mais leves.

Já nas construções a base de Wood Frame, há um maior conforto térmico e acústico, além de oferecer uma maior resistência contra incêndio. Comparando este método com a alvenaria convencional, temos dados muitos expressivos, como por exemplo: economia de 90% no consumo de água durante a obra; 85% menos resíduos e entulhos; 80% menos emissão de CO, contribuindo para um menor impacto ambiental.

 

Arquitetura & Construção, edição de Novembro de 2016.

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

COMO ECONOMIZAR NA OBRA?

April 1, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes