O QUE É PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS?

May 12, 2018

 

 

O Projeto de Segurança contra Incêndios busca adequar a planta do seu imóvel de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros e tem como finalidade a preservação não só do patrimônio, mas principalmente da vida. A ideia da obrigatoriedade do mesmo é evitar que situações como aquela ocorrida em 2018, na cidade de São Paulo - SP se repita. Nesse caso em particular, o incêndio desabou um prédio que não estava legalizado como o Projeto de Segurança pede, levando risco aos moradores e para todos perto do local. A partir do Projeto de Segurança é que esse tipo de realidade pode ser prevenido.

 

Vale lembrar que o  documento exigido pela lei é o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ,o qual comprova, por meio de uma vistoria prévia, que o estabelecimento atende a todos os critérios e condições do Projeto de Segurança. Todas as edificações, com exceção daquelas em que reside apenas uma família, devem possuir o AVCB. Os estabelecimentos que não possuem um Projeto de Segurança podem ser futuramente multados e até mesmo ter o seu alvará caçado.

 

As medidas exigidas pelo Projeto de Segurança

 

Agora que você já sabe o que é o Projeto de Segurança, atente-se sobre como solicitá-lo. Ao solicitar a vistoria para a aquisição do laudo, algumas medidas são necessárias, tais como a instalação dos seguintes itens:

  • Escadas de incêndio;

  • Portas contra fogo;

  • Iluminação de emergência;

  • Extintor de incêndio;

  • Hidrantes;

  • Detectores de fumaça e mais.

Esses são apenas alguns exemplos, cada projeto é analisado conforme uma série de critérios. Tais critérios podem ser elencados pela por uma empresa, tal como a Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil.

 

O AVCB tem prazo de validade?

 

O prazo de validade de uma Auto de Vistoria varia entre um e cinco anos, dependendo da edificação, do tipo de ocupação, assim como de suas particularidades construtivas. Uma vez vencido, o projeto de segurança deve ser atualizado, para que o documento seja renovado. Lembrando que se houverem alterações no estabelecimento durante a validade do documento, o projeto de segurança também deve ser alterado para que haja a normalização legal das ativadas do recinto.

 

Você já tem todo conhecimento sobre o Projeto de Segurança, portanto, de um modo ou de outro, se seu prédio ou empresa ainda não o possuir, corra e regularize, pois essa é uma medida de proteção e de segurança de fundamental importância, para os clientes e para os donos do estabelecimento.

 

A Alicerce Empresa Júnior de Engenharia Civil tem como especialidade no seu portfólio este tipo de regularização. Entre em contato, orce um projeto e não corra mais riscos desnecessários.

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

COMO ECONOMIZAR NA OBRA?

April 1, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes