USO CONSCIENTE DA ÁGUA NA OBRA E NO DIA A DIA

April 10, 2018

         

 

          Nós sabemos que a água é o bem mais precioso que temos no mundo e que ela é finita, não é mesmo? Por isso, desperdiçar pouco e reaproveitar muito é obrigação de quem vai construir ou reformar. Quem adotar essa postura já no projeto terá muitas vantagens em uma época onde temos grande vulnerabilidade hídrica e crise de abastecimentos.

 

          A água é como o centro, ela interfere em tudo e nunca está isolada. Por isso, desde a construção, ela deve ser um dos principais elementos a ser observado.

 

          Mas você pode estar se perguntando: quais são as vantagens de se preocupar com o uso da água desde a elaboração do projeto da minha obra? Listamos aqui alguns benefícios, como:

 

  • Telhados e Aberturas: O dimensionamento correto da cobertura favorece a captação da chuva. Já os vãos bem planejados evitam humidade, reduzindo a frequência de lavagem de lençóis e toalhas.

  • Resíduos: Reciclando o lixo doméstico, você colabora indiretamente para que se despenda menos água na criação de aterros sanitários, os quais podem contaminar lençóis freáticos.

  • Energia: Com placas solares, conteúdo do boiler é preaquecido. Isso poupa aqueles litros que escoam pelo ralo enquanto o banho não atinge a temperatura desejada.

  • Materiais: A terra removida do terreno pode dar origem a tijolos, argamassa e até tinta. Qualquer processo industrial tende a consumir mais agua na produção desses itens.

 

          Com esses exemplos, percebemos que qualquer mudança irá diminuir (ou aumentar) o consumo de água, mas, você sabia que a construção civil consome cerca de 50% de água potável em áreas urbanizadas no país? As construtoras têm desenvolvido as seguintes soluções para reaproveitar a água:

 

  • Mudança de Fonte: A reutilização de água da chuva e de lençol freático supre a necessidade do canteiro: limpeza de ferramentas e caminhões, abastecimentos de descargas e moldagem de lajes de concreto armado. Algumas empresas compram agua de reuso de caminhões pipas.

  • Acessórios: Baldes e tambores colocados embaixo de torneiras. O total captado vai para a faxina geral e para a preparação de materiais como o gesso.

  • Produtos Alternativos: Adoção de argamassas com aditivo; painéis, perfis e contrapiso que chegam prontos à obra; ferramentas modernas que usam menos água para realizar cortes ou não precisam de lavagens constantes; e concreto sustentável.

  • Treinamento: Como o engajamento dos funcionários é primordial, as empresas detalham as novas ações de economia. A diminuição chega a ser em 30% do consumo da água com menos de 1% do custo total das obras investido neste treinamento.

 

          Após todos os cuidados durante a obra a sua casa está pronta e funcionando a todo vapor.

 

          Outras medidas que podem ser adotadas para diminuir o consumo de água após a construção da sua casa ou imóvel são:

 

  • Durante o banho, recolha a água com balda ou bacia para acionar a descarga.

  • Gaste menos litros na limpeza do canto do animal de estimação trocando o jornal por pano de microfibra.

  • Cultive plantas que exijam menos rega. Além de suculentas e cactos, há a rípsale e a espada-de-são-jorge.

  • Um copo d’àgua é suficiente para escovar os dentes e lavar a escola. Não deixe a torneira aberta.

  • Prefira os produtos de limpeza que fazem menos espuma.

  • Cheque o hidrômetro com frequência para monitorar o consumo e perceber vazamentos.

  • Cubra a piscina quando ela não estiver em uso. As capas reduzem em até 90% as perdas por evaporação.

  • Verifique sinais de infiltração. Um furo de 2 milímetros no cano pode desperdiçar até 96 mil litros por mês.

 

          Com todas essas dicas e estratégias, conseguiremos reduzir o consumo de água durante e após a conclusão da obra, melhorando a condição do nosso país nesse assunto, a qual sabemos que está em uma das suas piores crises.

 

          Ficou curioso sobre como realizar o seu projeto de construção de maneira consciente e preservando o meio ambiente? Entre em contato a Alicerce Empresa Junior, podemos te ajudar! 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

COMO ECONOMIZAR NA OBRA?

April 1, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes