• Olavo Tercini

COMO É FEITO UM PROJETO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO?


Os projetos de sistema de segurança contra incêndio (SSCI) são muito úteis, proporcionam segurança aos usuários da edificação, permitem indenizações pela seguradora e são obrigatórios para determinadas edificações. Mas você já se perguntou o que é necessário ser feito para a realização desse tipo de projeto?

O primeiro passo para dar início ao projeto é a classificar a edificação. Para isso, consultamos o Decreto 56.189, que pode ser encontrado no site do corpo de bombeiros do estado de São Paulo. O Decreto tem como objetivo:

  • Proteger a vida dos ocupantes da edificação, em caso de incêndio;

  • Dificultar a propagação do incêndio;

  • Propor meios de controle e extinção de incêndio;

  • Oferecer condição de acesso a Copo de Bombeiros;

  • Proporcionar condições de funcionamento ao local.

A edificação é classificada quanto a sua ocupação (residencial, comercial, etc.), sua altura e sua carga de incêndio (risco baixo, médio ou alto). Com a edificação devidamente classificada, é possível determinar quais são as medidas de segurança necessárias para o combate a incêndios para a edificação. Depois de definidas quais as medidas de segurança necessárias, utilizamos das Instruções Técnicas (ITs) para consultar as especificações precisas para o projeto de SSCI. Cada IT estabelece critérios para uma determinada medida de segurança diferente, como, por exemplo, a IT 21, que se aplica ao sistema de proteção por extintores de incêndio.

Com toda a regulamentação presente nas ITs, podemos dar início ao projeto. O projeto consiste em alocar na planta baixa da edificação todas as medidas de segurança necessárias de forma clara e dentro das especificações das ITs, com uma legenda para consulta.

Com o projeto finalizado, podemos dar entrada à vistoria no corpo de bombeiros para a verificar se o projeto se encontra dentro dos regulamentos. Com a aprovação na vistoria, o projeto está aprovado e pode ser aplicado na edificação.

O projeto de SSCI requer muita atenção para ser elaborado e deve obedecer a várias especificações de diferentes normas. A Alicerce Empresa Júnior tem consciência dessa importância e se dedica para que a composição de seus projeto de SSCI seja sempre de alta qualidade e garanta a segurança de seus clientes.


53 visualizações

Quer construir seus sonhos com uma base forte? Venha para a Alicerce.

MÍDIAS SOCIAIS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey LinkedIn Icon

CONTATO

Avenida Brasil Norte, 364 - Sala 4

Ilha Solteira - SP, (ao lado da Kikão)

 

Fixo: 3743-1000 Ramal 1412

Whatsapp: (11)98363-8406

Antendimento: Seg. à Sex.
Horário: 8h30 às 12h - 14h às 18h

alicerce@alicerceejr.com