Maria Júlia Bartucci

8 de set de 20203 min

AS VANTAGENS DA MODELAGEM 3D NA VENDA DE IMÓVEIS

Atualizado: 30 de set de 2020

Por Giovanna Ponton, da Constru

Você já deve ter ouvido falar sobre Modelagem 3D certo? Mas, o que ela tem a ver com a venda de imóveis? Quais são as vantagens que ela traz para o mercado imobiliário?

Neste artigo vamos responder a todas essas perguntas. Pronto para conhecer mais sobre a modelagem 3D e para usá-la na conquista dos seus clientes?

Índice do Artigo

  • O que é a modelagem 3D?

  • Principais vantagens para o mercado imobiliário

  • Como fazer uma modelagem 3D

  • Uso da modelagem 3D em tempos de pandemia


O QUE É A MODELAGEM 3D?

Modelagem 3D, ou maquete eletrônica, é uma representação tridimensional usada para simular lançamentos imobiliários e projetos arquitetônicos (saiba mais sobre projeto arquitetônico aqui).

A partir de um software específico, pode-se criar e reproduzir os ambientes internos e externos e a fachada do seu imóvel. Ela traz riqueza de detalhes e proporcionar a visualização de cor, volume, textura e luz dos espaços.

Ainda, a maquete 3D representa uma cópia fiel do projeto, respeitando plantas, vistas, cortes e fachadas projetados pelo arquiteto.


PRINCIPAIS VANTAGENS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO

Na apresentação de empreendimentos imobiliários não basta só ter um discurso bonito e bem preparado, é necessário ter imagens que comprovem e complementem esse discurso. É por isso que a maior vantagem da modelagem 3D na venda de imóveis é a possibilidade de usá-la como argumento de venda, criando expectativas positivas sobre o empreendimento.

Ela permite que o cliente palpite e solicite alterações no projeto, empoderando o cliente e aumentando a proximidade e a empatia com a sua empresa, garantindo maior credibilidade ao seu negócio.

Ela pode ser usada na apresentação de projetos, para atrair investidores, conseguir parceiros de obra, realizar campanhas de marketing sobre o empreendimento e comercializar unidades.

A maquete eletrônica ainda pode ser uma alternativa a fotografia de ambientes que podem ser visitados, já que, normalmente, as fotos não valorizam os imóveis à venda. Ela surge como complemento, apresentando ambientes decorados e sofisticados, que ajudam na decisão de compra do cliente.

Além disso, a modelagem 3D proporciona economia de tempo e recursos, já que todo o empreendimento pode ser mostrado a partir de seu computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de levar o cliente ao imóvel físico.

Além de todas essas vantagens, podemos citar mais algumas:

- Visibilidade de projeto que ainda está no papel;

- Permite ao cliente/investidor compreender melhor o projeto;

- Detalhamento preciso e realístico;

- Destaca a sua empresa em relação a concorrência;

- Proporciona maior profissionalismo ao projeto


COMO FAZER UMA MODELAGEM 3D

Existem inúmeras empresas no mercado que realizam a criação de maquetes 3D. Os projetos são feitos em equipe e apresentam resultados muito criativos e bastante detalhados. São utilizados softwares como Revit, SketchUp e 3DS Max, que possibilitam rapidez e geram um trabalho bem executado.

Empresas juniores também são ótimas alternativas para o desenvolvimento de modelagem 3D, já que estão sempre atualizadas e oferecem um preço mais em conta que o de mercado. Saiba mais sobre o nosso trabalho com maquetes 3D aqui.

Vale ressaltar que, embora seja um investimento, o sucesso do empreendimento imobiliário mora nos detalhes. Economizar na elaboração da modelagem pode custar vendas e parceiros, o que não é o ideal para a sua empresa.


USO DA MODELAGEM 3D EM TEMPOS DE PANDEMIA

Durante a pandemia ficou mais difícil fazer visitações aos empreendimentos físicos, já que isso pode colocar a saúde de seus clientes e funcionários em risco. Assim, a adoção de modelagem 3D traz alternativas e ajuda a sua empresa a enfrentar os desafios nesse momento.

A possibilidade de conhecer um imóvel sem sair de casa ajuda nas vendas e no alcance de público e de possíveis clientes, o que expande o reconhecimento da sua marca e da sua empresa. O cliente passa a visualizar os ambientes modelados de vários pontos de vista e isso auxilia na hora da decisão de compra dele.

Ainda, é possível associar a modelagem 3D às visualizações 3D, como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e o Tour 360°, que engrandecem a experiência do cliente.

Neste artigo, trouxemos definições, vantagens e usos da modelagem 3D no ramo imobiliário, apresentando a importância e o diferencial que ela pode trazer para o seu negócio. Se quiser saber mais, entre em contato conosco e nos acompanhe nas redes sociais e no nosso blog!

    4680
    9